II Curso Falando sobre Perdas e Lutos

O Curso de Tanatologia é ministrado há 8 anos pela Universidade Positivo. Agora, nesta segunda turma com outro nome e reformulação do programa. O tema abordado não é disponibilizado na graduação, apesar do enorme interesse por parte dos alunos sobre o assunto. Ciclo de 8 horas em cada módulo, mensal, abordando os principais aspectos relativos à Tanatologia – Perdas e Lutos.

TEMAS ABORDADOS

• Módulo I – Perspectivas histórico-culturais da morte; Educação para a morte; Perdas e lutos; Perdas reais e perdas simbólicas; A importância de se elaborar o luto; Bibliografia e filmografia.
  • Módulo II – O processo do luto; Teoria do apego; Fases do luto de Elisabeth Kübler-Ross; Luto normal, luto complicado, luto antecipatório, luto coletivo, luto na perda de um animal de estimação, lutos especiais; Sobrevivendo a perdas: perdas necessárias; Ressignificando a dor da perda; O processo do luto: rituais e o processo de elaboração.
  • Módulo III – O luto no ciclo vital; A perspectiva da morte nas diversas fases da vida: infância, adolescência, adulto e idoso; Biblioterapia: uma abordagem da morte por meio de livros.
  • Módulo IV – A complexidade da comunicação das más notícias; Simulações de vivências na área da comunicação de más notícias; Conspiração do silêncio.
  • Módulo V –  O impacto da morte na família; Reflexões sobre o último desejo; Lidando com tarefas inacabadas; A ausência na presença; Testamento vital; A doação de órgãos e tecidos e o consentimento familiar; Movimento das doulas da morte; Grupo de apoio a enlutados.
  • Módulo VI – Os profissionais da Saúde diante da morte e do morrer; Os estudantes de Medicina e os médicos diante da morte; A importância da Tanatologia na atuação do psicólogo; A arte de cuidar: cuidando de pacientes no fim da vida; Morte e luto em emergências e urgências médicas; Quem cuida de quem cuida? Resgatando o autocuidado do cuidador enlutado.
  • Módulo VII – Terminalidade e espiritualidade; Visão da morte e do luto em algumas religiões; Ritos de passagem e visão pós-morte; Bioética na concepção dos cuidados paliativos (perspectivas ético-jurídicas da morte); Terminalidade e cuidados paliativos; A espiritualidade como suporte ao paciente crônico; Pacientes com doença em fase terminal.
  • Módulo VIII – Suicídio no século XXI; Suicídio na infância, na adolescência, em adultos e na terceira idade; Suicídio, depressão e luto; Elaboração do luto pela perda de um suicida; A influência da Tanatologia no dia a dia das pessoas; A morte nas redes sociais, na televisão, na mídia, no cinema, na literatura, na música e na arte; A Tanatologia e os estudantes universitários; Retrospectiva do curso.

PÚBLICO ALVO

Estudantes, psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, demais profissionais da saúde (atuação em home care, emergência/urgência, consultório médico, hospitais, policiais, bombeiros) e áreas afins, que lidam direta ou indiretamente com as situações limite da existência.

METODOLOGIA

Aula expositiva, dialogada, com utilização de recurso de multimídia, discussão de filme, estudo de casos, rodas de conversa, técnica vivencial com compartilhamento de experiências.

• Mestre
  • Coordenador de II Curso Falando Sobre Perdas e Lutos – UP Skills

Solange do Carmo Bowoniuk Wiegand

Mestre em Bioética pela PUCPR, psicóloga (CRP 3266/08) há 37 anos, com introdução, formação e capacitação em Tanatologia. Especializada em Grupo de Apoio à Enlutados com os temas  Perdas , Luto e Sofrimento Humano. Coautora de 5 livros ligados à psicologia, morte e luto. Professora convidada da Universidade Positivo há 8 anos.  Professora convidada da PUCPR na pós graduação em Cuidados Paliativos