Curadoria de Acervos e Coleções em Projetos Expositivos

Para matricular-se neste curso, É NECESSÁRIO QUE O ALUNO SEJA GRADUADO NA ÁREA (ou áreas afins). Após a matrícula e o pagamento da primeira parcela, O ALUNO DEVERÁ ENTREGAR, na Central de Atendimento da Pós-Graduação, uma CÓPIA SIMPLES DO DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, RG E CPF (acompanhados pelos documentos originais para conferência).

O profissional certificado por esse curso poderá, posteriormente, solicitar dispensa dessa disciplina, caso decida cursar Museus, Galerias e Arquivos (Santos Andrade), de acordo com as normativas e requisitos da Universidade e do Curso relativos à dispensa de disciplinas.

VAGAS LIMITADAS

O que você vai desenvolver nesse curso

Teoria e prática de desenvolvimento de mostras e exposições. Metodologia curatorial. Idealização e elaboração de ações expositivas. O papel do curador na definição da exposição, elaboração da programação e participação. Curadoria institucional e Curadoria Independente.

Como está o mercado de trabalho?

O número de museus que são abertos todos os anos é realmente muito grande. Cada vez mais, o setor precisa de profissionais capacitados não apenas na interpretação do acervo mas, na gestão do equipamento cultural e seu relacionamento com o mercado. Este curso visa suprir esta lacuna dada a carência de cursos disponíveis. Esse é um mercado que abre ótimas oportunidades para profissionais bem qualificados.

Quem está apto a fazer o curso?

• Graduados em todas as áreas do conhecimento.
  • Pessoas interessadas em atuar em museus, galerias, arquivos, consultoria e projetos públicos, privados e independentes.

Por que escolher a UP?

• Aqui o curso tem curta duração e é ministrado por profissionais atuantes no mercado.

Junior Gabardo

Formado em administração de empresas pela UFPR. Mestre em Patrimônio e Sociedade pela UNIVILLE-Sc. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPr. Espec. em Gestão de Moda SENAI-Sc, em Gestão Cultural SENAC-Sp e em Gestão de Cultura pelo Ministério da Cultura. Diretor de Relações Institucionais do Museu de Arte Indígena. Professor de graduação em Design de Moda da UP e de pós-graduação em Moda. Idealizador da Semana de Moda de Curitiba–LABmoda.

Henrique Cabral dos Santos

Produtor Cultural na área de artes e patrimônio histórico, artístico e cultural. Consultor na área de Design de Moda e Economia Criativa. Pesquisador na área de preservação de acervos de indumentárias. Atualmente coopera com o espaço Trabalho, mulher e memória.

Ana Silvia Mariano

Graduação em Desenho Industrial Programação Visual pela PUC – Pr, graduação em Artes Visuais com ênfase em Computação Gráfica pela Tuiuti (1997). Trabalha como professora de história da arte desde 2002. Pós-graduação em Fundamentos da Arte Educação e em Arte Moderna e Contemporânea.

Curso confirmado
Inscrições até 28 de junho de 2020
Dias e Horários 3 de Junho. Das 19h às 22h.
4 de Junho. Das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
  • Curitiba – Santos Andrade