Evento gratuito pretende empregar 200 profissionais nas maiores empresas de Curitiba

Quase metade das pessoas com curso superior não está trabalhando na profissão para a qual se formou. Se o índice de desemprego entre os trabalhadores com Ensino Superior é o menor, comparado aos demais níveis de escolaridade, a recolocação desses profissionais é a mais difícil e demorada. Enquanto o desemprego em geral cede lentamente, a desocupação sobe entre os trabalhadores mais qualificados. O número de desempregados com formação superior cresceu 13% em apenas um ano, saltando de 1,23 milhão para 1,4 milhão, segundo dados do Ipea.

Além disso, é cada vez maior o índice de profissionais com curso superior trabalhando em empregos que não exigem tal qualificação (38%), o que indica que 46,6% das pessoas com curso universitário não estão atuando na profissão para a qual se preparou por quatro, cinco, ou até sete anos.

De olho neste público, a Universidade Positivo promove, no dia 17 de agosto, o primeiro Hackathon de Carreiras do Brasil – uma maratona de 12 horas ininterruptas de workshops, preparação de currículos, dinâmicas, entrevistas e desenvolvimento de novas competências para o mercado de trabalho atual. O evento pretende oportunizar o contato de candidatos pré-selecionados com recrutadores de cerca de 200 vagas em 30 empresas cadastradas para participar da maratona.

“As empresas estão confiando na nossa capacidade de atrair talentos que elas sozinhas não conseguiriam. É uma forma de a empresa abrir um canal de comunicação com o mercado de contratação, via universidade, que facilita o seu acesso a candidatos pré-selecionados”, explica o diretor-geral da Pós-Graduação da Universidade Positivo, David Forli. Mas o hackathon vai muito além desse recrutamento. “É uma maratona mesmo. Os 500 participantes pré-selecionados terão cursos e palestras que os prepararão para qualquer seleção no restante de suas carreiras. Mesmo os candidatos que não forem escolhidos para participar da seleção vão receber feedback individual sobre seu perfil de carreira. Algo único”, conta.

As vagas são gratuitas e limitadas. Para participar da seleção, que acontece até 2 de agosto, basta preencher o formulário de inscrição (www.up.edu.br/hackathon-de-carreiras), realizar um teste de perfil e enviar um pitch (apresentação). O evento é realizado pela Pós- Graduação da Universidade Positivo, com apoio da plataforma Panic Lobster, uma startup Curitibana que ensina a preparar apresentações por meio de realidade virtual.

SERVIÇO

I Hackathon de Carreiras da Universidade Positivo
Data: 17 de agosto
Horário: das 8h às 20h
Inscrições: gratuitas, até 2 de agosto, no link up.edu.br/hackathon-de-carreiras
Local: Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba – PR)

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h – Credenciamento
9h às 10h – Palestras de abertura
10h às 12h – Apresentação das empresas
13h às 19h – Workshop e Simulados
19h às 20h – Resultado