Empregabilidade é principal fator na escolha do curso superior, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Universidade Positivo, de Curitiba (PR), revelou que 46% dos estudantes do Ensino Médio escolhem o curso superior com a expectativa de, ao sair da Graduação, conseguir um emprego. O estudo foi feito com 4.310 estudantes inscritos para a Mostra de Profissões da instituição, que acontece na próxima quarta-feira, 7 de agosto. Além disso, a pesquisa mostra que 35% dos vestibulandos escolhem o curso para realizar um objetivo pessoal. Ter um bom salário aparece em terceiro lugar, com 15%.

Por outro lado, dados dos Ipea mostram que 46,6% das pessoas com curso universitário não estão atuando na profissão para a qual se prepararam por quatro, cinco, ou até sete anos. Para o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, a taxa de aderência –  procedimento estatístico que calcula qual o percentual de diplomados em curso superior que trabalha na profissão de sua diplomação – vem caindo por algumas razões. “O mundo de trabalho tornou-se complexo, a tecnologia muda e evolui constantemente, a população cresce aceleradamente no mundo, as famílias mudam de residência com mais frequência, e tudo isso faz que as pessoas acabem trabalhando em profissões e tarefas diferentes de sua formação, ou por necessidade ou por opção” explica.

De acordo com Pio Martins, outro motivo tem relação com a dificuldade do jovem em escolher uma profissão para o resto da vida quando entra em um curso superior. “A expectativa média de vida vem aumentando – no Brasil, já passa dos 75 anos. É quase cruel para um jovem, geralmente antes dos 20 anos de idade, definir o curso. Por isso, será cada vez maior o número de pessoas que terão mais de uma profissão ao longo da vida ou mesmo mudarão por não terem se adaptado à profissão que escolheram com idade tão jovem” completa.

Além disso, outra razão que explica a diminuição da taxa de aderência é o desperdício de força de trabalho no Brasil. Segundo o economista, o país tem 104 milhões de pessoas em condições de trabalhar; cerca de 12 milhões trabalham no setor estatal; 78 milhões no setor privado e há ainda 12,8 milhões de desempregados e 7,4 milhões de subempregados (os que trabalham em tempo parcial). “Quando isso acontece, as pessoas procuram desesperadamente trabalhar em profissões e tarefas que encontram, não importa em que profissão se formaram. Muitos desistem de trabalhar como empregados e empreendem algum negócio próprio, muitas vezes em atividades diferentes de seu diploma. Aliás, é por isso que o curso superior deve formar o aluno para trabalhar tanto como empregado quanto como empreendedor de negócio próprio ou autônomo”, finaliza.

Mostra de profissões

Com mais de 50 cursos à disposição, a grande maioria dos estudantes está indecisa quanto à escolha do curso (33%) – um aumento de 409% se comparado com a pesquisa do ano anterior – respondida por 4.331 estudantes. A pesquisa desse ano também mostrou que Medicina ainda é o curso mais procurado (4,5%), seguido por Psicologia (3,5%), Direito (2,9%), e Biomedicina (2,2%).

Realizada desde 2001, a Mostra de Profissões da UP é esperada todos os anos por estudantes do Ensino Médio da capital e do interior do Paraná e Santa Catarina. Neste ano, o evento, que acontece no dia 7 de agosto, das 8h às 21h, no câmpus sede – Ecoville, espera receber mais de 10 mil estudantes.

Para oferecer aos jovens e suas famílias uma experiência completa no câmpus, o evento conta com food trucks, bandas, mais de 200 oficinas e atividades nos laboratórios da universidade, feira de cursos, visitas guiadas, orientação profissional, além de atrações durante todo o dia. Quem participar do evento terá isenção na taxa de inscrição para o vestibular de mais de 50 cursos da Universidade Positivo. Para participar da Mostra de Profissões UP 2019, os interessados devem se inscrever gratuitamente no hotsite do evento: up.edu.br/mostra.

Serviço
Mostra de Profissões Universidade Positivo 2019
Data: quarta-feira, 7 de agosto
Horário: das 8h às 21h
Local: Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)
Informações: mostraup@up.edu.br – (41) 3068-7800
Inscrições: up.edu.br/mostra