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Conosco desde 02/03/2017

Produções

Produção bibliográfica


      Resumos publicados em anais de congressos(1)


        BELTRANI, P. A.; ENEMBRECK, F.. Otimização do consumo em locomotivas: Uma abordagem reativa. Em: II Simpósio de Métodos Numéricos Computacionais da Universidade Federal do Paraná, 2012, Curitiba. Livro de Resumos - SMNC. Curitiba: Editora UFPR, v. 1, p. 1-68, 2012.


      Apresentações de trabalho(6)


        BELTRANI, P. A.; POZO, A. ; Duarte E. P.. Redução de Tráfego de Jogos Distribuídos Através da Predição de Movimento Baseada em Aprendizado de Máquina. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

        BELTRANI, P. A. Level Design Para Não Level Designers. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        BELTRANI, P. A.; ENEMBRECK, F.. Otimização do consumo em locomotivas: Uma abordagem reativa. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra

        BELTRANI, P. A.; ENEMBRECK, F.. Otimização do consumo em locomotivas: Uma abordagem reativa. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário

        BELTRANI, P. A.; ENEMBRECK, F.. Otimização do consumo em locomotivas: Uma abordagem reativa. 2012. Apresentação de Trabalho/Simpósio

        BELTRANI, P. A.; Pianezzer, G. A.. Um Algoritmo para Gerar a Árvore Pitagórica Isósceles Fractal. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação


    Produção técnica


        Demais tipos de produção técnica(4)


          Pianezzer, G. A. ; BELTRANI, P. A.. XXVI EREMATSUL - Livro de Resumos. 2018. Editoração/Anais

          Pianezzer, G. A. ; BELTRANI, P. A.. XXIII EREMATSUL - Livro de Resumos. 2017. Editoração/Anais

          BELTRANI, P. A. Python. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão

          Pianezzer, G. A. ; BELTRANI, P. A.. XXII EREMATSUL - Livro de Resumos. 2016. Editoração/Anais


      Produção artística


        Orientações em andamento


          Supervisões e orientações concluídas


            Projetos de pesquisa

              Total de projetos de pesquisa(1)


                2013-2015. Predicao de Movimento em Jogos Distribuidos Baseada em Aprendizado de Maquina
                Descrição: Em jogos distribuídos multiplayer os jogadores mantém uma visão consistente das posições uns dos outros através da troca periódica de informações sobre a movimentação de seus personagens. As mensagens de atualização, além de representarem uma sobrecarga na rede, podem sofrer atrasos de entrega, podendo causar inconsistências ou ainda saltos abruptos de renderização. Tradicionalmente, o algoritmo Dead Reckoning é utilizado para que os jogadores possam prever as movimentações que realizam e, quando acerta, evita a troca de mensagens. Por exemplo, considere um jogador prevendo a posição do outro; ambos executam o algoritmo e a mensagem de atualização é apenas enviada quando o jogador que movimentou constata que o Dead Reckoning não previu a nova posição correta. O Dead Reckoning utiliza as leis da física para fazer uma previsão, assumindo que a movimentação ocorre em linha reta. Porém, é notória sua baixa taxa de precisão. Neste trabalho, apresentamos uma nova estratégia para a predição de movimentação em jogos distribuídos baseada em aprendizado de máquina. A estratégia consiste de duas fases bem definidas, em que modelos de aprendizado são construídos utilizando os algoritmos: LWL, Bagging, Multilayer Perceptron e REPTree. Na primeira fase, um modelo de aprendizado classifica se o Dead Reckoning acerta ou erra sua predição. Em caso de acerto, o Dead Reckoning é utilizado para fazer a previsão. Entretanto, em caso de erro, concretamente quando se conclui que o jogador muda sua direção de movimentação, é utilizado um novo modelo de aprendizado para prever a nova direção. A estratégia proposta foi aplicada para o jogo World of Warcraft. Os modelos de aprendizado foram construídos utilizando a ferramenta Weka, com dados de traces do jogo extraídos de bases de dados publicamente disponíveis. Resultados mostram que a estratégia proposta obtém uma taxa de acerto médio de 76.60% para a primeira fase; e de 51.02% para a segunda fase. Destaca-se o algoritmo Bagging, que obtém uma taxa de acerto para a primeira e a segunda fases de 81.10% e 73.37%, respectivamente. Esses resultados confirmam o potencial da aplicação de aprendizado de máquina na previsão de movimentação em jogos distribuídos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pamela de Assis Beltrani - Coordenador / Elias Procópio Duarte Júnior - Integrante.
                Membro: Pamela de Assis Beltrani.


            Prêmios e títulos

              Total de prêmios e títulos(3)


                Primeiro Lugar no Festival de Jogos Independentes com o jogo Candy End, Game Development School 2011 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2011.
                Membro: Pamela de Assis Beltrani.

                Primeiro Lugar no Festival de Jogos Independentes, Game Development School.. 2011.
                Membro: Pamela de Assis Beltrani.

                Menção Honrosa concedida pelo jogo Mini Nave K-bum, na categoria PC - Melhor Som, SBC - Sociedade Brasileira de Computação.. 2010.
                Membro: Pamela de Assis Beltrani.


            Participação em eventos

              Total de participação em eventos(16)


                GGJ15: Global Game Jam. Desenvolvimento do board game "Histórias de Pescadores na Taverna" e participação como Staff.. 2015. (Olimpíada).

                GGJ14: Global Game Jam. Desenvolvimento do jogo digital: Tower of Mimics. 2014. (Olimpíada).

                65° Reunião Anual da SBPC: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Otimização do consumo em locomotivas: Uma abordagem reativa. 2013. (Encontro).

                GGJ13: Global Game Jam. 2013. (Olimpíada).

                GGJ12: Global Game Jam. 2012. (Olimpíada).

                GGJ11: Global Game Jam. 2011. (Olimpíada).

                PUC Identidade. 2011. (Encontro).

                XVII EREMATSUL - 2011 - Encontro Regional de Estudantes.Um Algoritmo para Gerar a Árvore Pitagórica Isósceles Fractal. 2011. (Encontro).

                GGJ10: Global Game Jam. 2010. (Olimpíada).

                International Collegiate Programming Contest. 2010. (Oficina).

                IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2010. 2010. (Simpósio).

                Mini-Curso sobre GIMP. 2009. (Oficina).

                XV Escola Regional de Informática. 2009. (Congresso).

                XXVII ENECOMP - Congresso Nacional dos Estudantes de Computação. 2009. (Congresso).

                IV Semana Acadêmica da Matemática e da Física. 2008. (Encontro).

                Olímpiada Medianeira de Matemática. 2008. (Oficina).


            Organização de eventos


              Lista de colaborações




                (*) Relatório criado com produções desde 1900 até 2019