Monica Cristiane David

  • Mestre
  • Tutor EAD
  • Disciplinas On-line

Conosco desde 09/04/2018

Produções

Produção bibliográfica

    Artigos completos publicados em periódicos(52)


      DAVID, M. C.; BOZZA, E. R. G. ; MARTINS, E. S. ; MEIRELES, S. M. ; OLIVEIRA, T. M.. AMPLIAR A CULTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Práxis. v. 8, p. 6-9, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; PRESTINI, G. L. S.. A UTILIZAÇÃO DO JORNAL COMO FERRAMENTA DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Práxis. v. 8, p. 1-5, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; CESCATO, G. C. ; MACIEL, J. K. ; RAMOS, F. N. S. ; BORGES, V. E.. TRABALHANDO IDENTIDADE: POR QUE TEMOS SOBRENOMES?. Revista Práxis. v. 8, p. 10-17, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; BARANOSKI, A. C. ; PACHECO, S. C. ; BORGES, V. E.. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O MOVIMENTO EM BUSCA DE SENSAÇÕES. Revista Práxis. v. 8, p. 4-9, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; CORREIRA, I. S. P. P. ; FERREIRA, J. V. ; FARIA, O. F. M. ; MACHADO, R. O. ; MELO, S. H. R.. CHEGA DE BULLYING. Revista Práxis. v. 8, p. 1-3, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; TISSIANELI, G. O. ; SNATOS, G. I. ; MARTINS, I. C. O. ; BARBOSA, J. ; SILVA, J. M. ; ALVES, J. E.. HIGIENE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis. v. 8, p. 11-15, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; LIMA, F. ; SOUZA, D. M. G. ; GOMES, D. M. M. ; SCHAMARSKI, M. C. Y. ; NOVAES, T. R. M. ; BUDEL, A. L. ; SILVA, J. M. ; BORGES, V. E.. CRIANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS: O QUE TEM NA CESTA DA CHAPEUZINHO VERMELHO?. Revista Práxis. v. 8, p. 6-10, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; CINELLI, A. P. M. ; SILVA, J. M. ; OLIVEIRA, R. C. ; OLIVEIRA, S. M. ; BORGES, V. E.. CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO. Revista Práxis. v. 8, p. 1-5, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; FERNANDES, M. A. A. ; MENDES, M. D. ; OLIVEIRA, E. M. ; RIBEIRO, J. C. ; BORGES, V. E.. RESSOCIALIZAÇÃO: SONHOS, ESCOLARIZAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. Revista Práxis. v. 8, p. 12-16, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; FARIA, R. A. ; NOVAIS, E. C. P. ; RAMIM, C. F. ; SILVA, A. F. F. ; VICCO, A. ; BORGES, V. E.. PROJETO ?NUMBER SPINNER. Revista Práxis. v. 8, p. 9-12, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; BAPTISTELLA, D. M. G. ; FIATCOSKI, P. ; SANTOS, B. C. L. ; SILVA, L. ; BORGES, V. E.. PEDAGOGIA SOCIAL: AMARELINHA DA ALFABETIZAÇÃO. Revista Práxis. v. 8, p. 5-9, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; BARANOSKI, A. C. ; PACHECO, S. C. ; BORGES, V. E.. PEDAGOGIA SOCIAL: AMARELINHA DA ALFABETIZAÇÃO. Revista Práxis. v. 8, p. 5-8, issn: 2446-9289, 2018.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; ALVES, M. C. S. R. ; SOUZA, C. P.. O Despertar para o Fantástico Mundo da Imaginação. Revista Práxis. v. 3, p. 9-13, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; COSTA, V. F. ; HORA, K. R. F. ; PRADO, M. V. M. ; SILVESTRE, C. M. ; DAVID, M. C.. MÃOS DADAS: ORALIDADE E COORDENAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Revista PRÁXIS. v. 3, p. 5-8, issn: 1808-8112, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista PRÁXIS)

      DAVID, M. C.; MORAES, M. R. S. ; MOREIRA, R. C. ; SANTOS, C. C. S. ; SOUZA, R. S. E. ; STRINGAR, L. ; ZACARIAS, D. C. D.. AS CONTRIBUIÇÕES DAS FRUTAS PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS. Práxis Pedagógica. v. 6, p. 1-4, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Práxis Pedagógica)

      DAVID, M. C.; KALINOWSKI, A. M. ; PORTES, M. S.. O PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES: O ESPELHO E SEUS OBJETIVOS. Revista Práxis. v. 6, p. 20-23, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; NAGAISHI, M. S. Q. ; OLSEMANN, B. F. ; RIBAS, C. C. C. ; SANTOS, M. C. P.. APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA SOCIAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO. Revista Práxis. v. 6, p. 15-19, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; LARA, J. D. A. ; ROCHA, C. S. B. ; SANTOS, D. S. ; SCHATZMANN, F. R. ; SILVA, F. B. ; SOUZA, R. L.. A PEDAGOGIA SOCIAL E SUA REPERCUSSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Práxis. v. 6, p. 10-14, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; CRUZ, N. A. ; FARREIRA, A. ; PAZ, A. P. M. ; SANTOS, D. M.. A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIAL NA APRENDIZAGEM DO ALUNO IDOSO. Revista Práxis. v. 6, p. 6-9, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; BILYK, M. S. ; MONTOANI, K. ; VIVEIROS, A. P.. A PEDAGOGIA HOSPITAR E A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO INTERNADO. Revista Práxis. v. 6, p. 1-5, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; MEDEIRO, A. K. ; BOZZA, E. R. G. ; MARTINS, E. S. ; OLIVEIRA, T. M. ; SILVA, J. M.. O Lúdico na aula de matemática. Revista Práxis. v. 7, p. 10-14, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; BILYK, M. S. ; MONTOANI, K. ; VIVEIROS, A. P.. A PEDAGOGIA HOSPITAR E A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO INTERNADO. Revista Práxis. v. 7, p. 1-6, issn: 2446-9289, 2017.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; MONTESCHIO, V. J. T.. Inclusion Of Students With Disabilities In Higher Education ? EAD. WEI INTERNATIONAL ACADEMIC CONFERENCE PROCEEDINGS,. v. 3, p. 159-163, issn: 2167-3179, 2017.

      Qualis: Não identificado (WEI INTERNATIONAL ACADEMIC CONFERENCE PROCEEDINGS,)

      DAVID, M. C.; SILVA, A. C. S. ; ANDRADE, J. S. ; SCKRICOSKI, L. S. A. ; BARBOSA, S. K. M. R.. A MÚSICA COMO RECURSO NO DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEAs). Ensaios Pedagógicos (Curitiba). v. 13, p. 14-28, issn: 2175-1773, 2017.

      Qualis: Não identificado (Ensaios Pedagógicos (Curitiba))

      DAVID, M. C.; LUCENA, Denize Moura Dias De ; MENDES, J. ; RIBAS, Cíntia Cargnin Cavalheiro. Práticas para Ensino Médio: TRADIÇÃO E INFÂNCIA NAS BONECAS ABAYUMI. Revista Práxis. v. 4, p. 18-21, issn: 2446-9289, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      ZAGO, Ana Paula ; CHUICO, Marlene ; FERREIRA, Miriam R. Delarosa ; DELAROSA Valdirene Ferreira ; DAVID, M. C.. Práticas para Ensino Médio: CULTURA MUSICAL AFRO-BRASILEIRA. Revista Práxis. v. 4, p. 23-27, issn: 2446-9289, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; CARNEIRO, Giovana Campos Pinheiro ; MATOZO, Gisele Zem3 ; OLIVEIRA, Maria Leosair Lopes ; SANTOS, Patricia Sandrine Senna ; BORGES, Rosenilda Aparecida ; SILVA, Janice Mendes da. Práxis no Ensino Médio : Combatendo o Preconceito. Revista Práxis. v. 5, p. 33-36, issn: 2446-9289, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      RIBAS, Cíntia Cargnin Cavalheiro ; GOES, Celma Tessari de ; LIMA, Cristiane de Fátima dos Santos de ; MELO, Daniele Rodrigues de Almeida ; PERFETTI, Aline Aparecida ; TORRES, Cibely Adriani ; DAVID, M. C. ; AZAMUR, Mirian. Prática para Educação Especial: Deficiência Intelectual: Tecnologia Assistiva e a Comunicação. Revista Práxis. v. 5, p. 20-24, issn: 2446-9289, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; KARAM, Suelen Mansur ; KNAUT, M. S. J. ; PEREIRA, Laís Regina da Silva. Prática para Educação Especial - Deficiência Intelectual: O jogo e a brincadeira. Revista Práxis. v. 5, p. 25-28, issn: 2446-9289, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; KNAUT, M. S. J. ; NAGAISHI, Maria do Socorro Queiroz ; OLSEMANN, Beatriz de França ; SILVA, Rosely Aparecida do Patrocínio da ; SANTOS, Mayara Cristina Prado dos. Prática para Educação Especial : O jogo de peças geométricas como estímulo à percepção visual e motora de crianças com necessidades especiais. Revista Práxis. v. 5, p. 29-32, issn: 2446-9289, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; BASSAN, A. L. ; LIMA, A. B. ; MADRUGA, K. M. ; PENTERICHE, G. A. C.. A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DO ALUNO SURDO NA ESCOLA EPHETA. Ensaios Pedagógicos (Curitiba). v. 12, p. 49, issn: 2175-1773, 2016.

      Qualis: Não identificado (Ensaios Pedagógicos (Curitiba))

      DAVID, M. C.; KNAUT, M. S. J. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio: As Variáveis da Comunicação como Auxiliadora da Relação entre Aluno e Professor. Revista Práxis. v. 2, p. 60-62, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; SILVA, J. M. ; RIBAS, C. C.. Prática para o Ensino Médio: Cadeia Alimentar e o Equilíbrio Ecológico. Revista Práxis. v. 2, p. 63-65, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; KNAUT, M. S. J. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio: Cidadania Começa com Atitudes. Revista Práxis. v. 2, p. 66-68, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio- Cuidar, educar e brincar: do que estamos falando?. Revista Práxis. v. 2, p. 69-71, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; SILVA, J. M. ; RIBAS, C. C. C.. Práticas para o Ensino Médio:Degradação do Meio Ambiente: Intenção ou opção. Revista Práxis. v. 2, p. 72-77, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio- Drogas: Os malefícios causados à saúde. Revista Práxis. v. 2, p. 78-80, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Práticas para o Ensino Médio: ' Está rindo do quê'?: O cigarro e as consequências para a saúde e o meio ambiente. Revista Práxis. v. 2, p. 81-83, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Práticas para o Ensino Médio: Família e escola: Uma parceria Perfeita. Revista Práxis. v. 2, p. 84-86, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Práticas para o Ensino Médio:Gravidez na Adolescência. Revista Práxis. v. 2, p. 87-89, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; KNAUT, M. S. J. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio: Horta Vertical: Prática Sustentável e saudável. Revista Práxis. v. 2, p. 90-92, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio: Lixo : S eparar e Reciclar. Revista Práxis. v. 2, p. 93-96, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio: Minha cidade: Conhecer para cuidar. Revista Práxis. v. 2, p. 97-99, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; KNAUT, M. S. J. ; RIBAS, C. C. C.. Prática da Educação Especial: A Pedagogia Hospitalar e sua Repercussão no Processo de Aprendizagem do Aluno Internado. Revista Práxis. v. 2, p. 114-117, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; KNAUT, M. S. J. ; RIBAS, C. C. C.. Prática de Educação Especial: Musicalização no Desenvolvimento Biopsicossocial. Revista Práxis. v. 2, p. 118-120, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; CARVALHO, G. T. ; GOMES, J. B. P. ; SANTOS, M. C.. O Processo de Alfabetização do aluno com Síndrome de Down na Escola Inclusiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensaios Pedagógicos (Curitiba). v. 10, p. 1-18, issn: 2175-1773, 2015.

      Qualis: Não identificado (Ensaios Pedagógicos (Curitiba))

      DAVID, Mônica Cristiane David ; SILVA, Janice Mendes da ; RIBAS, Cíntia Cargnin Cavalheiro ; SIMÕES, Adriana Camargo ; VALE, Joelma do ; SILVA, Silvane ; ANDREOLI, Vanessa ; DAVID, M. C.. Práticas do Ensino Médio: ABAYOMI NÃO É BRINQUEDO!. Revista Práxis. v. 3, p. 3, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      C. C. Cintia ; DAVID, M. C. ; MENDES, J. ; SIMÕES, Adriana Camargo ; VALE, Joelma do ; SILVA, Silvane ; ANDREOLI, Vanessa ; DAVID, M. C.. Práxis para o Ensino Médio: Festival Cultural. Revista Práxis. v. 3, p. 28-32, issn: 2446-9289, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C. ; SILVA, J. M.. Prática para o Ensino Médio- Voluntariado: A solidariedade na prática. Revista Práxis. v. 1, p. 14-16, issn: 2446-9289, 2014.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; SILVA, J. M. ; RIBAS, C. C.. Prática para o Ensino Médio:Trânsito, Educação e Cidadania. Revista Práxis. v. 1, p. 17-19, issn: 2446-9289, 2014.

      Qualis: Não identificado (Revista Práxis)

      DAVID, M. C.; SILVA, J. M. ; RIBAS, C. C. C.. Modalidade de Educação a Distância: Os estilos de aprendizagem e a contribuição do professor-tutor. Ensaios Pedagógicos (Curitiba). v. 8, p. 1-7, issn: 2175-1773, 2014.

      Qualis: Não identificado (Ensaios Pedagógicos (Curitiba))

      A. Bicalho Alice ; SANTOS, C. O. ; ROSA, C. K. ; DAVID, M. C. ; PRZYBYSZEWESKI, T.. A Formação do Professor para Trabalhar com Crianças que apresentam diagnóstico de TDAH no Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Ensaios Pedagógicos (Curitiba). v. 6, p. 1, issn: 2175-1773, 2013.

      Qualis: Não identificado (Ensaios Pedagógicos (Curitiba))


    Livros publicados/organizados ou edições(2)


      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C.. Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal. 1ª ed. Curitiba: OPET, 2014. p. 106.

      DAVID, M. C. Dificuldades de Aprendizagem. 1 ed. Curitiba: Editora Gráfica Opet, 2012. p. 94.


    Capítulos de livros publicados(1)


      DAVID, M. C. Educação Infantil: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa. Aprendizagem e Conhecimento na Formação dos professores. 32ed.Curitiba. Em: . : Champagnat. 2011.v. 11, p. 9.


    Textos em jornais de notícias/revistas(1)


      A. Bicalho Alice ; DAVID, M. C. ; PRZYBYSZEWESKI, T.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIAGNÓSTICO DE TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA. Revista Pedagógica, .


    Apresentações de trabalho(71)


      DAVID, M. C.; MONTESCHIO, V. J. T.. Inclusion Of Students With Disabilities In Higher Education ? EAD. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      DAVID, M. C. Neuropsicopedagogia Clínica. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      DAVID, M. C. Planejamento na educação infantil. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      DAVID, M. C.; BRAGA, A. R. ; GUSI, E.. Educação Infantil: brinquedos e brincadeiras. 2010. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      DAVID, M. C. Estilos de Aprendizagem e o processo educacional. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      BELTRAMI, Katia; PORTILHO, E. M. L.. Inventario Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças da Educação Infantil. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      DAVID, M. C. Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil. 2007. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      DAVID, M. C. Estilos de aprender. 2006. Apresentação de Trabalho/Seminário

      DAVID, M. C. Neuropsicologia da Aprendizagem. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Material Didático - Pós Graduação

      DAVID, M. C. Teorias e Estilos de Aprendizagem. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ElaboraçãodeMaterialDidáticoeTutoria-PósGraduação

      DAVID, M. C. Teorias e Estilos de Aprendizagem. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional

      DAVID, M. C. Neuropsicologia da Aprendizagem. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional

      DAVID, M. C. Neuropsicologia da Aprendizagem. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ElaboraçãodeMaterialDidáticoeTutoria-PósGraduação

      DAVID, M. C. Teorias e Estilos de Aprendizagem. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Material Didático e Tutoria - Pós Graduação

      DAVID, M. C. Pesquisa e Prática Profissional : Educação Especial. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional

      DAVID, M. C. Contextos em Ambientes não escolares. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional

      DAVID, M. C. Estágio de Gestão Escolar. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional

      DAVID, M. C. A diversidade humana e o espaço escolar na Educação Especial. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional

      DAVID, M. C. Pesquisa e suas abordagens na Educação Especial. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional

      DAVID, M. C. Primeiras concepções da Educação Especial até atualidade e as dimensões práticas pedagógicas inclusivas. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional

      DAVID, M. C. Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Especial. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional

      DAVID, M. C.. Enade. 2015. 2015.

      DAVID, M. C.. Oficina : Banco de Questões na Empresa. 2015. 2015.

      DAVID, M. C. Neuropsicopedagogia: deficiência intelectual e mental. 2015. Curso de curta duração ministrado/Especialização

      DAVID, M. C. Ambientes Não Escolares. 2015. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação

      DAVID, M. C. O poder da mente humana/ Mente racional e emocional /A teoria da motivação humana. 2015. VídeoAula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Relacionamento Interpessoal / A percepção do outro/ O processo de interação/ Camadas Biopsicossociais/. 2015. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Os espaços para a Educação Não Formal / Movimentos Sociais/ Organizações Não Governamentais e Redes Solidárias. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Pedagogia Empresarial / Responsabilidades do Pedagogo Empresarial. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Treinamento e Desenvolvimento / Educação Corporativa. O que é?. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Atividade Prática direcionada ao grupo empresarial. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. O que é Pedagogia Hospitalar? Conceitos e Definições. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Atuação do Pedagogo no ambiente hospitalar. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Práticas direcionadas a criança hospitalizada. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Quem é o apenado? Conhecendo a realidade / A educação no cárcere. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Atividades direcionadas ao apenado. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. A educação não formal indígena. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Atividades direcionadas ao apenado. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. A educação não formal indígena. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. A cultura afrodescendente e a educação não formal. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. Entrevista. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C. A criança como prioridade: legislação e educação hospitalar/ Classe hospitalar. 2015. Videoaula- Educação em Espaço Não Escolar

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C.. Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C.. Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula

      DAVID, M. C. A percepção de Si: a relação intrapessoal ; Teoria das Inteligências Múltiplas e emocional ; Inteligência Plena; Habilidades Intelectuais e físicas; Dimensões da personalidade. 2014. Vídeoaula- Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Desenvolvimento da competência social e das relações interpessoais; Socialização Organizacional. 2014. Videoaula- Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Tipos de processo de Comunicação; O processo de comunicação nas Relações Intergrupais. 2014. Videoaula- Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Tipos de processo de Comunicação; O processo de comunicação nas Relações Intergrupais. 2014. Videoaula- Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Barreiras Comunicacionais / A Janela de Johari / Processos auxiliadores de cada área da Janela de Johari / Utilidades do Feedback. 2014. Videoaula-Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Tipos de conflitos e negociação / Tipos de Conflitos organizacional. 2014. Videoaula-Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Negociação e gerenciamento de conflitos/ Tipos de negociação/ Rapport e o processo de negociação. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. O comportamento humano e o trabalho/ O indivíduo e sua relação com o trabalho. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Interpessoal

      DAVID, M. C. Necessidades interpessoais/ O processo de interação humana e as competências técnica e interpessoal. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e interpessoal

      DAVID, M. C. Dimensões nos processos de grupo / Papéis funcionais e disfuncionais /Assertividade. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Dimensões nos processos de grupo/ Papéis funcionais e disfuncionais/ Assertividade. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. O contexto organizacional e as pessoas / A estrutura organizacional e o processo de interação humana. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. A dinâmica organizacional e a gestão centrada no indivíduo. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. As emoções e suas influências no ambiente de trabalho/ As emoções humanas e o ambiente organizacional. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e interpessoal

      DAVID, M. C. Autoconsciência / Autogestão/ Gestão de relacionamento. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Gestão do comportamento humano / Liderança e gerência / Liderança e poder. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Teorias sobre a liderança / Teoria dos traços de personalidade /Teorias comportamentais de liderança / Teorias contigenciais. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C. Níveis de maturidade dos liderados/ O processo decisório / Análise e decisão em grupo. 2014. Videoaula: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

      DAVID, M. C.; RIBAS, C. C. C.. Dificuldades de Aprendizagem Escolar. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação

      DAVID, M. C. O que é aprender?. 2012. Vídeoaula- Dificuldades de Aprendizagem

      DAVID, M. C. Metacognição e o processo de Aprendizagem. 2012. Vídeoaula- Dificuldades de Aprendizagem

      DAVID, M. C. Os estilos de aprendizagem. 2012. Vídeoaula- Dificuldades de Aprendizagem

      DAVID, M. C. Dificuldade, distúrbio e transtorno. 2012. Videoaula- Dificuldade de Aprendizagem

      DAVID, M. C. Por que algumas Crianças apresentam DAs?. 2012. Videoaula-Dificuldades de Aprendizagem

      DAVID, M. C. A criança disléxica: suas necessidades e possibilidades. 2012. Vídeoaula- Dificuldades de Aprendizagem

      DAVID, M. C. Disortografia, disgrafia, dislalia e discalculia. 2012. Videoaula-Dificuldades de Aprendizagem

      DAVID, M. C. Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade. 2012. Videoaula- Dificuldades de Aprendizagem


Produção técnica


    Produção artística


      Orientações em andamento


        Supervisões e orientações concluídas


            Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização(3)


              Clorisséia Ferreira Carvalho. AS NOVAS REALIDADES EDUCACIONAIS: PARA SER PROFESSOR DO SÉCULO XXI É NECESSÁRIO DESENVOLVER NOVOS PAPÉIS E NOVAS REALIDADES EDUCACIONAIS.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Kellen Smak. A SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPLES FOR RESPONSIBLE MANAGEMENT EDUCATION. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Luciano Ricardo Longo. O PAPEL DO GESTOR ACADÊMICO NA DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM - UM ESTUDO DE CASO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.


            Trabalho de conclusão de curso de graduação(37)


              Fabiana J. Silva / Lilian C. T. Czanoski/ Mariana N. Dantas. A Inclusão que Exclui: a realidade dos alunos surdos nas salas de aula da rede regular de ensino. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Aline Cordeiro Machado. As contribuições do professor AVA ( ambiente virtual de aprendizagem) e tutor presencial no processo de aprendizagem do aluno na EAD ( educação a distância). (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de SION, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Caroline Stival. O processo de aprendizagem do aluno superdotado no Ensino Médio. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de SION, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Douroti Carine de Lara. Os desafios de ser professor no século XXI no 1º ano do Ensino Fundamental I. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de SION, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Thatiane de Brito. A Contribuição da afetividade do professor no processo de desenvolvimento biopsicossocial das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora do Sion, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Ana C. S. S; Janaína S. A.; Luciana S.A.S.; Suellen K.M. B. A música como recurso no desenvolvimento biopsicossocial da criança com Transtorno do Espectro Austista. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Eliana N. A.; Juliana R.C.C.;Jussara G. Y. Coordenador Pedagógico: Funções e Desafios na Orientação de Professores. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Adrielle L. B; Andressa B. L; Grasiele A. C. P.; Katrin M. M. A relação da família e escola no desenvolvimento do aluno surdo na Escola EPHETA. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2016.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              PINTO, J.S. Gilberta; SIMÔES, Márcia; SILVA, S. Adriana. Inclusão do Aluno com Síndrome de Down. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Mota, Aline; S., Joyce; S., Joelma; Nasc., Madalena; S.Marta. A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO /APRENDIZAGEM. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Azulay, Cristiane; S. Delza; Perez, Janaina; Santos, Maria H. A formação do professor para o exercício da docência na inclusão de crianças autistas. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Fabiane Faria Batista. A Contribuição da Gestão Democrática e Participativa no Ambiente Escolar. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora do Sion, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Patrícia Felício de Sousa. O Professor como Mediador no Processo de Aprendizagem da Criança com Síndrome de Down. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora do Sion, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Helena Seco Carrari. O Fenômeno Bullyng: uma abordagem do bullyng em transporte escolar. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora do Sion, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Ednise Correira de Almeida Fabiane Adriana M. Schneider Morg. O processo de aprendizagem da criança disléxica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Celia C. Queiroz Cristiane R. Alves Karine Ribeiro Leliane A. Prática docente na Educação Inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Adriane M.; Ana Paula L.; Cristiane C. Santos; Vergínia Mant. O processo de ensino-aprendizagem da criança com TDAH no ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Graciely T. de Carvalho; Juliana B. P. Gomes; Mayara Corrêa. O O processo de alfabetização do aluno com Síndrome de Down na escola inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Andreia T. de Lima; Bruna M.; Cristine N.; Elizete B.; Graci. O Papel do professor no contexto de Educação Inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Aline Ribeiro; Ana Laura B.; Ellen Z.; Lourdes Z. ;Neilany B. Dislexia, preditores e formas de auxílio para crianças nas séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Gisele Viana; Leda Santos; Raidalva S.;Tereza M,; Valneide C. Dificuldade de Aprendizagem em uma turma do 5º ano do Centro Educacional Paraíso na cidade de Lauro de Freitas - BA. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Célia C; Cristiane A; Karine Ribeiro; Leliane Bar; Meri M. A prática docente na Educação Inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Ednise C.;Fabiane M.;Priscila Bezerra. O processo de aprendizagem do aluno disléxico no 4º ano do EF. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Andrea L. Bruna M.;Cristine N.; Elizete B.; Graciele C. O papel do professor no contexto de Educação Inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Aline S.;Ana Laura O.; Ellen Z.;LourdesZ.;Neilany B. Dislexia: preditores e formas de auxílio para crianças do 4º ano do EF. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Gisele; Leda; Raidalva; Tereza e Valneide. Dificuldades de Aprendizagem em uma turma do 5º ano do Centro Educacional Paraiso na cidade de Lauro de Freitas. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Adriane M.; Ana Paula L.; Cristiane C.; Verginia M. O processo de ensino e aprendizagem do aluno com TDAH no EF. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2014.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Ana Lucia Z. Guéber; Cristina G. Mendonça; Luana A. Dias. O Papel do professor de Ensino Fundamental frente a estudantes com Altas Habilidades/ Superdotaçãos. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2013.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Alexandra Gefer; Rejane Schwerz;Tamara Tetto; Tanielen Jesus. As contribuições da sala de recursos multifuncionais para alunos com Déficit de Atenção de 11 a 14 anos. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2013.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Alisandra F.;Celia Santos;Cristiane Caj;Eliane S.; Gizelli K. A música no desenvolvimento de alunos com Paralisia Cerebral. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2013.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Alessandra Fedeger; Glauciany Staskoviak; Tissiani Ferroni. Alunos com TDAH e o processo de aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2013.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Elmari Pontes; Lilian Dias; Suely Mocelin. O Olhar do professor para alunos com TDAH nas séries iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2013.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              Ana Carolina Rosa; Jihani Duarte; Juliana Aparecida; Maria G. Hiperatividade e falta de limites na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2013.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              FERREIRA, Mônica V. Déficit Auditivo e a Inclusão Escolar. (Graduação em Pedagogia) - Grupo Educacional Opet, . 2011.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              NOVAES, Aimée. Educação Inclusiva. (Graduação em Pedagogia) - Grupo Educacional Opet, . 2011.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              COLAÇO, Aline. A Contribuição da Literatura na Formação de Crianças leitoras. (Graduação em Pedagogia) - Grupo Educacional Opet, . 2011.
              Orientador: Mônica Cristiane David.

              KWITSCHAL, Ana Lucia B. da Silva; POLLI, Verenice do Carmo. Educação Inclusiva: uma abordagem para alunos disléxicos. (Graduação em Pedagogia) - Grupo Educacional Opet, . 2011.
              Orientador: Mônica Cristiane David.


            Iniciação científica(1)


              Loures, Raquel; Boito, Claudete; Bueno, Luciane; Baril Nath. Loures, F.R. Maria Raquel; Boito, Z. Claudete; Bueno, C. Luciane; Baril, Nathelie. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade OPET, . 2015.
              Orientador: Mônica Cristiane David.


          Projetos de pesquisa


            Prêmios e títulos

            Participação em eventos

              Total de participação em eventos(1)


                VI Congresso Brasileiro de Formação de Professores Educação Adversa e Diversa. A Formação de Professores na Modalidade a Distância : Um Desafio na Relação Teoria e Prática. 2016. (Congresso).


            Organização de eventos

              Total de organização de eventos(2)


                DAVID, M. C.. Sequência didática na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Outro).. . 0.

                DAVID, M. C.. Educação Infantil e seu processo de Aprendizagem. 2014. (Outro).. . 0.


            Lista de colaborações

              Colaborações endôgenas(1)


                Mônica Cristiane David ⇔ Katia Beltrami Koppe(1.0)

                  BELTRAMI, Katia; PORTILHO, E. M. L.. Inventario Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças da Educação Infantil. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação





            (*) Relatório criado com produções desde 1900 até 2019