Maísa Pereira Pannuti

  • Doutora
  • Professora
  • Membro do NDE de Psicologia
  • Psicologia

Conosco desde 08/02/2010

Produções

Produção bibliográfica


      Capítulos de livros publicados(1)


        PANNUTI, M. P.; MORO, M. L. F.. A educação infantil e a matemática: os pequenos aprendizes já fazem matemática desde cedo. Em: Arthur B. Powell. (Org.). Métodos de Pesquisa em Educação Matemática - Usando Escrita, Vídeo e Internet. 1ed.Campinas - SP. : Mercado das Letras. 2015.v. 1, p. 1-182.


      Resumos expandidos publicados em anais de congressos(11)


        PANNUTI, M. P.; SILVA, G. D. C. ; FERNANDES, G. P.. A RELAÇÃO ENTRE A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR E A PRÁTICA DOCENTE. Em: XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017.

        Qualis: Não identificado (XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE)

        PANNUTI, M. P.; ALISKI, D. T. ; CORREIA, L. R. ; RIBAS, P. P.. ANÁLISE CRÍTICA DE ENCAMINHAMENTO A UMA CLÍNICA ESCOLA. Em: XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017.

        Qualis: Não identificado (XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE)

        PANNUTI, M. P.; ALISKI, D. T. ; CACEFFO, E. R. D.. ESTEREOTIPIAS: CONCEPÇÕES DAS MÃES DE CRIANÇAS COM AUTISMO. Em: XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017.

        Qualis: Não identificado (XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE)

        PANNUTI, M. P. A relação teoria e prática na residência pedagógica. Em: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2015.

        Qualis: Não identificado (XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE)

        PANNUTI, M. P.; VALENTE, P. M. ; SOUZA, F. F.. O papel do professor de apoio na inclusão escolar. Em: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015.

        Qualis: Não identificado (XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO)

        PANNUTI, M. P.; LAVANDOSKI, J. C. ; SANTI, F.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A MENTIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Em: EDUCERE, 2015, Curitiba. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A MENTIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2015.

        Qualis: Não identificado (EDUCERE, 2015, Curitiba. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A MENTIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL)

        COSTA, G. L. ; PANNUTI, M. P. ; PEREIRA, M. S. ; MIRANDA, P. A.. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS UTILIZADOS POR PEDAGOGOS PARA ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA DIFERENTES TIPOS DE PROFISSIONAIS. Em: EDUCERE, 2015, Curitiba. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS UTILIZADOS POR PEDAGOGOS PARA ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA DIFERENTES TIPOS DE PROFISSIONAIS, 2015.

        Qualis: Não identificado (EDUCERE, 2015, Curitiba. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS UTILIZADOS POR PEDAGOGOS PARA ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA DIFERENTES TIPOS DE PROFISSIONAIS)

        PANNUTI, M. P.; HILLING, A. H.. Concepção de bullying para professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Em: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013.

        Qualis: Não identificado (XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE)

        PANNUTI, M. P.; SANTOS, G. S.. Inclusão escolar: concepções de professores do ensino fundamental. Em: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013.

        Qualis: Não identificado (XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE)

        HILLING, A. H. ; PANNUTI, M. P.. CONCEPÇÃO DE BULLYING PARA PAIS DE CRIANÇAS MATRICULADAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: EDUCERE, 2013, Curitiba. CONCEPÇÃO DE BULLYING PARA PAIS DE CRAINÇAS MATRICULADAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2013.

        Qualis: Não identificado (EDUCERE, 2013, Curitiba. CONCEPÇÃO DE BULLYING PARA PAIS DE CRAINÇAS MATRICULADAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)

        PANNUTI, M. P.; CARRIAO, P. R. S.. Grupo de apoio pedagógico. Em: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013.

        Qualis: Não identificado (XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013, Curitiba. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE)


      Resumos publicados em anais de congressos(4)


        PANNUTI, M. P. Critérios específicos utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças para avaliação clínica. Em: XIII CONPE Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2017, Salvador. Critérios específicos utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças para avaliação clínica, 2017.

        PANNUTI, M. P.; PINHEIRO, D. P. N.. Grupos focais como estratégia de análise do processo ensino-aprendizagem na universidade. Em: XIII CONPE Congresso nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2017, Salvador. Grupos focais como estratégia de análise do processo ensino-aprendizagem na universidade, 2017.

        PANNUTI, M. P.; PINHEIRO, D. P. N.. A CONSOLIDAÇÃO DO NDE COMO ESTRATÉGIA DE APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS. Em: XIII CONPE Congresso nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2017, Salvador. A CONSOLIDAÇÃO DO NDE COMO ESTRATÉGIA DE APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS, 2017.

        PANNUTI, M. P.; MORO, M. L. F.. Aprendizagem operatória e aritmética inicial na educação infantil. Em: XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA/SBP, 2007, Florianópolis. RESUMOS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DA XXXVII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA/SBP. Ribeirão Preto/Florianópolis: Sociedade Brasileira de Psicologia e Universidade Federal de Santa Catarina, v. 1, p. 1-1, 2007.


      Apresentações de trabalho(19)


        PANNUTI, M. P. Laboratório rotacional: sala de espelho e elaboração de intervenção em Psicologia escolar. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. Inclusão na Educação Superior. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. Relatos de vivência em metodologias ativas. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. Trabalhando competências sócio-emocionais na escola. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. A importância das regras para o desenvolvimento da resiliência. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PANNUTI, M. P. O papel das regras e da frustração no desenvolvimento infantil. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PANNUTI, M. P. A importância dos limites. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PANNUTI, M. P. A importância dos limites para a educação infantil. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PANNUTI, M. P. Como lidar com situações de desafio à autoridade. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PANNUTI, M. P. Educando crianças para a autonomia?. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PINHEIRO, D. P. N. A linha que escolhe a pessoa ou a pessoa que escolhe a linha?. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        PANNUTI, M. P. A prática do psicólogo escolar no processo de inclusão. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. A importância dos limites. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

        CARRIÃO, Priscila Rita dos Santos ; PANNUTI, M. P.. Grupo de apoio pedagógico. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra

        CAROLI, G. ; PANNUTI, M. P.. A percepção da trajetória de alfabetização por meio da narrativa em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra

        Ogg, K. D. ; PANNUTI, M. P.. Bullying: a visão do professor do 6° ao 9º ano. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P.; MORO, M. L. F.. Aprendizagem operatória e aritmética inicial na Educação Infantil. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. Conhecimento físico e lógico-matemático em atividades de manipulação de materiais. 1999. Apresentação de Trabalho/Outra

        PANNUTI, M. P. A relação entre conhecimento físico e lógico-matemático em atividades relativas a noções de física na educação infantil. 1998. Apresentação de Trabalho/Outra


      Demais tipos de produção bibliográfica(3)


        PANNUTI, M. P. Aprender a aprender. Curitiba: Universidade Positivo. 2016. Cartilha

        HILLING, A. H. ; PANNUTI, M. P. ; MIRANDA, V. R.. Bullying na escola. Curitiba: Universidade Positivo. 2014. Cartilha

        PANNUTI, M. P. Matemática na Educação Infantil. Ministério da Educação (TV Escola - Programa Um Salto para o Futuro). 2004. TV Escola - Programa Um Salto para o Futuro), 2004 (Artigo


    Produção técnica


        Trabalhos técnicos(32)


          PANNUTI, M. P. VIII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2017.

          PANNUTI, M. P. Comportamento em Foco da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). 2017.

          PANNUTI, M. P. VII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2016.

          RIBAS DE OLIVEIRA, C. M.; BARTZ, M. C. L.. COORDENAÇÃO DE SESSÃO TÉCNICA NO VI ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO. 2015.

          PANNUTI, M. P. V EPIC Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2014.

          STORRER, C. L. M. Parecer como avaliadora do IV Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC. 2013.

          PANNUTI, M. P. III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivoa. 2012.

          PANNUTI, M. P. Birra. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Birra. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Amizade entre crianças. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Separação mãe-bebê. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Bullying. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Como as amizades interferem no desenvolvimento das crianças. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Pressão por resultados. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Idade adequada para dar autonomia. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Tecnologia na infância. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

          PANNUTI, M. P. Qual a diferença entre os sistemas Montessori e Waldorf?. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Relações entre pais e professores. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Adultização da infância. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Novos desafios da infância. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Bullying. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Pais superprotetores. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Importância da creche na educação infantil. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Criança não namora. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Trocar a chupeta por presentes de Natal. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Encantamento com o Natal. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Uso da tecnologia em sala de aula. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

          PANNUTI, M. P. Riscos do excesso de atividades na infância e desenvolvimento de criatividade. 2016. (Programa de rádio ou. 2016.

          PANNUTI, M. P. Presentes de Natal para crianças. 2016. (Programa de rádio ou. 2016.

          PANNUTI, M. P. Slow Kids. 2016. (Programa de rádio ou. 2016.

          PANNUTI, M. P. Bullying. 2015. (Programa de rádio ou. 2015.

          PANNUTI, M. P. Matemática na Educação Infantil. 2011. (Programa de rádio ou. 2011.


        Demais tipos de produção técnica(25)


          PANNUTI, M. P. O perfil do aluno do século XXI. 2018. 2018.

          PANNUTI, M. P. Modelos de questões ENADE. 2018. 2018.

          PANNUTI, M. P. Mentoring Docente - Aluno do século XXI: reflexões sobre o papel docente. 2018. 2018.

          PANNUTI, M. P. Grupos focais no curso de Psicologia. 2018. 2018.

          PANNUTI, M. P. Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico de Curso de Psicologia. 0. PPC

          PANNUTI, M. P. Práticas Pedagógicas no curso de Psicologia. 2017. 2017.

          PANNUTI, M. P. Desenvolvimento Infantil de 0 a 3 anos. 2017. Palestra

          PANNUTI, M. P.. Limites. 2017. Palestra

          PANNUTI, M. P. Atividades avaliativas em sala de aula. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra

          PANNUTI, M. P. A prática do psicólogo escolar no processo de inclusão. 2014. Palestra

          PANNUTI, M. P.; MEYER, A. A. N.. Planejamento didático: do plano de ensino ao plano de aula. 2013. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino à distância

          PANNUTI, M. P. Matemática na Educação Infantil e 1º ano. 2011. 2011.

          PANNUTI, M. P. Oficina de Matemática para Edcuação Infantil e Séries Iniciais. 2011. Curso de curta duração ministrado/Extensão

          PANNUTI, M. P. Matemática na Educação Infantil e 1º ano. 2010. 2010.

          PANNUTI, M. P. Aprimora 1º ano. 2010. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para uso computacional

          PANNUTI, M. P. Metodologia do Ensino da Matemática. 1998. Curso de curta duração ministrado/Especialização

          PANNUTI, M. P. Material Dourado e materiais alternativos na educação matemática. 1995. Curso de curta duração ministrado/Outra

          PANNUTI, M. P. Sistemas de numeração e o domínio das quatro operações. 1995. Curso de curta duração ministrado/Outra

          PANNUTI, M. P. Perspectivas da Educação Infantil. 1995. Curso de curta duração ministrado/Extensão

          PANNUTI, M. P. Aspectos prioritários da educação infantil. 1995. Curso de curta duração ministrado/Extensão

          PANNUTI, M. P. III Seminário sobre Síndrome de Down: integração na escola. 1995. Curso de curta duração ministrado/Outra

          PANNUTI, M. P. O jogo, a escola e a cidadania. 1994. Curso de curta duração ministrado/Outra

          PANNUTI, M. P. II Seminário sobre Síndrome de Down. 1994. Curso de curta duração ministrado/Outra

          PANNUTI, M. P. A importância do coordenador de creche na Educação Infantil. 1994. Curso de curta duração ministrado/Extensão

          PANNUTI, M. P. A importância do jogo para a criança: perspectiva de Piaget. 1990. Curso de curta duração ministrado/Outra


      Produção artística


        Orientações em andamento


          Supervisões e orientações concluídas


              Trabalho de conclusão de curso de graduação(29)


                Amanda B. Wichert; Letícia Salviano; Nadine H. Marcon. Caracterização do papel do observador no bullying. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Bruna de Paula Santos; Elisângela Karpowicz. Análise sobre uma rede de apoio institucional em casos de alunos com transtorno do espectro autista no ensino superior: um estudo de caso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Larissa Binder de Oliveira. A relação entre o conceito de autoeducação no Método Montessori e o desenvolvimento da autonomia para Piaget. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Katianny A. de Souza: Miriam N. Castilho. O papel da avaliação sob o olhar da Psicologia Sócio-histórica. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Camila Pereira; Kelly Wavrita. A relação família escola no contexto da inclusão escolar. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Dayane Toth Aliski; Elizângela Caceffo. Estereotipias: Concepções das Mães de Crianças com Autismo. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Gladiana Sila; Graziele Fernandes. A Relação entre a Subjetividade do Professor e a Prática Docente. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Jessyca Liça; July Bassani. Os jogos de regras como auxílio no desenvolvimento da cooperação em crianças. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Marcella Wistuba: Sirlene Ferri de Almeida. Práticas Psicoterapêuticas no Tratamento de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Gabriela Jeanine Fressato; Mariana Gomes de Sá Amaral. Aprendizagem da linguagem oral e escrita da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil: concepções de pais e professores. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Fernanda Santi; Jéssica da Cruz Lavandoski. Concepções e manejo dos professores acerca de situações envolvendo mentira na educação infantil. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Gabrielle Silveira; Paula Dalledonne. Influência da subjetividade do professor no manejo de situações de desafio à autoridade docente. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Ana Laura Meirelles; Camila Sá. Medicalização: Concepções de professores do Ensino Fundamental. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Anna Paula Habitzreuter; Eliziane de Melo; Emily S. M. Silva. Inclusão e subjetividade da criança com autismo: contribuições da psicologia escolar. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Bianca Ricci; Letícia Cini. Uma análise crítica da medicalização na educação: o caso do TDAH. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Júlio César Souza Ribeiro. Metodologias de ensino baseadas em aprendizagem perceptiva: uma revisão integrativa da literatura. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Dieniffer Tainá dos Santos; Juliana de Paula Bolognezi. A formação do professor para atuar na inclusão de crianças com autismo na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Franciele M. Santos; Jaqueline O. B. Morais; Renata Feres. O papel do professor frente ao abuso sexual infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Amanda B. Nascimento; Priscila L. Feijó; Fernanda B. Mello. Benefícios da inclusão escolar em crianças com autismo. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2014.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Fabiola F. Souza; Pedro M. Valente. O papel do professor de apoio na inclusão escolar. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2014.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Annelise Hartini Hlling. A Concepção de Bullying para Pais de Crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2013.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Sandy Tozzini/Laís Esteves. Concepções de crianças do 5º ano do ensino fundamental sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2013.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Bruna Macoppi/Rosa Valgoi/Viviane Palmieri. Quando a escola recorre à psicologia clínica: critérios utilizados pela equipe pedagógica e a concepção de psicólogos para o encaminhamento de crianças a atendimentos psicológicos.. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2013.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Laissiana Cicarello Rosa. A importância do envolvimento dos pais na escola sob o ponto de vista dos professores. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2013.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Fernanda Pecuch. Cooperação entre crianças de 4 e 5 anos em um jogo de regras. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Gabrielle C. Caroli. A Percepção da Trajetória de Alfabetização por meio da Narrativa em Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Paula Gugelmin Kasecker. A Comunicação de uma Criança Autista na Escola Regular. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Anna M. Martins; Camila A. Moura; Gislaine Gruber Krambeck. A relação afetiva do professor com crianças de 4 a 6 anos de idade que estudam em período integral de uma determinada escola em Curitiba. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2011.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Karla D. Ogg; Marilaine T. Marquetti. Bullying: a visão do professor do 6º ao 9º ano. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2011.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.


              Iniciação científica(11)


                Letícia Salviano. Efeitos de um programa de prevenção do bullying nas concepções de crianças. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Dayane Toth Aliski; Ligia Correira, Pricila Ribas. Análise crítica de encaminhamentos a uma clínica escola. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Ana Luisa Bona; Christiane Stacoviaki ; Yasmim Correa. Avaliação do serviço de psicologia escolar. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Letícia Salviano. Efeitos de um programa de prevenção do bullying nas concepções de crianças. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Erica Evelyn Salvi e Natali Gerhon. O papel do professor de apoio na inclusão escolar de crianças com autismo. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Maicon da Silva Pereira; Gabriela Costa; Paula Miranda. Critérios específicos utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças do ensino fundamental para diferentes tipos de profissionais. Iniciação Científica - Universidade Positivo, . 2015.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Sthefanie Villela Loepper. A relação teoria e prática na residência pedagógica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2014.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Maicon da Silva Pereira. Critérios utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças do ensino fundamental para avaliação psicológica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2014.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Gabrielle Sampaio dos Santos. Inclusão escolar: as concepções dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2013.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Annelise Hartini Hilling. CONCEPÇÃO DE BULLYING PARA PROFESSORES DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2013.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Priscila Rita dos Santos Carrião. Grupo de Apoio Pedagógico. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.


              Orientações de outra natureza(3)


                Andressa L. Vieira de Lima/Leandra Vanessa Lecy Princival. O ABC da matemática: aprimore, brincando e calculando. (Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Charlene LIma/Najara Freitas/Patricia Merlin. Matemática na prática do cotidiano: da construção á vivência. (Pedagogia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.

                Michelle Norberto. Teoria e prática em psicologia escolar. (Psicologia) - Universidade Positivo, . 2012.
                Orientador: Maísa Pereira Pannuti.


            Projetos de pesquisa

              Total de projetos de pesquisa(4)


                2014-Atual. MET Brasil
                Descrição: O que faz um bom professor? Adaptação e validação de uma metodologia para qualificação profissional de professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maísa Pereira Pannuti - Coordenador / Vitória Rodrigues e Silva - Integrante / Camile Cardoso - Integrante / Josemary Morastoni - Integrante.
                Membro: Maisa Pereira Pannuti.

                2012-Atual. Concepcao de bullying para professores do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental
                Descrição: A violência escolar é um fato universal que atinge todas as parcelas da sociedade. Uma dos tipos de violência escolar, que é largamente difundido e pelos meios de comunicação é o bullying. Entende-se por bullying atos de violência e agressividade, dentro de uma relação desigual de poder, os quais acontecem de maneira intencional, repetitiva e sem nenhum motivo justificável, com a intenção de maltratar e humilhar um ?outro? que não consegue meios para sair do relacionamento agressivo. O bullying ocorre em qualquer ambiente onde ocorram relações interpessoais, e é na escola onde ele se intensifica, pois os alunos estão expostos a todo tipo de relação. Porém, parece que dentro da escola, o termo bullying não está bem delineado principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º anos), pois é uma fase onde a criança está delimitando o seu espaço e conflitos naturais e situações de agressividade naturais aparecem com frequência dentro deste contexto, o que muitas vezes acaba sendo caracterizado por bullying. O presente projeto se propõe a investigar qual a concepção que os professores desta fase do Ensino Fundamental têm sobre o bullying e como eles lidam com estas situações. A atual proposta se justifica pela ampla divulgação do termo na mídia, o que leva pais, professores e alunos a pensar que todo tipo de desentendimento é bullying. A hipótese em que se apoia este trabalho é que os relacionamentos interpessoais e o aprendizado têm uma relação direta com o aprendizado acadêmico. A pesquisa será realizada mediante entrevista com 10 professores desse segmento; a análise dos dados será feita por análise de conteúdo. Espera-se levantar como resultados as concepções que os professores de 1º ao 3ª ano têm sobre esse fenômeno para esclarecer o que de fato constitui esta categoria e para que os educadores possam intervir com maior clareza nas suas práticas educacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maísa Pereira Pannuti - Coordenador / Annelise Hartini Hilling - Integrante.
                Membro: Maisa Pereira Pannuti.

                2012-Atual. INCLUSAO ESCOLAR: AS CONCEPCOES DOS PROFESSORES DO 1o AO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR.
                Descrição: A Educação Especial constitui uma modalidade do ensino regular e tem por objetivo garantir o acesso; a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. O papel do professor nesse processo é fundamental, uma vez que ensinar supõe entrar em contato com o outro, o que muitas vezes traz desafios e revela os limites de cada um, o que aponta a importância do apoio ao professor para que a inclusão escolar seja efetivada, pois incluir todas as crianças na escola supõe uma mudança de conceitos e a superação de preconceitos. A realização dessa pesquisa justifica-se pois o processo de inclusão escolar não contempla apenas o cumprimento e respeito às leis que o implementa, mas sobretudo a adesão dos professores que trabalharão nesse processo. O objetivo geral dessa pesquisa será o de identificar as concepções dos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental a respeito da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Os objetivos específicos serão identificar e categorizar as práticas educacionais por meio da análise de conteúdo dos discursos dos professores, levando em conta as dificuldades, as habilidades, as convergências e as divergências entre membros de uma mesma equipe e, finalmente, se o grau de formação dos professores influencia na sua maneira de se portar diante da diversidade de situações que se apresentam. A pesquisa terá caráter qualitativo e consistirá na aplicação de uma entrevista semi-estruturada a professores de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Curitiba, que lecionem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com posterior análise de conteúdo, quando os dados obtidos serão classificados em temas, os quais serão agrupados por semelhanças temáticas, de acordo com os tipos de respostas obtidas e elaboradas categorias de análise.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maísa Pereira Pannuti - Coordenador / Gabrielle Sampaio dos Santos - Integrante.
                Membro: Maisa Pereira Pannuti.

                2011-2012. Grupo de Apoio Pedagogico
                Descrição: A proposta da pesquisa foi possibilitar às crianças que fazem parte do Grupo de Queixa Escolar do Centro Psicológico a oportunidade de receber atendimento complementar na área pedagógica. Observa-se que tais crianças, muitas vezes encaminhadas pelas próprias escolas, apresentam, além de dificuldades de aprendizagem e de comportamento, defasagem nos conteúdos pedagógicos, especialmente nos de matemática e de língua portuguesa. Guiada pela hipótese, já verificada em parte no estudo piloto, de que o atendimento no grupo de apoio pedagógico trará benefícios às crianças atendidas, este teve como objetivo verificar a ocorrência de avanços em relação aos conteúdos de matemática e língua portuguesa. Por meio de pré-testes foi avaliado o nível de conhecimento em que as crianças se encontravam em relação à aprendizagem de matemática e de língua portuguesa. Na primeira etapa da pesquisa foram trabalhados apenas os conteúdos de matemática: adição, subtração e valor posicional, utilizando como suporte o material dourado, jogos e dinâmicas. Na segunda etapa os conteúdos de língua portuguesa, especificamente gêneros textuais utilizando diversos materiais como jornais, livros, revistas e histórias em quadrinhos. Como mecanismo de controle foi utilizado um delineamento de base múltipla, que consistiu em aplicar testes antes e depois das intervenções. Os testes seguiram o mesmo padrão didático para possibilitar a análise comparativa e avaliar os resultados da pesquisa, este procedimento possibilitou verificar avanços em relação aos conteúdos de matemática e língua portuguesa no grupo de crianças atendidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maísa Pereira Pannuti - Coordenador / Priscila Rita dos Santos Carrião - Integrante.
                Membro: Maisa Pereira Pannuti.


            Prêmios e títulos

            Participação em eventos

              Total de participação em eventos(75)


                I Encontro Docente.Articulando conceitos da Epistemologia genética de Piaget. 2018. (Encontro).

                I Encontro Docente.Desenvolvimento moral na perspectiva piagetiana a atuação do psicólogo escolar. 2018. (Encontro).

                XVI Encontro Parananese de Psicologia/II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira. Critérios utilizados por pedagogos para identificação e encaminhamento de crianças com TDAH. 2018. (Congresso).

                XVI Encontro Parananese de Psicologia/II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira. A Psicologia na Educação e suas interfaces: o educador na Psicologia, a avaliação psicodiagnóstica, a orientação profissional e o psicólogo na escola. 2018. (Congresso).

                XVI Encontro Parananese de Psicologia/II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira. 2018. (Congresso).

                A Teoria da Subjetividade e a Epistemologia Qualitativa na Pesquisa. 2017. (Encontro).

                I Jornada Paranaense de Psicologia na Educação Superior. 2017. (Outra).

                I Seminário Paranaense de Psicologia na Educação.Medicalização na Educação: a escola, a clínica psicológica e a neurologia. 2017. (Seminário).

                XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. ESTEREOTIPIAS: CONCEPÇÕES DAS MÃES DE CRIANÇAS COM AUTISMO. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Grupos focais como estratégia de análise do processo ensino-aprendizagem na universidade. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. ANÁLISE CRÍTICA DE ENCAMINHAMENTO A UMA CLÍNICA ESCOLA. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. A RELAÇÃO ENTRE A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR E A PRÁTICA DOCENTE. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A consolidação do NDE como estratégia de aprimoramento na formação de psicólogos. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Grupos focais como estratégia de análise do processo ensino-aprendizagem na universidade. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2017. (Congresso).

                XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Critérios específicos utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças para avaliação clínica. 2017. (Congresso).

                Precisamos conversar sobre suicídio. 2016. (Outra).

                Transtornos Psicóticos. 2016. (Outra).

                V Congresso Brasileiro e IV Congresso Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saúde. Uma análise crítica da medicalização na educação: o caso do TDAH. 2016. (Congresso).

                VII Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.Avaliação do serviço de psicologia escolar. 2016. (Encontro).

                VII Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.Análise crítica de encaminhamentos a uma clínica escola. 2016. (Encontro).

                Planejamento Pedagógico Universitário da Universidade Positivo. 2015. (Outra).

                VI Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.Critérios específicos utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças do ensino fundamental para diferentes tipos de profissionais. 2015. (Encontro).

                VI Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.O papel do professor de apoio na inclusão escolar de crianças com autismo. 2015. (Encontro).

                XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Concepções dos professores acerca de situações que envolvem a mentira na educação infantil. 2015. (Congresso).

                XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. A relação teoria e prática na residência pedagógica. 2015. (Congresso).

                XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Critérios específicos utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças do ensino fundamental para diferentes tipos de profissionais. 2015. (Congresso).

                XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. O papel do professor de apoio na inclusão escolar. 2015. (Congresso).

                Curso de extensão relações interpessoais em sala de aula. 2014. (Outra).

                V Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.Critérios utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças do ensino fundamental para avaliação psicológica. 2014. (Encontro).

                V Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.A relação entre teoria e prática na residência pedagógica. 2014. (Encontro).

                V Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional. 2014. (Encontro).

                V Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional.Inclusão escolar: concepções de professores do ensino fundamental. 2014. (Encontro).

                V Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional.Critérios utilizados por pedagogos para encaminhamento de crianças do ensino fundamental para avaliação psicológica. 2014. (Encontro).

                IV Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.Inclusão escolar: as concepções dos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular. 2013. (Outra).

                IV Encontro de Pesquisa e Inicação Científica da Universidade Positivo.Concepção de bullying para professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Outra).

                Stanford Teacher Education Program. 2013. (Outra).

                XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Inclusão escolar: as concepções dos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular. 2013. (Congresso).

                XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Grupo de apoio pedagógico. 2013. (Congresso).

                XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Concepção de bullying para professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).

                XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. 2013. (Congresso).

                XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Concepção de bullying para pais de crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).

                III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo EPIC.Grupo de apoio pedagógico. 2012. (Encontro).

                III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo EPIC.A percepção da trajetória de alfabetização por meio da narrativa em crianças do 1º ano do Ensino fundamental. 2012. (Encontro).

                Planejamento Pedagógico Universitário 2012.Elaboração de plano de ensino e plano de aula. 2012. (Outra).

                II Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica.Bullying: a visão do professor do 6º ao 9º ano. 2011. (Encontro).

                Planejamento pedagógico da Universidade Positivo.Como elaborar planos de ensino. 2011. (Outra).

                Planejamento pedagógico da Universidade Positivo: "Aprender ou não aprender, uma questão de estilos". 2011. (Outra).

                Planejamento Pedagógico da Universidade Positivo: Assembleias de alunos: proposta de um espaço de participação e interação. 2011. (Oficina).

                Planejamento Pedagógico da Universidade Positivo: A universidade e as perspectivas da educação superior no Brasil. 2011. (Outra).

                Planejamento Pedagógico da Universidade Positivo: convivendo com as diferenças entre as gerações. 2011. (Outra).

                Planejamento pedagógico da Universidade Positivo: O professor na hora da verdade. 2011. (Outra).

                Planejamento pedagógico da Universidade Positivo: Uso de filmes na sala de aula universitária. 2011. (Oficina).

                Ensino, aprendizagem e desenvolvimento: uma posição pós-vygotskyana - uma posição ativista transformadora. 2010. (Outra).

                II Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. 2010. (Simpósio).

                Semana Pedagógica PPU 2010 1º Atelier de Formação Docente: o professor como designer de sua profissão - estúdio: conhcendo a UP. 2010. (Outra).

                Semana Pedagógica PPU 2010 1º Atelier de formação docente: o professor como designer de sua profissão - estúdio: o curso de pedagogia e a formação do pedagogo. 2010. (Outra).

                Semana Pedagógica PPU 2010 1º Atelier de formação docente: o professor como designer de sua profissão - estúdio: power point. 2010. (Outra).

                Semana Pedagógica PPU 2010 1º Atelier de formação docente: o professor como designer de sua profissão - estúdio: vivenciando o Portal Universitáriio. 2010. (Outra).

                II Prosa pedagógica. 2004. (Seminário).

                Prosa pedagógica: o professor alfabetizador e sua prática de ensino na história da educação do século XX. 2004. (Seminário).

                Ciclo de palestras sobre dificuldades de aprendizagem. 2003. (Outra).

                Refletindo sobre o uso de materiais estruturados: contribuições da didática da matemática. 2003. (Outra).

                Simpósio do Programa Zona de Desenvolvimento Profissional.Cuidando do Futuro. 2002. (Simpósio).

                Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

                O que são projetos nas classes de Educação Infantil. 1999. (Seminário).

                Semana de ensino, pesquisa e extensão do Setor de Educação da UFPR. 1996. (Seminário).

                I Seminário sobre Síndrome de Down. 1993. (Seminário).

                Curso de Formação em Clínica Psicopedagógica - Seminário I - Teoria e técnica psicopedagógica. 1992. (Seminário).

                Brinquedo: estratégia de amor ou de morte?. 1991. (Outra).

                I Encontro Brasileiro de Psicodrama para a Infância e Adolescência. 1991. (Encontro).

                Neuropsicologia. 1991. (Outra).

                A construção da inteligência e sua avaliação. 1990. (Outra).

                XIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. 1989. (Encontro).


            Organização de eventos

              Total de organização de eventos(5)


                PANNUTI, M. P.. II Seminário Paranaense de Psicologia na Educação. 2018. (Outro).. . 0.

                PANNUTI, M. P.. I Seminário Paranaense de Psicologia na Educação. 2017. (Outro).. . 0.

                PANNUTI, M. P.. II Forum de Educação da Universidade Positivo. 2013. (Outro).. . 0.

                PANNUTI, M. P.. I Forum de Educação da Universidade Positivo - Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes. 2012. (Outro).. . 0.

                PANNUTI, M. P.. A psicologia na educação em Curitiba: cenários e perspectivas. 2011. (Outro).. . 0.


            Lista de colaborações

              Colaborações endôgenas(4)


                Maísa Pereira Pannuti ⇔ Fernanda Bordignon Luiz(2.0)

                  BORDIGNON-LUIZ, F. Avaliadora de resumos enviados ao VIII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC 2017. 2017.

                  BORDIGNON-LUIZ, F. Avaliadora de resumos do VII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2016.


                Maísa Pereira Pannuti ⇔ Cíntia Mara Ribas de Oliveira(1.0)

                  RIBAS DE OLIVEIRA, C. M.; BARTZ, M. C. L.. COORDENAÇÃO DE SESSÃO TÉCNICA NO VI ENCONTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE POSITIVO. 2015.


                Maísa Pereira Pannuti ⇔ Carmen Lucia Mueller Storrer(1.0)

                  STORRER, C. L. M. Parecer como avaliadora do IV Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC. 2013.


                Maísa Pereira Pannuti ⇔ Débora Patricia Nemer Pinheiro(1.0)

                  PINHEIRO, D. P. N. A linha que escolhe a pessoa ou a pessoa que escolhe a linha?. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra





            (*) Relatório criado com produções desde 1900 até 2019