• Doutor
  • Tutor EAD
  • Membro do NDE de História
  • Membro do NDE de Pedagogia – Licenciatura
  • Membro do NDE de Pilotagem Profissional de Aeronaves
  • Disciplinas On-line
  • Pedagogia - Licenciatura

Conosco desde 01/02/2011

Produções

Produção bibliográfica

    Artigos completos publicados em periódicos(6)


      GAVA, G. L. A base lógica da ciência cognitiva e a contribuição do funcionalismo filosófico de Jerry Fodor. SABERES (NATAL). v. 18, p. 20-35, issn: 1984-3879, 2018.

      Qualis: Não identificado (SABERES (NATAL))

      GAVA, G. L. Ead, Cérebro Global e Engenharia Reversa do Conhecimento: Modelo Hipotético de Plataforma Horizontal e o Processo de Aprendizagem aPartir das TIC. EAD em Foco. v. 6, p. 1-15, issn: 2177-8310, 2016.

      Qualis: Não identificado (EAD em Foco)

      GAVA, G. L.; BASTOS, C. L.. A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO MODELO EaD: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA A DISTÂNCIA. Saberes (Natal). v. 1, p. 43-51, issn: 1984-3879, 2015.

      Qualis: Não identificado (Saberes (Natal))

      GAVA, G. L.; BASTOS, C. L. ; VARGAS, C. E. C.. The Philosophy of Distance Education. American Journal of Educational Research. v. 2, p. 1-3, issn: 2327-6126, 2014. Ler na íntegra

      Qualis: Não identificado (American Journal of Educational Research)

      GAVA, G. L. Jerry Fodor and the Reinterpretation of the Phrenological Model. American Journal of Educational Research. v. 2, p. 8-10, issn: 2327-6126, 2014. Ler na íntegra

      Qualis: Não identificado (American Journal of Educational Research)

      GAVA, G. L.; CANDIOTTO, K. B. B.. Contribuição de Jerry Fodor às Ciências Cognitivas. Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. v. 1, p. 1, issn: 2176-1930, 2011.

      Qualis: Não identificado (Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná)


    Livros publicados/organizados ou edições(5)


      GAVA, G. L. O Outro Mundo de Pipo. 1 ed. Curitiba: Inverso, 2018. p. 32.

      GAVA, G. L. A Mente Holística: fenômenos cognitivos globais no cérebro segundo Jerry Fodor. 1 ed. Curitiba: Juruá, 2014. p. 138.

      GAVA, G. L. E Se Não Existisse? Coleção O Pequeno Filósofo. 1 ed. Curitiba: InVerso, 2013. p. 23.

      GABRIEL, F. A. (Org.) ; GAVA, G. L. (Org.). Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012. v. 1, p. 293.

      GAVA, G. L. O último desejo de Freud: requiem à teoria do inconsciente. 1 ed. Curitiba: Juruá Editora, 2010. p. 206.


    Capítulos de livros publicados(2)


      GAVA, G. L.; CLAUDIO, D. P. ; CORAIOLA, S. M. ; VELLO, M. ; MAYER, N. B.. Possibilidades de uma tutoria híbrida em ead: a horizontalização criativa dos processos e a cultura do pertencimento. Em: Andreza Lopes. (Org.). Desafios e Estratégias para a Educação a Distância. 1ed.Ponta Grossa. : Atena. 2018.v. 1, p. 271-284.

      GAVA, G. L. Filosofia da Neurociência: uma proposta epistemológica transdisciplinar. Em: Fábio Antonio Gabriel; Gustavo Luiz Gava. (Org.). Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação. 1ed.Rio de Janeiro. : Editora Multifoco. 2012.v. 1, p. 39-52.


    Textos em jornais de notícias/revistas(2)


      GAVA, G. L. Cérebro global A carência para se refletir a EaD no Brasil (e no mundo) é resultado da ausência de inúmeras pautas referentes ao entendimento fenomenológico que perpassam nosso dia a dia. Ciência e Vida - Filosofia, p. 1-2, 15 mar. 2016.

      GAVA, G. L. Contribuição de Jerry Fodor às Ciências Cognitivas. Revista Ciência Vida Psique, SP, 09 jul. 2012.


    Trabalhos completos publicados em anais de congressos(1)


      GAVA, G. L.; CLAUDIO, D. P. ; VELLO, M. ; MAYER, N. B. ; CORAIOLA, S. M.. Possibilidades de uma Tutoria Híbrida em EaD: a horizontalização criativa dos processos e a cultura do pertencimento. Em: III Congresso Internacional de educação Superior a Distância, v. 1, 2017.

      Qualis: Não identificado (III Congresso Internacional de educação Superior a Distância)


    Artigos aceitos para publicação(2)


      GAVA, G. L. A base lógica da Ciência Cognitiva e a contribuição do funcionalismo filosófico de Jerry Fodo. SABERES (NATAL). 2018.

      Qualis: Não identificado (SABERES (NATAL))

      GAVA, G. L.; CANDIOTTO, K. B. B.. Contribuição de Jerry Fodor às Ciências Cognitivas. Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2011.

      Qualis: Não identificado (Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná)


    Apresentações de trabalho(19)


      GAVA, G. L. Neurodiversidade e Educação. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      GAVA, G. L.; BRAGA, A. R.. A importância da neurodiversidade e a metacognição para a educação. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      GAVA, G. L. A neurodiversidade no processo de ensino-aprendizagem: uma proposta para a formação de pedagogos. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      GAVA, G. L. Aspectos neurocognitivos em EaD: a tutoria em plataformas AVA na era do Cérebro Global. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      GAVA, G. L. Fenômenos neurocognitivos no processo de inovatividade e criatividade. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      GAVA, G. L. É possível acessarmos os atributos informacionais acerca do mundo sem haver representação mental?. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário

      GAVA, G. L. Pressupostos informacionais (atributos) acerca do ambiente e a função atemporal da representação mental. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      GAVA, G. L. Filosofando na era digital: o ensino online de filosofia no modelo EaD: limites, desafios e possibilidades da disciplina a distância. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

      GAVA, G. L. As bases epistemológicas da noergologia: fundamentação científica. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário

      GAVA, G. L. Fenômenos PSI além espaço-tempo. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      GAVA, G. L. A filosofia na medicina: uma proposta transdisciplinar aos tratamentos médicos. 2011. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      GAVA, G. L.; CANDIOTTO, K. B. B.. Contribuição de Jerry Fodor às Ciências Cognitivas. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      GAVA, G. L. A filosofia na medicina: uma proposta transdisciplinar aos tratamentos médicos. 2011. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      GAVA, G. L. A teoria do inconsciente em xeque. 2010. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      GAVA, G. L. O último desejo de Freud: requiem à teoria do inconsciente. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      GAVA, G. L. O último desejo de Freud. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      GAVA, G. L.; BETTONI, J. ; TOASSI, L.. Noergologia descobre Noeróbica®: técnica de exercícios que programa a comunicação da interface mente-cérebro resolvendo com rapidez e eficácia problemas mentais. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

      GAVA, G. L. Déficit de Atenção e Ritalina. 2009. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      GAVA, G. L. O limite ontoepistemológico da teoria do inconsciente. 2008. Apresentação de Trabalho/Simpósio


    Demais tipos de produção bibliográfica(2)


      GAVA, G. L.; PETROSKI, J. S. ; BRAGA JUNIOR, A. D.. Filosofia e ética. Curitiba: Universidade Positivo. 2018. E-book da disciplina de filosofia e ética

      GAVA, G. L. Contos de outros cantos. 2015. Prefácio, Pósfacio/Prefácio


Produção técnica


      Demais tipos de produção técnica(8)


        GAVA, G. L. Fundamentos da EaD. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Percurso de aprendizagem

        GAVA, G. L. Avaliação nos cursos EaD. 2018. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Percurso de aprendizagem

        GAVA, G. L. Fundamentos da EaD. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Percurso de aprendizagem

        GAVA, G. L. Avaliação nos cursos EaD. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Percurso de aprendizagem

        GAVA, G. L. Gestão de pessoas e liderança. 2015. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Percurso EaD Faculdade Opet

        GAVA, G. L. Liderança e gestão de equipes. 2014. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Percurso EaD Faculdade Opet

        GAVA, G. L. Relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e indígena. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo de conteúdo didático para Universidade Positivo Online

        GAVA, G. L. O último desejo de Freud: requiem à teoria do inconsciente. 2010. Entrevista


    Produção artística

      Total de produção artística(1)


        GAVA, G. L. Filosofia e a interferência no processo criativo da literatura. 2014.


    Orientações em andamento


      Supervisões e orientações concluídas


          Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização(2)


            Adriana Tomye Okava Bueno Shijo. Metodologias utilizadas no ensino híbrido: um estudo sobre as vantagens da sala de aula invertida. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia de educação a distância) - Centro Universitário OPET, . 2018.
            Orientador: Gustavo Luiz Gava.

            Elenir Fátima Canepa Cabreira. O papel do professor-tutor na educação a distância: habilidades necessárias à tutoria diante das novas tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia de educação a distância) - Centro Universitário OPET, . 2018.
            Orientador: Gustavo Luiz Gava.


          Iniciação científica(1)


            Milton Coutinho Dos Santos. As Contribuições do Funcionalismo Filosófico de Jerry Fodor À Ciência Cognitiva. (Graduando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2016.
            Orientador: Gustavo Luiz Gava.


        Projetos de pesquisa

          Total de projetos de pesquisa(2)


            2018-Atual. Memoria e historia: os 30 anos do curso de pedagogia da Universidade Positivo
            Descrição: Atuação como co-orientador do PIC em parceria com a EAD. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gustavo Luiz Gava - Coordenador / Jesuina Schwanz - Integrante.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            2014-2015. O FUNCIONALISMO FILOSOFICO DE JERRY FODOR
            Descrição: O objetivo geral tem como escopo analisar a contribuição do funcionalismo filosófico à Ciência Cognitiva, segundo o entendimento de Fodor e as contribuições anteriores desenvolvidas por Hilary Putnam. Pretende-se buscar uma ponte entre a noção mente-cérebro de Fodor e a base epistemológica que é sustentada, inclusive, nas ciências comprometidas ao estudo da cognição humana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gustavo Luiz Gava - Coordenador / Milton Coutinho - Integrante.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.


        Prêmios e títulos

          Total de prêmios e títulos(11)


            Registro de desenho industrial concedido pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.. 2018.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            Menção Honrosa "Excelência na Avaliação Docente" na semana acadêmica do Grupo Educacional Opet, Grupo Educacional Opet.. 2017.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            Menção Honrosa "Destaque Empreendedor" no Startup Weekend Education Curitiba, PUCPR.. 2016.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            Processo de patente depositado junto ao INPI, Agência PUC - Ciência, Tecnologia e Inovação.. 2016.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            FINALISTA (1º LUGAR) DA FIP (FÁBRICA DE IDEIAS POSITIVO) COM O PROJETO DO JOGO PEDAGÓGICO "CRIANÇAS QUE FILOSOFAM - 2014/2015, UNIVERSIDADE POSITIVO.. 2015.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            FINALISTA DO PRÊMIO PUC JOVENS IDEIAS, PUCPR.. 2015.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            FINALISTA DO PRÊMIO DE LITERATURA DA ABRAFP (Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise). 2º LUGAR, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA E PSICANÁLISE - ABRAFP.. 2013.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            FINALISTA DO PROGRAMA FÁBRICA DE IDEIAS DA UNIVERSIDADE POSITIVO COM O PROJETO: LABORATÓRIO FILOSÓFICO, UNIVERSIDADE POSITIVO.. 2012.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROF. DE FILOSOFIA - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ - N.R.E. A. METROPOLITANA SUL- 01/08/2011, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ.. 2011.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            CLASSIFICADO PARA FINAL DO 53° PRÊMIO JABUTI 2011 ENTRE OS 10 MELHORES LIVROS DO ANO. ALCANÇOU O 7° LUGAR NA CATEGORIA PSICOLOGIA E PSICANÁLISE., CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO - CBL.. 2011.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.

            APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO - SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO, 2005, SEAD PR.. 2005.
            Membro: Gustavo Luiz Gava.


        Participação em eventos

          Total de participação em eventos(26)


            I Encontro Docente: Aprender é preciso.Café com libras no ensino superior. 2018. (Encontro).

            I Encontro Docente: Aprender é preciso.reunião de coordenadores 05/02/2018. 2018. (Encontro).

            I Encontro Docente: Aprender é preciso.Compartilha docência. 2018. (Encontro).

            I Encontro Docente: Aprender é preciso.Cenário atual da educação superior brasileira. 2018. (Encontro).

            II Encontro Docente: Aprender é preciso.Compartilhamento de boas experiências no uso do collaborate e ferramentas virtuais. 2018. (Encontro).

            II Encontro Docente: Aprender é preciso.Presencialidade do EaD na tutoria. 2018. (Encontro).

            II Encontro Docente: Aprender é preciso.Avaliação e inovação curricular 18/07/2018. 2018. (Encontro).

            Austin´s revolution and its impact on philosophy of language.Acreditar nas outras pessoas - a questão do testemunho em "other minds" de J.L Austin. 2016. (Seminário).

            Austin's Revolutions and Its Impact on Philosophy of Language.What makes a true thought true? Travis long way to wirklichkeit. 2016. (Seminário).

            MLAG Research Seminar.É possível acessarmos os atributos informacionais acerca do mundo sem haver representação mental?. 2016. (Seminário).

            MLAG Research Seminar.In re: a tectónica do quotidiano. 2016. (Seminário).

            MLAG Research Seminar.Um abordagem ao conceito kantiano de comunidade ética. 2016. (Seminário).

            Workshop UP/EAD.Eneagrama aplicado ao dia a dia. 2016. (Oficina).

            Austin´s revolution and its impact on philosophy of language.Three kinds of Act: an hierarchical approach. 2015. (Seminário).

            Ciclo de Conferências: espaço público e democracia. 2015. (Simpósio).

            MLAG Research Seminar.O postulado da racionalidade a partir do Jogo do Ultimatum. 2015. (Seminário).

            20º Congresso Internacional de Educação a Distância. Filosofando na era digital: o ensino online de filosofia no modelo EaD: limites, desafios e possibilidades da disciplina a distância.. 2014. (Congresso).

            XII Congresso de Filosofia Contemporânea e I Congresso Internacional de Direitos Humanos.. Um estudo sobre os saltas representacionais entre as teorias de Jerry Fodor e Antônio Damásio. 2014. (Congresso).

            SEU - Seminários Epistemológicos Unicentro.Seminários Epistemológicos Unicentro. 2013. (Seminário).

            II Colóquio do Curso de Filosofia UENP.Filosofia da Neurociência: uma proposta epistemológica transdisciplinar. 2012. (Outra).

            Colóquio de Filosofia Brasil-Israel sobre Mente e Linguagem. 2011. (Outra).

            IX Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR e II Colóquio Nacional Hans Jonas. 2011. (Congresso).

            IX Encontro Internacional de Medicina Integrada, 3º Congresso Brasileiro de Naturologia e 1º Simpósio da União das Entidades de Medicina Integrada.O último desejo de Freud. 2010. (Encontro).

            8º Encontro Internacional de Medicina Integrada e 1° Encontro de Bioressonância, Bioeletrografia e Radiestesia da Saúde.Noergologia descobre Noeróbica ; técnica de exercícios que programa a comunicação da interface mente-cérebro resolvendo com rapidez e eficácia problemas mentais.. 2009. (Encontro).

            II Seminário Estadual Indígena - História e Atualidade. 2009. (Seminário).

            IV Encontro Regional da ANPAE.A Literatura Como Uma Possível Prática Pedagógica de Incluão Social Frente ao Desenvolvimento Tecnológico. 2007. (Seminário).


        Organização de eventos

          Total de organização de eventos(1)


            GAVA, G. L.. Mesa: A Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas (X Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR. 2012. (Congresso).. . 0.


        Lista de colaborações

          Colaborações endôgenas(1)


            Gustavo Luiz Gava ⇔ Débora Pereira Claudio(1.0)

              CLAUDIO, Débora Pereira; GAVA, G. L. ; VELLO, M. ; MAYER, N. B. ; CORAIOLA, S. M.. POSSIBILIDADES DE UMA TUTORIA HÍBRIDA EM EAD: A HORIZONTALIZAÇÃO CRIATIVA DOS PROCESSOS E A CULTURA DO PERTENCIMENTO. Em: Andreza Lopes. (Org.). Desafios e Estratégias para a Educação a Distância. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2018.v. 1, p. 271-284.





        (*) Relatório criado com produções desde 1900 até 2019