Filipe Bordinhao dos Santos

  • Doutor
  • Professor
  • Membro do Comitê de PIC
  • Membro do NDE de Publicidade e Propaganda
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda

Conosco desde 09/02/2015

Produções

Produção bibliográfica

    Artigos completos publicados em periódicos(12)


      CORREA, L. B. ; SANTOS, F.B.. As práticas de consumo em comunidades de fãs: o caso dos ?Little Monsters da Lady Gaga?. COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS, ENSINO. v. 12, p. 19-32, issn: 2175-5132, 2017.

      Qualis: Não identificado (COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS, ENSINO)

      SANTOS, F.B.; PENTEADO, A. T.. O consumo de Yoga a partir de experiências etnográficas. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. v. 14, p. 253-272, issn: 2238-0701, 2017.

      Qualis: Não identificado (Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura)

      SANTOS, F.B.; MACHIAVELLI, M.. A relação das mediações família e escola no consumo do livro por adolescentes. Revista Mediação. v. 18, p. 85-100, issn: 2179-9571, 2016.

      Qualis: Não identificado (Revista Mediação)

      SANTOS, F.B.; BAUMEL, F. ; RUDNIK, J. ; MARTINS JUNIOR, J.. Relacionamentos mediados pelo Tinder: superficialidade, interatividade e instantaneidade. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino. v. 10, p. 52-66, issn: 2175-5132, 2016.

      Qualis: Não identificado (Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino)

      SANTOS, FILIPE BORDINHÃO DOS; POSTINGUEL, DANILO. Masculino Plural e Comunicação Publicitária: A Dinâmica Atualização da Masculinidade Hegemônica. Novos Olhares. v. 5, p. 79-89, issn: 2238-7714, 2016. Ler na íntegra

      Qualis: Não identificado (Novos Olhares)

      SANTOS, F.B.; POSTINGUEL, D.. Processos de atualização da imagem masculina na comunicação publicitária. VERSO E REVERSO (UNISINOS. ONLINE). v. 30, p. 34-49, issn: 1806-6925, 2016. Ler na íntegra

      Qualis: Não identificado (VERSO E REVERSO (UNISINOS. ONLINE))

      SANTOS, F.B.; LISBOA FILHO, F. F.. Perspectivas para pensar os Estudos de Recepção e a masculinidade a partir dos Estudos Culturais e de gênero. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso). v. 14, p. 229-242, issn: 1518-9775, 2015.

      Qualis: Não identificado (Revista de Estudos da Comunicação (Impresso))

      SANTOS, F.B. Para pensar a recepção publicitária: anotações empíricas sobre procedimentos metodológicos. Animus (Santa Maria. Online). v. 13, p. 1-17, issn: 2175-4977, 2014.

      Qualis: Não identificado (Animus (Santa Maria. Online))

      SANTOS, F.B. As questões de classe e a relação entre masculinidade e publicidade. Razón y Palabra. v. 25, p. 1-20-20, issn: 1605-4806, 2013.

      Qualis: Não identificado (Razón y Palabra)

      SANTOS, F.B. Identidade de gênero: anotações sobre a masculinidade contemporânea da publicidade. Cadernos de Comunicação (UFSM). v. 16, p. 1-15, issn: 1677-9061, 2012. Ler na íntegra

      Qualis: Não identificado (Cadernos de Comunicação (UFSM))

      DOS SANTOS, FILIPE BORDINHÃO; DE OLIVEIRA-CRUZ, MILENA CARVALHO BEZERRA FREIRE. Masculinidade (em) revista: apropriações, negociações e resistências entre leitores da Men’s Health. Verso e Reverso (Unisinos. Online). v. 26, p. 1-12, issn: 1806-6925, 2012. Ler na íntegra

      Qualis: Não identificado (Verso e Reverso (Unisinos. Online))

      PACHECO, Cláudia Regina Costa ; ROWER, Joana Elisa ; SANTOS, F.B.. 'Da mulher para mulher': compreendendo os discursos de civilidade. Perspectiva (Erexim). v. 32, p. 17, issn: 0101-2908, 2009.

      Qualis: Não identificado (Perspectiva (Erexim))


    Livros publicados/organizados ou edições(1)


      AMARAL, M. F (Org.) ; SANTOS, F.B. (Org.) ; CASAGRANDE, M. C. (Org.) ; CONRAD, Kalliandra Quevedo (Org.) ; MANFIO, A. C. (Org.). Concurso de Crônicas UFSM - 5ª edição. 5 ed. Santa Maria: Programa VOLVER, 2010. p. 74.


    Capítulos de livros publicados(6)


      SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D. ; FOLETTO, L. R.. Entre as telas da TV e da internet: a circulação da telenovela no Brasil pelos receptores conectados. Em: Ada C. Machado da Silveira, Marina Poggi Carter y Sergio Duarte Masi (Orgs.). (Org.). TIC?s latinoamericanas Antecedentes, tendencias, usos y representaciones. 1ed.Santiago, Chile. : Red Internacional del Conocimiento. 2016.v. e-200, p. 115-137.

      SANTOS, F.B.; FOLETTO, L. R. ; CORREA, L. B.. As relações sociais em tempos de internet: os usos do Facebook no compartilhamento de experiências, interesses e entreteniment. Em: Ada C. Machado da Silveira, Marina Poggi Carter y Sergio Duarte Masi (Orgs.). (Org.). TIC?s latinoamericanas Antecedentes, tendencias, usos y representaciones. 1ed.Santiago, Chile. : Red Internacional del Conocimiento. 2016.v. e-200, p. 159-180.

      SANTOS, F.B.; AMARAL, M. F ; MANFIO, A. C.. VOLVER - programa UFSM de ex-alunos: projeto de extensão do grupo PET Comunicação Social da UFSM. Em: Juliana Petermann. (Org.). PETCOM 20 anos: reflexões, práticas e aprendizados. 1ed.Santa Maria. : FACOS -UFSM. 2014.p. 13-15.

      SANTOS, F.B.; PERSIGO, P. M. ; CORREA, L. B. ; MACHADO, J.. O COMPORTAMENTO DE FÃS EM COMUNIDADES ON-LINE: O CASO DA FANPAGE D1V4S. Em: Fernanda Sagrilo Andres; Luciana Menezes Carvalho; Maicon Elias Kroth; Taís Stefanello Ghislene. (Org.). Estudos das mídias: do relacionamento ao engajamento nas ambiências midiatizadas. 5ed.Santa Maria. : Centro Universitário Franciscano. 2014.p. 183-206.

      RONSINI, V. M. ; SANTOS, F.B. ; FOLETTO, L. R. ; CASSOL, M. C. N.. Introduzindo a questão das relações entre telenovelas, classe e gênero. Em: Veneza Ronsini Denise Cogo Jerónimo Repoll (Coord.). (Org.). Estudos de Recepção Latino-Americanos: métodos e práticas.. 1ed.Barcelona: Bellaterra. : Institut de la Comunicación. 2014.v. 1, p. 142-157.

      SANTOS, F.B.; WOTTRICH, L. H. ; CASSOL, M. C. N.. Entre o mercado e a academia: apontamentos sobre a pesquisa de recepção em publicidade. Em: TRINDADE, E; PEREZ, C.. (Org.). III Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - Deve haver mais pesquisa na publicidade. 3ed.São Paulo. : Schoba. 2013.p. 837-849.


    Trabalhos completos publicados em anais de congressos(27)


      GABARDO, L. X. ; VIEIRA, A. C. ; SANTOS, F.B.. Da telenovela aos memes: a utilização da personagem Nazaré Tedesco e a manutenção da memória televisiva por usuários do Facebook. Em: XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, 2018.

      Qualis: Não identificado (XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul)

      SANTOS, F.B.; SGODA, A. F.. Consumo de informação, mídia e cultura por publicitários curitibanos: um estudo exploratório. Em: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

      Qualis: Não identificado (XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; HAIDA, N. A. ; FARIA, G. H. ; FAZOLARI, L. C.. Consumo e americanização: aspectos culturais na abertura de Os Simpsons. Em: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

      Qualis: Não identificado (XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; OLIVEIRA, T. R. ; FILIPE, E. L. V.. Anotações sobre a construção do slow fashion nas publicações de moda da revista ELLE Brasil. Em: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

      Qualis: Não identificado (XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; TAUKATCH, P. A. H.. O fato e a ficção: aplicações do storytelling no jornalismo contemporâneo. Em: XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

      Qualis: Não identificado (XXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; POSTINGUEL, D.. Uma abordagem midiática sobre a masculinidade a partir da recepção e do consumo publicitário. Em: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016.

      Qualis: Não identificado (Congresso Internacional Comunicação e Consumo)

      SANTOS, F.B.; MACHIAVELLI, M.. ?Uma base de incentivo?: o consumo do livro por adolescentes a partir das mediações escola e família. Em: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

      Qualis: Não identificado (XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; POSTINGUEL, D.. Masculino plural e comunicação publicitária: a dinâmica atualização da masculinidade hegemônica. Em: Congresso Internacional - Comunicação e Consumo, 2015.

      Qualis: Não identificado (Congresso Internacional - Comunicação e Consumo)

      SANTOS, F.B.; FOLETTO, L. R. ; CORREA, L. B.. As relações sociais em tempos de internet: os usos do Facebook no compartilhamento de experiências, interesses e entretenimento. Em: IV Congreso de la Internacional del Conocimiento, 2015.

      Qualis: Não identificado (IV Congreso de la Internacional del Conocimiento)

      SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D. ; FOLETTO, L. R.. Entre as telas da TV e da internet: a circulação da telenovela no Brasil pelos receptores conectados. Em: IV Congreso de la Internacional del Conocimiento, 2015.

      Qualis: Não identificado (IV Congreso de la Internacional del Conocimiento)

      RONSINI, V. M. ; DEPEXE, S. D. ; SANTOS, F.B. ; PALMA, G. B. ; PEREIRA, T. N. ; SCHERER, Fernanda. ; FOLETTO, L. R.. Mulheres de classe dominante e telenovela do horário nobre: leitura das relações de gênero por diferentes gerações. Em: XII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2014.

      Qualis: Não identificado (XII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación)

      SANTOS, F.B. Reflexões empírico-metodológicos para pensar a recepção da publicidade. Em: II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, p. 474-487, 2014.

      Qualis: Não identificado (II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção)

      CORREA, L. B. ; MACHADO, J. ; SANTOS, F.B. ; PERSIGO, P. M.. Div4s: comunidade virtual e comportamento dos fãs. Em: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, v. XIV, p. 1-15, 2013.

      Qualis: Não identificado (XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)

      SANTOS, F.B. Com a palavra, o receptor! Apontamentos sobre a comunicação publicitária a partir da crítica da recepção. Em: V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, p. 1-16, 2013.

      Qualis: Não identificado (V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)

      RONSINI, V. M. ; SANTOS, F.B. ; CASSOL, M. C. N. ; LIMA, T. ; FOLETTO, L. R.. Introduzindo a questão das relações entre telenovelas, classe e gênero. Em: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012.

      Qualis: Não identificado (XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación)

      SANTOS, F.B.; RONSINI, V. M.. Masculinidade e publicidade: a mediação da socialidade a partir das questões de classe. Em: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

      Qualis: Não identificado (XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B. Masculinidade e recepção publicitária: a socialidade pelo viés da classe social. Em: 1ª Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção, p. 49-64, 2012.

      Qualis: Não identificado (1ª Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção)

      SANTOS, F.B. Identidade e gênero masculino: aspectos da masculinidade contemporânea na publicidade. Em: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

      Qualis: Não identificado (XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire. Masculinidade e os indicadores identitários do homem contemporâneo na Men?s Health. Em: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2011.

      Qualis: Não identificado (IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)

      SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel.. Repense seu papel. Campanha pelo consumo consciente. Em: XI Congresso Brasileiro da Ciência da Comunicação - INTERCOM SUL, 2010.

      Qualis: Não identificado (XI Congresso Brasileiro da Ciência da Comunicação - INTERCOM SUL)

      SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire. Estética, sexualidade e consumo: anotações sobre as representações masculinas na revista Men's Health. Em: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

      Qualis: Não identificado (XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel. ; PETERMANN, J.. A Cultura está de Casa Nova. Em: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul - EXPOCOM, 2010.

      Qualis: Não identificado (Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul - EXPOCOM)

      SANTOS, F.B. As capas do Diário Gaúcho sobre o olhar da publicidade: o uso de elementos de percepção visual. Em: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

      Qualis: Não identificado (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      CONRAD, Kalliandra Quevedo ; PREDIGER, S. ; SANTOS, F.B.. Programa UFSM de ex-alunos: uso do banco de dados na Comunicação Integrada. Em: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

      Qualis: Não identificado (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)

      SANTOS, F.B.; BERGER, B.. Ações Afirmativas sobre o olhar da comunicação: uma campanha publicitária. Em: X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2009.

      Qualis: Não identificado (X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul)

      SOARES, Gabriel. ; SANTOS, F.B. ; SILVA, A. N. ; BERGER, B. ; ORNES, E. C.. Repense seu papel: campanha publicitária pelo consumo consciente. Em: V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, 2009.

      Qualis: Não identificado (V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã)

      LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. ; MARQUES, D. P.. O gaúcho midiatizado pelo viés da publicidade. Em: Simpósio Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007.

      Qualis: Não identificado (Simpósio Internacional de Pesquisa em Comunicação)


    Resumos expandidos publicados em anais de congressos(2)


      SANTOS, F.B. O homem contemporâneo na publicidade: apontamentos sobre a identidade masculina de gênero. Em: Jornada Acadêmica Integrada - 26ª JAI UFSM, 2011, 2011.

      Qualis: Não identificado (Jornada Acadêmica Integrada - 26ª JAI UFSM, 2011)

      SANTOS, F.B.; DEPEXE, S. D.. Tão diferentes, tão iguais: publicidade e as capas do Diário Gaúcho. Em: 62° Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal/RN. Ciências do Mar: herança para o futuro, 2010.

      Qualis: Não identificado (62° Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal/RN. Ciências do Mar: herança para o futuro)


    Resumos publicados em anais de congressos(6)


      SANTOS, F.B.; MACHIAVELLI, M.. Por que as pessoas não leem??: o papel das mediações escola e família no consumo do livro por adolescentes. Em: Jornada em Ação ? 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015, Passo Fundo. 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2015.

      SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire. As representações masculinas na revista Men's Health: alguns traços da identidade contemporânea. Em: 25ª Jornada Acadêmica integrada da UFSM, 2010, Santa Maria/RS. 25ª JAI - UFSM, 2010.

      SANTOS, F.B. Tão diferentes, tão iguais: a publicidade e as capas do Diário Gaúcho. Em: 24° Jornada Acadêmica Integrada, 2009, Santa Maria. 24° JAI, 2009.

      AMARAL, M. F ; SANTOS, F.B. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; CASAGRANDE, M. C. ; MANFIO, A. C. ; MEZZOMO, T. ; PICHLER, P. F. ; PREDIGER, S.. A importância do VOLVER como meio de comunicação entre a UFSM e seus egressos. Em: 2° Fórum, 2009, 2009.

      CARRÉ, Josiane Caroline. ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; SANTOS, F.B.. Democratização do acesso ao Ensino Superior nas Intituições Federais da Região Sul. Em: 23° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2008, Santa Maria. 23° JAI, 2008.

      JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg ; SANTOS, F.B. ; SILVA, A. N. ; MARQUES, D. P. ; PEREIRA, J. A. G. ; BAIRROS, Q. ; CAMARGO, J. T. F ; BUZANELLO, T. A. F.. Desenvolvimento cultural através de esforços de marketing e propaganda na fronteira oeste. Em: 22° Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. 22° Semana Acadêmica Integrada. Santa Maria, 2007.


    Artigos aceitos para publicação(1)


      FARIA, A. C. G. ; MALTACA, J. K. ; SANTOS, F.B.. Jornalismo Investigativo: Obstáculos à Livre Atuação dos Repórteres no Brasil. INICIACOM: REVISTA BRASILEIRA DE INICIACAO CIENTIFICA EM COMUNICACAO SOCIAL. 2018.

      Qualis: Não identificado (INICIACOM: REVISTA BRASILEIRA DE INICIACAO CIENTIFICA EM COMUNICACAO SOCIAL)


    Apresentações de trabalho(28)


      SANTOS, F.B.; HAIDA, N. A.. ?Posicionamento de marca e movimentos críticos da recepção: um estudo de caso da Skol. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B. Reflexões empírico-metodológicos para pensar a recepção da publicidade. 2014. Apresentação de Trabalho/Outra

      RONSINI, V. M. ; DEPEXE, S. D. ; SANTOS, F.B. ; PALMA, G. B. ; PEREIRA, T. N. ; SCHERER, Fernanda. ; FOLETTO, L. R.. Mulheres de classe dominante e telenovela do horário nobre: leitura das relações de gênero por diferentes gerações. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

      SANTOS, F.B. Com a palavra, o receptor! Apontamentos sobre a comunicação publicitária a partir da crítica da recepção. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário

      RONSINI, V. M. ; SANTOS, F.B. ; CASSOL, M. C. N. ; LIMA, T. ; FOLETTO, L. R.. Introduzindo a questão das relações entre telenovelas, classe e gênero. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

      SANTOS, F.B. Masculinidade e recepção publicitária: a socialidade pelo viés da classe social. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B.; RONSINI, V. M.. Masculinidade e publicidade: a mediação da socialidade a partir das questões de classe. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

      CASSOL, M. C. N. ; WOTTRICH, L. H. ; SANTOS, F.B.. Entre o mercado e a academia: apontamentos sobre a pesquisa de recepção em publicidade. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel. ; RABAIOLLI, J. . Fora de Paula. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso

      SANTOS, F.B.; OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire. Masculinidade e os indicadores identitários do homem contemporâneo na Men?s Health. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário

      SANTOS, F.B. Identidade e Gênero Masculino: aspectos da masculinidade contemporânea na publicidade. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso

      SANTOS, F.B. O homem contemporâneo na publicidade: apontamentos sobre a identidade masculinda de gênero. 2011. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B. Repense seu papel. Campanha pelo consumo consciente. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso

      AMARAL, M. F ; SANTOS, F.B. ; CASAGRANDE, M. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; MANFIO, A. C. ; MEZZOMO, T.. A extensão para o PET Comunicação Social: teoria e práxis. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso

      OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire ; SANTOS, F.B.. Estética, sexualidade e consumo: anotações sobre as representações masculinas na revista Men's Health. 2010. Apresentação de Trabalho/Congresso

      OLIVEIRA-CRUZ, Milena Carvalho Bezerra Freire ; SANTOS, F.B.. As representações masculinas na revista Men's Health: alguns traços da identidade contemporânea. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra

      SCHERER, Fernanda. ; MANFIO, A. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; SANTOS, F.B.. VOLVER: Programa UFSM de Ex-alunos. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B.; OUTROS,. VOLVER - Programa UFSM de ex-alunos: projeto de extensão do Grupo PET Comunicação Social da UFSM. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra

      AMARAL, M. F ; PREDIGER, S. ; PICHLER, P. F. ; CASAGRANDE, M. C. ; MEZZOMO, T. ; MANFIO, A. C. ; SANTOS, F.B.. 4° Concurso de Crônicas da UFSM: evento como estratégia de comunicação doo VOLVER - Programa UFSM de Ex-alunos. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B.; BERGER, B.. Ações Afirmativas sobre o olhar da comunicação: uma campanha publicitária. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

      SANTOS, F.B. As capas do Diário Gaúcho sobre o olhar da publicidade: o uso de elementos de percepção visual. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

      SANTOS, F.B.; SOARES, Gabriel.. Repense seu papel: campanha publicitária pelo consumo consciente. 2009. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      SANTOS, F.B. Tão diferentes, tão iguais: a publicidade e a as capas do Diário Gaúcho. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra

      AMARAL, M. F ; SANTOS, F.B. ; CASAGRANDE, M. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; MANFIO, A. C. ; MEZZOMO, T. ; PICHLER, P. F. ; PREDIGER, S.. Projetos de Extensão do PET Comunicação Social da UFSM. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B. UNIPAMPA: da identidade visual a cultura organziacional. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B.; CARRÉ, Josiane Caroline. ; ROWER, Joana Elisa. Inter-relações entre a teoria e a prática: possibilidades de reflexão sobre a formação docente e o cotidiano escolar. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra

      CARRÉ, Josiane Caroline ; SANTOS, F.B. ; ROWER, Joana Elisa. Saberes impressos - imagens de civilidade em textos escolares e não escolares: composição e circulação (décadas de 50 a 70 do século XX). 2008. Apresentação de Trabalho/Outra

      SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P. ; LISBOA FILHO, F. F.. O gaúcho midializado pelo viés da publicidade. 2007. Apresentação de Trabalho/Seminário


    Demais tipos de produção bibliográfica(3)


      SANTOS, F.B. ENFRENTAMENTOS NA PRODUÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA CRIAÇÃO, O CAMPO E A CONSTRUÇÃO DO MASCULINO NA PUBLICIDADE. 2017. Tese de Doutorado

      SANTOS, F.B. Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero. Santa Maria/RS. 2012. Dissertação de Mestrado

      SANTOS, F.B. A construção da identidade de leitores a partir das representações sobre masculinidade na revista Men?s Health. 2010. Monografia de conclusão de curso de graduação


Produção técnica


      Trabalhos técnicos(39)


        SANTOS, F.B. Avaliador do Divisão Temática Interfaces Comunicacionais do Intercom Sul. 2018.

        SANTOS, F.B. Avaliador do Intercom Jr. Publicidade e Propaganda do Intercom Sudeste. 2018.

        SANTOS, F.B. Avaliador da Categoria Filme Publicitário (avulso) Expocom Norte. 2018.

        SANTOS, F.B. Avaliador da Categoria Filme Publicitário (avulso) Expocom Centro-Oeste. 2018.

        SANTOS, F.B. Parecerista Revista Ação Midiática - Estudo em Comunicação, Sociedade e Cultura. 2018.

        SANTOS, F.B. Avaliador no Intercom Junior Nordeste - Interfaces Comunicacionais. 2018.

        SANTOS, F.B. Avaliador no 9º Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2018.

        SANTOS, F.B. Debatedor da Sessão 5 - Marca, planejamento e campanha no Intercom Jr. 2017.

        SANTOS, F.B. Debatedor da Sessão 2: Sexualidades e discursos ? enfoques midiáticos. 2017.

        SANTOS, F.B. Avaliador no VIII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC. 2017.

        SANTOS, F.B. Parecerista para a Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino 1/2016. 2016.

        SANTOS, F.B. Jurado na categoria Artigo no PP Awards. 2016.

        SANTOS, F.B. Parecerista Revista Vozes e Diálogos. 2016.

        SANTOS, F.B. Parecerista para material didático do Curso Técnico de Eventos - IFPR. 2015.

        SANTOS, F.B. Parecerista para a Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino 2/2015. 2015.

        SANTOS, F.B. Parecerista para a Revista Vozes e Diálogo. 2015.

        SANTOS, F.B. Parecerista para a Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino 1/2015. 2015.

        SANTOS, F.B. Paracerista para a Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line). 2014.

        SANTOS, F.B. Parecerista para a Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line). 2014.

        SANTOS, F.B. Comissão de Divulgação e Logística da II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. 2014.

        SANTOS, F.B. Coordenação do GT Estudos de Recepção - V SIPECOM. 2013.

        SANTOS, F.B. Parecerista para a Revista Disciplinarum Scientia - Série Sociais Aplicadas - ISSN 2318-678X (versão on-line). 2013.

        BARRICHELO, E. M. R ; SANTOS, F.B.. Relatório Anual DATACAPES. 2012.

        SANTOS, F.B. Campanha Publicitária II Seminário de Educação Histórica. 2012.

        SANTOS, F.B. Campanha Publicitária do 17ª Encontro da ASPHE. 2011.

        SANTOS, F.B.; ORNES, E. C. ; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J. ; SOARES, Gabriel.. Campanha Publicitária do 42° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2010.

        SOARES, Gabriel. ; SANTOS, F.B. ; RABAIOLLI, J. ; PETERMANN, J. ; ORNES, E. C.. Identidade Visual da revista Fora de Pauta. 2010.

        SOARES, Gabriel. ; SANTOS, F.B. ; ORNES, E. C. ; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J.. Campanha Publicitária Restaurante Universitário - Resto Zero 2010. 2010.

        SANTOS, F.B.; SCHERER, Fernanda.. Coordenação Gráfica do livro do Concurso de Crônicas da UFSM - 5ª edição. 2010.

        SANTOS, F.B.; ORNES, E. C. ; TOWNSEND, T. ; PETERMANN, J.. Criação da marca institucional da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2009.

        SANTOS, F.B.; BERGER, B.. Campanha Institucional do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria. 2008.

        SANTOS, F.B.; BERGER, B.. Campanha Institucional sobre as Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Maria. 2008.

        SANTOS, F.B.; BERGER, B.. Campanha Publicitária do Programa de Licenciatura UFSM - PROLICEN 2008. 2008.

        SANTOS, F.B.; CAMARGO, J. T. F ; JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg ; MARQUES, D. P.. Criação da Identidade Visual - Armazém da Cultura. 2007.

        SANTOS, F.B.; JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg ; SILVA, A. N. ; MARQUES, D. P.. XXII Feira do Livro de São Borja/RS. 2007.

        SANTOS, F.B. ?É a disciplina mais difícil do curso e precisa ler muito?. 2018. (Programa de rádio ou. 2018.

        SANTOS, F.B. Alguns novos nomes da pesquisa em comunicação. 2017. (Programa de rádio ou. 2017.

        SANTOS, F.B. Anuário Brasileiro de Cobranças. 2016. (Programa de rádio ou. 2016.

        SANTOS, F.B. Comportamento do Consumidor em período de recessão econômica. 2016. (Programa de rádio ou. 2016.


      Demais tipos de produção técnica(16)


        SANTOS, F.B.; SCHERER, Fernanda.. E-book 'Estudos de Recepção-Latino-Americanos: Métodos e Práticas. 2015. Revisor técnico

        SANTOS, F.B. Identidade Visual e Marca. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Publicidade online: formatos de anúncios. 2014. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Estudos de recepção: aspectos metodológicos. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Os jovens e o mercado publicitário: possibilidades e perspectivas. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Publicidade e Propaganda -formação e mercado de trabalho. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Metodologia de pesquisa - Estudos de Recepção. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Estudos de recepção e publicidade: uma possibilidade de pesquisa em comunicação. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Estudos de Recepção e a Publicidade. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Estudos de Recepção em Publicidade. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P.. TRAÇOS: apresentando técnicas visuais. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B. Perspectivas da Pesquisa em Recepção no campo da publicidade. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra

        MANFIO, A. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; SANTOS, F.B.. Oficina de comunicação. 2010. Curso de curta duração ministrado/Outra

        SANTOS, F.B.; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J. ; ORNES, E. C. ; SOARES, Gabriel.. Projeto Gráfico da Revista Fora de Pauta. 2010. Editoração/Outra

        BELINAZO, Nadia Beatriz Casani ; CARRÉ, Josiane Caroline. ; BELINAZO, Gabriel. ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; ROWER, Joana Elisa ; SANTOS, F.B.. Conhecimento, Memória, Narrativas e Educação. 2009. Curso de curta duração ministrado/Outra

        CARRÉ, Josiane Caroline. ; PEDROSO, Líndice Martins da Rocha ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; SANTOS, F.B.. Construção e transmissão de formas de civilidade em textos não-escolares. 2008. Curso de curta duração ministrado/Extensão


    Produção artística


      Orientações em andamento


          Iniciação científica(2)


            Melani Santos Siedeliski. O consumo de referências e tendências no subcampo da criação publicitária: um estudo exploratório.. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . Início: 2018.
            Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

            Ana Laura Durigan. O consumo de referências e tendências no subcampo da criação publicitária: um estudo exploratório.. Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . Início: 2018.
            Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.


        Supervisões e orientações concluídas


            Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização(2)


              Rodrigo Seccon. Desafio e tendências na comunicação de varejo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Anna Troib Penteado. O CONSUMO DA YOGA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comportamentos de Consumo) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.


            Trabalho de conclusão de curso de graduação(19)


              OLIVEIRA, Marhuan; Lisboa, Letícia; SMICELATO, Murilo. Projeto de Comunicação Integrada - Ponto Gin. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2018.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              MELLO, Vicky; CAMPOS, TIago; FRADE, Ciro; HASSE, Marcio. Plano de Comunicação Integrada - Umbrella. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2018.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              SOBRAL, Jéssica; VOOS, Aline; AZEVEDO, Ana; BARBOSA, Jonatan. Plano de Comunicação Integrada - Goodies Barkery. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2018.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              OLIVEIRA, Lucas; DE PAULA, Beatriz; SOUTO, Fernanda; REIS, J. Plano de Comunicação Integrada - Victor Restaurantes. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2018.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Natália Akemi Haida. Posicionamento de marca e movimentos críticos da recepção: um estudo de caso da Skoll. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Dyego F, Giovanna B., Guilherme F, Letícia C. e Vanessa S. Plano de Comunicação - Verde CO. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Ana Flávia S., Camila S., Monica R., Tallita O. e Thais K. Plano de Comunicação - Teatro Lala Schneider. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Anne Caroline; Everaldo Panizzon; Taiani Rocha. Plano de Comunicação - OpenStudio. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Elisângela, Ilana; Jonathan, Matheus; Pedro. Plano de Comunicação Brychta Bikes. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Leandro, Matheus; Wagner. Plano de Comunicação Bliza Skate Shop. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Cecile, Juliane, Larissa, Maynara. Plano de Negócios para Café Temático. (Graduação em Marketing) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Caroline; Jaelson; Monique. Plano de Negócios para Espaço de entretenimento masculino. (Graduação em Marketing) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Mylena Almeida; Paola Lacerda; Amanda Tuleski. Plano de Comunicação - Croasonho. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Carlos D., Felipe B., Leonardo V., Munzer Z., Yuri H. Plano de Comunicação - Ous. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Ana B., Dennis H., Lucas F., Luiza K., Verônica M. Plano de Comunicação - Saint Germain. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Arthur C., Carolina B., Gisele N., Luiz T., Maria Luiza S. Plano de Comunicação - Ibiza Laboratório Fotográfico. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Marina Machiavelli. "Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo": leituras sobre o consumo do livro pro adolescentes. (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, . 2014.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Diego Gabbi. Consumo colaborativo na contemporaneidade: um estudo sobre a fanpage Consumo Colaborativo CC - Brasil. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, . 2014.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Luiza Corrêa Betat. ?Porque essa mulher mudou a minha vida: consumo e identidade de gênero em comunidade de fãs de Lady Gaga no Facebook. (Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, . 2014.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.


            Iniciação científica(2)


              Amanda Bachstein Muller. O CAMPO PUBLICITÁRIO E A CRÍTICA DA RECEPÇÃO ESPECIALIZADA SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Luiz Gustavo Amadori Cavet. O campo publicitário e a crítica da recepção especializada sobre as questões de gênero Orientador:. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Filipe Bordinhão dos Santos.


          Projetos de pesquisa

            Total de projetos de pesquisa(7)


              2018-Atual. O consumo de referencias e tendencias no subcampo da criacao publicitaria: um estudo exploratorio.
              Descrição: Os profissionais da área de publicidade antes mesmo de ingressarem no campo como produtores do discurso publicitário são receptores-consumidores de conteúdos midiáticos e produtos culturais, ou seja, estabelecem relações e práticas de consumo material e simbólico (GARCÍA-CANCLINI, 1999), orientadas por gostos pessoais, os quais interferem nos seus modos de ver e entender o mundo social, bem como pelas demandas profissionais exigidas pela área de trabalho. Essa bagagem de vivências e subjetividades, construída pelos sujeitos ao longo das suas vidas - seja no espaço familiar, seja na área de trabalho - pode ser entendida, conforme propõe Martín-Barbero (2006), como a mediação da sociabilidade, a qual é ?gerada na trama das relações cotidianas que tecem os homens ao juntarem-se? (p. 17). Diante disso, tudo do que é absorvido nos espaços e experiências cotidianas, inclusive fora do espaço publicitário, serve de referência para ser aplicado na produção das mensagens por eles produzidas. Inclusive, tal saber é visto como crucial para a atuação e o reconhecimento do (bom) profissional da publicidade. Por isso, espera-se que esse sujeito, além da formação acadêmica e do domínio de técnicas e softwares, tenha rede de contatos e repertório social e cultural vastos que envolvam o conhecimento sobre tendências comportamentais, economia, design, cinema, música, arte, entre outros tantos aspectos oriundos de outros campos. Ou seja, há um capital social e cultural valorizado e legitimado entre os pares atuantes no campo (BOURDIEU, 2007) e que na publicidade são responsáveis pela manutenção da criatividade e da qualidade da produção publicitária. Dessa forma, o problema de pesquisa dessa pesquisa versa sobre "quais as principais temáticas e fontes consumidas para a construção do repertório de referências e tendências pelos profissionais da criação e legítimas no campo da publicidade??. Para identificar as referências e tendências, responsáveis por gerarem o capital social e cultural (PETERMANN, 2011), esperadas, utilizadas e reconhecidas pelo campo da publicidade, sobretudo no subcampo da criação, propomos como objetivo geral realizar o mapeamento dos principais assuntos e fontes (mídia, informação e cultura) consumidos pelos profissionais da área, julgados como necessários e legítimos para o desempenho da atividade. Afinal, todo anúncio publicitário, embora tenha uma finalidade econômica, é ?posto para circular no interior da ordem social, é um caminho para o entendimento de modelos de relações, comportamentos e da expressão ideológica dessa sociedade? (ROCHA, 1995, p.29), ou seja, precisa fazer sentido e conexões com campos sociais que extrapolam a esfera da publicidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador / Melani Santos Siedeliski - Integrante / Ana Laura Durigan - Integrante.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.

              2017-2018. O campo publicitario e a critica da recepcao especializada sobre as questoes de genero
              Descrição: A proposta de pesquisa busca analisar as lógicas de produção e dos agentes responsáveis pela criação publicitária, ambos condicionados e mobilizados pelas lutas simbólicas, que formam e definem o campo da publicidade. Com o interesse de se aproximar das práticas produtiva do campo, metodologicamente, apropriamo-nos da perspectiva da recepção, pois embora o interesse e o foco seja investigar quem efetivamente produz a mensagem publicitária, não há como se desconsiderar os embates existentes entre o campo e o ator social, que, nesse caso, configura-se como um sujeito produtor-receptor especializado para a pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.

              2013-2017. Enfrentamentos na producao: os profissionais da criacao, o campo e a construcao do masculino na publicidade
              Descrição: O presente trabalho é um estudo da produção publicitária a partir do olhar do criativo, para isso investigamos como o campo é constituído, mobilizado e institucionalizado e de que forma afeta, em última instância, a criação publicitária quanto à representação do homem nos anúncios. Contudo, antes mesmo dos criativos ingressarem no campo como produtores, reconhecemos esses sujeitos dotados de uma formação subjetiva e social específica responsável por provocar enfrentamentos neste espaço social. Para isso, inicialmente, recorremos à Teoria das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 2006) e, especialmente, à Teoria dos Campos Sociais (BOURDIEU, 2008) para compreender os tensões do criativo com os agentes, as instituições e as lógicas econômicas e culturais que atravessam as práticas de produção. A articulação do embate entre sujeito e coletivo é feito por meio da discussão sobre o processo da construção social da(s) masculinidade(s) em anúncios publicitários. Dessa forma, para a realização do estudo empírico da produção publicitária apropriamo-nos dos preceitos metodológicos da recepção para imergir na realidade de profissionais da criação atuantes em agências de publicidade da cidade de Porto Alegre/RS e Curitiba/PR. Entendemos que esses são agentes que se encontram em um subcampo (as agências) privilegiado do processo publicitário e aonde concentra um conjunto de forças e ?vozes? que precisam ser acomodados na materialização da imagem do homem em anúncios. Por fim, identificamos o quão a amostra de pesquisados, independente da faixa etária e tempo de atuação profissional, é homogênea quanto às críticas ao modo como o homem (ainda) é representado pela publicidade, sobretudo por conta de uma sociabilidade que rejeita ou flexibiliza o padrão hegemônico de masculinidade. Além disso, ainda que incipiente, os profissionais pesquisados sugerem um movimento de transformação social no que diz respeito ao aceite e a visibilidade de formas alternativas de masculinidade, fato que passa a tensionar o processo produtivo da publicidade e a incorporar tais representações nos anúncios contemporâneos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador / Veneza Mayora Ronsini - Integrante.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.

              2011-2015. Aprendendo a ser mulher de classe com a midia
              Descrição: objetivo do trabalho é investigar as apropriações das representações de gênero na novela das oito, a fim de compreender os modos de classificação dos agentes na estrutura social e sua relação com a reprodução da desigualdade de classe e de gênero, bem como com sua contestação.A partir das mediações iremos investigar as representações de gênero efetuadas por mulheres de condições econômicas e culturais distintas a fim de testar a seguinte hipótese: as mulheres de classe popular, comparadas com as de classe alta, tendem para uma leitura mais conservadora das relações de gênero e da categoria gênero feminino. Porém, o dilema das mulheres de classe alta é o da contradição entre um modelo de feminilidade mais aberto à liberdade sexual e autonomia econômica, mas que exige delas a manutenção de outros aspectos da vida privada que colaboram para a opressão feminina (os cuidados com a família, a casa e a beleza). Se para a mulher de classe popular, a opressão reside na adequação aos resquícios do patriarcado, para a de classe alta, a opressão é ter podido enfrentá-lo.Interessa-nos investigar um aspecto pouco trabalhado no cenário nacional e internacional, o impacto dos sistemas simbólicos na construção de um self cujos atributos são avaliados positiva ou negativamente e atuam para estabilizar posições e hierarquias, modelar a auto-estima feminina e regular comportamentos. Os temas que servirão para caracterizar os modelos femininos construídos pelas mulheres são: trabalho, casamento, maternidade, sexualidade e a hexis corporal. As bases teórico-metodológicas incluem o modelo comunicacional das mediações, teorias de gênero e de classe e o enfoque qualitativo da etnografia e do estudo de caso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Integrante / Sandra Dalcul Depexe - Integrante / Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz - Integrante / Fernanda Scherer - Integrante / Veneza Mayora Ronsini - Coordenador / Laura Roratto Foletto - Integrante.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.

              2011-2012. Masculinidade em anuncio(s): recepcao publicitaria e identidade de genero
              Descrição: A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens pertencentes a classes distintas. Alinhamo-nos à vertente dos estudos culturais, especialmente, à perspectiva teórico-metodológica latino-americana das mediações de Jesús Martín- Barbero. Ainda em termos teóricos, nossa ênfase está centrada nas discussões referentes à construção social do gênero masculino e, de forma complementar, na articulação com a noção contemporânea de classe social. Metodologicamente, realizamos um estudo de recepção com dez homens residentes em Santa Maria/RS com idades, estado civil, profissões variadas e classificados, a partir da definição de Quadros e Antunes (2001), em classes populares e altas. As técnicas de coletas de dados empregadas neste estudo foram o questionário, que se caracterizou com um estudo piloto com quarenta instrumentos, e a entrevista semiestruturada em profundidade. Além disso, para o exame da recepção sobre o gênero masculino delimitamos um corpus de anúncios publicitários (cerveja, carro, tecnologia, banco, tecnologia e vestuário/produtos de higiene), definidos com base nos resultados dos questionários e usados como suportes responsáveis para o estímulo do debate com os receptores. Analisamos as mediações da socialidade, ritualidade e tecnicidade (MARTÍN-BARBERO, 2006) nas relações de apropriação (negociação ou resistência) do discurso publicitário no que diz respeito às representações de masculinidade, aqui, definida pelas categorias de beleza, sexualidade, trabalho e família. Como resultado deste trabalho, a publicidade aparece como uma importante fonte de padrões e referências para que os sujeitos contemporâneos vivenciem a masculinidade; da mesma forma que contribui, inclusive, para a relativização do padrão masculino tradicional, relacionado ao machismo e ao patriarcado, que vigorou hegemônico até poucas décadas atrás. Por fim, a construção das identidades de gênero baseada na beleza, na sexualidade, no trabalho e na família, a partir das leituras e dos modos de usos do discurso publicitário, é feita de forma diferenciada a partir das clivagens de classes sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador / Veneza Mayora Ronsini - Integrante.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.

              2010-2010. A construcao da identidade de leitores a partir das representacoes sobre masculinidade na revista Men's Health
              Descrição: O presente trabalho configura-se como um estudo de recepção com leitores da Revista Men's Health onde visa analisar os movimentos de apropriações, negociações e resistências entre o discurso midíatico e os sujeitos-leitores. O objetivo é verificar a contribuição das representações sobre masculinidade presentes na revista Men's Health no processo de formação identitário dos seus leitores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Coordenador / Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz - Integrante.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.

              2008-2008. A Parte e o Todo: Reforma Universitaria e Politicas Publicas de Educacao Superior entre o Universalismo e a Diversidade dos Direitos Humanos e Fundamentais
              Descrição: A Parte e o Todo: Reforma Universitária e Políticas Públicas de Educação Superior entre o Universalismo e a Diversidade dos Direitos Humanos e Fundamentais tem como finalidade analisar a recente Reforma Universitária de forma diacrônica, relacionando-a com o direito à educação como direito fundamental e humano, e com as políticas públicas de educação superior co-existentes no país. Também conjuntamente será enfatizado o estudo das políticas de ação afirmativa existente no projeto de Reforma Universitária e os mecanismos paralelos de inserção na educação superior existentes, como o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Portanto, o problema principal a ser abordado é: de que forma a Reforma Universitária, enquanto política pública na área de ensino superior, contribui para a concretização do direito à educação e para a formação da cidadania, e de que modo ela se relaciona com as demais políticas existentes no campo da Educação Superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filipe Bordinhão dos Santos - Integrante / ROWER, Joana Elisa - Integrante / Josiane Caroline Carré - Integrante / Jorge Luiz da Cunha - Coordenador.
              Membro: Filipe Bordinhao dos Santos.


          Prêmios e títulos

            Total de prêmios e títulos(15)


              Professor Homenageado da turma de formandos no Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Positivo.. 2017.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Aprovação para Professor Substituto, área Fundamentos da Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências da Comunicação/CCSH.. 2013.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Edição de livro - EXPOCOM SUL, Intercom - UEL/PR.. 2011.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Capa de Livro (avulso) - EXPOCOM SUL, Intercom - UEL/PR.. 2011.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Capa de Livro (avulso) - EXPOCOM Nacional, INTERCOM - UNICAP/PE.. 2011.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Edição de Livro - EXPOCOM Nacional, INTERCOM - UNICAP/PE.. 2011.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Morcego de ouro - Melhor Campanha Publicitária, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda/ UFSM.. 2010.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Campanha Publicitária - EXPOCOM SUL, Intercom - Feevale/RS.. 2010.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Selecionado entre os 40 melhores trabalhos de Iniciação Científica da 24° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria.. 2010.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Campanha Publicitária, Uinversidade Federal de Santa Maria.. 2009.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Genérico em Publicidade, Universidade Federal de Santa Maria.. 2009.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Peça Gráfica, Universidade Federal de Santa Maria.. 2009.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              2° Prêmio Anual de Comunicação - Melhor Planejamento Publicitário, Universidade Federal de Santa Maria.. 2009.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              Selecionado em 1° lugar no Programa de Educação Tutorial - PET Comunicação/ UFSM, Faculdade de Comunicação Social - UFSM.. 2008.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.

              1° Galo do Pampa - Produção Eletrônica em Rádio, Universidade Federal do Pampa - Curso de Comunicação Social.. 2007.
              Membro: Filipe Bordinhão dos Santos.


          Participação em eventos

            Total de participação em eventos(63)


              IX Pró-PesqPP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2018. (Encontro).

              40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. (Congresso).

              XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. 2016. (Congresso).

              20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2015. (Outra).

              VII ENPECOM - Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2015. (Encontro).

              XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

              XXXVIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

              1º Fórum de Comunicação Públicas da Região Sul. 2014. (Outra).

              Aula Magna do POSCOM/UFSM com a professora Vera França. 2014. (Outra).

              II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção. 2014. (Outra).

              Semana ARP da Comunicação. 2014. (Outra).

              VIII Seminário Temático Globo/Intercom - Comunicação, Guerra e Paz. 2014. (Seminário).

              XII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. 2014. (Congresso).

              Aula Magna do POSCOM com a Profª. Maria Immacolata Vassalo de Lopes. 2013. (Outra).

              Palestra Chilli Beans. 2013. (Outra).

              V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Com a palavra, o receptor! Apontamentos sobre a comunicação publicitária a partir da crítica da recepção. 2013. (Seminário).

              1ª Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção.Masculinidade e recepção publicitária: a socialidade pelo viés da classe social. 2012. (Outra).

              Aula Magna do POSCOM/UFSM com Muniz Sodré. 2012. (Outra).

              Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - Programação Internacional com Prof. Peter Alheit. 2012. (Outra).

              XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). 2012. (Congresso).

              XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Masculinidade e publicidade: a mediação da socialidade a partir das questões de classe. 2012. (Congresso).

              "Comunicação, poder e sociedade" com a Profª. Drª. Maria Helena Weber (UFRGS), aula magna do POSCOM/UFSM. 2011. (Outra).

              20ª COMPÓS: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Encontro).

              26ª Jornada Acadêmica Integrada.O homem contemporâneo na publicidade: apontamentos sobre a identidade masculina de gênero. 2011. (Outra).

              Convergência dos Meios. 2011. (Outra).

              III Ciclo de Debates: Mídia e Sociedade. 2011. (Outra).

              IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2011. (Seminário).

              Mercado em prosa: troca de ideias sobre teoria e prática em RP. 2011. (Outra).

              Traços: apresentando técnicas visuais. 2011. (Seminário).

              XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Identidade e gênero masculino: aspectos da masculinidade contemporânea na publicidade. 2011. (Congresso).

              25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.As representações masculinas na revista Men's Health: alguns traços da identidade contemporânea.. 2010. (Outra).

              62° Reunião Anual da SBPC.Tão diferentes, tão iguais: publicidade e as capas do Diário Gaúcho. 2010. (Outra).

              FPA - Mostra de Trabalhos de Comunicação/ UFSM. 2010. (Outra).

              Palestra "A trama oculta do poder midiático". 2010. (Outra).

              XI Congresso de Comunicação da Região Sul - INTERCOMSUL. 2010. (Congresso).

              XIII SulPET. 2010. (Encontro).

              XV ENAPET. 2010. (Encontro).

              24° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Tão diferentes, tão iguais: a publicidade e as capas do Diário Gaúcho. 2009. (Outra).

              34° Semana da Comunicação da UFSM. 2009. (Outra).

              História da Comunicação. 2009. (Outra).

              I Fórum de Cidadania, Comunicação e Cultura. 2009. (Outra).

              Mídia e Sociedade. 2009. (Outra).

              O que é um meio de comunicação?. 2009. (Outra).

              V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. 2009. (Outra).

              X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul. Ações Afirmativas sobre o olhar da comunicação: uma campanha publicitária. 2009. (Congresso).

              XII SulPET - Encontro dos Grupos PET da Região sul. 2009. (Encontro).

              XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As capas do Diário Gaúcho sobre o olhar da publicidade: o uso de elementos de percepção visual. 2009. (Congresso).

              23° Jornada Acadêmica Integrada.Democratização do acesso ao Ensino Superior nas Instituições Federais da Região Sul. 2008. (Outra).

              33° Semana da Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. 2008. (Outra).

              33° Semana de Comunicação da UFSM - O Cinema e a Publicidade. 2008. (Oficina).

              33° Semana de Comunicação UFSM - Áudio Publicitário. 2008. (Oficina).

              Forum Mundial de Educação.Inter-relações entre teoria e a prática: possibilidades de reflexão sobre a formação docente e o cotidiano escolar. 2008. (Outra).

              Fórum Mundial de Educação Santa Maria. 2008. (Outra).

              IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS."Educadores em formação: repensando a formação docente a partir das interconexões do Curso Normal e do Curso de Pedagogia. 2008. (Outra).

              Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa.UNIPAMPA: DA IDENTIDADE VISUAL A CULTURA ORGANIZACIONAL. 2008. (Outra).

              Seminário Integrado UFSM/UNIPAMPA "Comunicação Social e Cidadania". 2008. (Seminário).

              Seminário Olhares sobre a Licenciatura e a Educação Básica. 2008. (Seminário).

              16° Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2007. (Outra).

              22° Jornada Acadêmica Integrada.Desenvolvimento cultural através de esforços de marketing e propaganda na fronteira oeste. 2007. (Outra).

              3° Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - Mídia: práticas e ambiências.O gaúcho miditiazado pelo viés da publicidade. 2007. (Seminário).

              Curso de Organização de Eventos - Universidade Federal do Pampa. 2007. (Oficina).

              I Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa. 2007. (Outra).

              Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.."O gaúcho midiatilizado pelo viés da publicidade". 2007. (Seminário).


          Organização de eventos

            Total de organização de eventos(12)


              SANTOS, F.B.. Café Intercom - Universidade Positivo. 2016. (Outro).. . 0.

              SANTOS, F.B.; PICHLER, P. F. ; ANDRES, F.. Aula Magna do POSCOM/UFSM com Muniz Sodré. 2012. Outro

              SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P. ; LISBOA FILHO, F. F.. Traços: apresentando técnicas visuais. 2011. Outro

              SANTOS, F.B.; MARQUES, D. P.. Mercado em prosa: troca de ideais sobre teoria e prática em RP. 2011. Outro

              LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B. ; MARQUES, D. P. ; PICHLER, P. F.. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2011. Outro

              MORTARI, Elisangela Carlosso ; SANTOS, F.B.. 42º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2010. Outro

              AMARAL, M. F ; CASAGRANDE, M. C. ; CONRAD, Kalliandra Quevedo ; LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B.. 5º Concurso de Crônicas da UFSM. 2010. Concurso

              SANTOS, F.B.. Seminário Olhares sobre a Licenciatura. 2008. (Outro).. . 0.

              LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B.. Seminário Integrado UFSM/UNIPAMPA. 2008. Outro

              Bruna Berger ; CARRÉ, Josiane Caroline ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; BELINAZO, Gabriel. ; BELINAZO, Nadia Beatriz Casani ; SANTOS, F.B.. Seminário Políticas Públicas de Formação de Professores no Brasil / PROLICEN 2008. 2008. Outro

              BELINAZO, Nadia Beatriz Casani ; CARRÉ, Josiane Caroline. ; PACHECO, Cláudia Regina Costa ; ROWER, Joana Elisa ; SANTOS, F.B.. I Seminário Escola, Conflitos e Violências. 2008. Outro

              LISBOA FILHO, F. F. ; SANTOS, F.B.. I Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UNIPAMPA. 2007. Outro


          Lista de colaborações




            (*) Relatório criado com produções desde 1900 até 2019