Fernanda Bordignon Luiz

  • Mestre
  • Professora
  • Membro da Comissão de Ética em Pesquisa no Uso de Animais (CEUA)
  • Psicologia

Conosco desde 02/02/2015

Produções

Produção bibliográfica

    Artigos completos publicados em periódicos(2)


      BORDIGNON-LUIZ, F.; BOTOME, S. P.. Avaliação de objetivos de ensino de História a partir da contribuição da Análise do Comportamento. ACTA COMPORTAMENTALIA. v. 25, p. 329-346, issn: 0188-8145, 2017.

      Qualis: Não identificado (ACTA COMPORTAMENTALIA)

      BORDIGNON-LUIZ, F. Uma proposta de desenvolvimento de comportamentos profissionais relativos à identificação e mensuração de variáveis em fenômenos psicológicos. Educação: reflexões, experiências, ensino. v. 1, p. 87-96, issn: 2526-3323, 2016.

      Qualis: Não identificado (Educação: reflexões, experiências, ensino)


    Livros publicados/organizados ou edições(1)


      LUIZ, F. B.; DE LUCA, G. G. ; FONSECA, F. B.. Psicologia da Educação. 1 ed. Curitiba: FAEL, 2013. v. 1, p. 168.


    Trabalhos completos publicados em anais de congressos(1)


      LUIZ, F. B.; BODENMULLER, L. S. ; LUCA, G. G. de. A proposição de objetivos de ensino como parte nuclear do repertório do professor de História. Em: Semana Acadêmica de História, 2010.

      Qualis: Não identificado (Semana Acadêmica de História)


    Resumos expandidos publicados em anais de congressos(3)


      PEREIRA, B. H. S. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; DE LUCA, G. G.. Classes de Comportamentos Constituintes da Classe Geral Mediação Judicial. Em: I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM), 2015, Curitiba. Anais do I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM), 2015.

      Qualis: Não identificado (I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM), 2015, Curitiba. Anais do I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM))

      ALMEIDA, D. S. ; RODRIGUES, G. M. ; BARBOSA, G. V. ; CAMPOS, R. S. ; GUSSO, H. L. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Promovendo mudanças estratégicas por meio da Análise de Sistemas Comportamentais. Em: I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM), 2015, Curitiba. Anais do I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM), 2015.

      Qualis: Não identificado (I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM), 2015, Curitiba. Anais do I Encontro Brasileiro de Análise do comportamento nas Organizações (I OBM))

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Comportamentos de incentivar leitura apresentados pelos pais e suas relações com o comportamento "ler obras literárias" dos filhos: resultados preliminares. Em: III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2009, Curitiba. Anais do III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2009.

      Qualis: Não identificado (III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2009, Curitiba. Anais do III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento)


    Resumos publicados em anais de congressos(21)


      BORDIGNON-LUIZ, F.; SARTOR, M. S.. LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO. Em: XXVII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2018, São Luís. Anais do XXVII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2018.

      TOLEDO, C. ; MATTOS, Q. S. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Comportamentos do psicólogo em Ensino Superior sistematizados a partir da literatura. Em: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017, Salvador. Anais do XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.

      SOUZA, M. D. O. ; COSTA, G. L. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; Gusso, H. L.. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS DE ALUNOS DE PSICOLOGIA. Em: XXV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XXV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2016.

      CARVALHO, A. G. ; KOVALSKI, W. Z. ; OLIVEIRA, I. T. ; FARIAS, W. M. ; ASOFU, R. Y. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; KRZYZANOVSKI, A. S.. IDENTIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS INTERMEDIÁRIOS DA CLASSE GERAL ?COMUNICAÇÃO ASSERTIVA?. Em: XXV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XXV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2016.

      DE LUCA, G. G. ; BARETTO, N. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; BOTOME, S. P. ; Kienen, N. ; GONCALVES, V. M.. Caracterização e desenvolvimento de comportamentos complexos com base na programação de ensino. Em: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015.

      BORDIGNON-LUIZ, F.; BOTOME, S. P.. DESCOBRIR COMPORTAMENTOS IMPORTANTES PARA PROPOR COMO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE CONDIÇÕES PARAENSINO: UM EXEMPLO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Em: III CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, 2014, Londrina. Anais do III CONGRESSO DE PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, 2014.

      BORDIGNON-LUIZ, F.; BOTOME, S. P.. DERIVAR COMPORTAMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM COMO ETAPA BÁSICA DA PROGRAMAÇÃO DE ENSINO. Em: XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, Fortaleza. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014.

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Procedimento para caracterizar comportamento-problema a partir da queixa de 'torturar-se psicologicamente' apresentada por cliente em atendimento clínico. Em: 42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia, 2012, São Paulo. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 2453-2455, 2012.

      BORDIGNON-LUIZ, F.; KUBO, O. M.. Ensino em terapia para capacitar o cliente a escolher atividades sob controle de variáveis relevan. Em: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

      LUIZ, F. B.; ROST, F. T. ; KUBO, O. M.. Relações entre os comportamentos "ler obras literárias"dos filhos e "incentivar leitura" apresentado pelos pais. Em: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador. Anais do XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2011.

      LUIZ, F. B.; ROST, F. T. ; KUBO, O. M.. Características do comportamento 'ler obras literárias' de jovens e suas relações com o comportamento 'incentivar leitura' apresentado pelos pais. Em: Seminário de Iniciação científica UFSC, 2011, Florianópolis. Resumos de comunicações científicas do Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2011.

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Preferências de jovens relacionadas a obras literárias e características observadas por eles ao escolherem uma obra literária para ler. Em: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

      SOUZA, E. J. ; RUSSI, E. K ; LUIZ, F. B. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; MULLER, T. P. ; KUBO, O. M.. Decompor a classe geral de comportamentos autocontrolar em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. Em: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

      RUSSI, E. K ; SARMENTO, F. ; LUIZ, F. B. ; JOAQUIM, E. P. ; AMORIM, G. G. ; BOTOME, S. P.. Formulação de comportamentos-objetivo geral e intermediários de um centro de formação de condutores (auto-escola). Em: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

      ROST, F. T. ; LUIZ, F. B. ; JOAQUIM, E. P. ; PEDROSO, F. ; SILVA, C. E. ; BOTOME, S. P.. Estrutura de um Serviço de Psicologia e representação funcional dessa estrutura. Em: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler. Em: XX Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2010, Florianópolis. Anais do XX Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2010.

      SOUZA, E. J. ; RUSSI, E. K ; LUIZ, F. B. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; MULLER, T. P. ; KUBO, O. M.. Decompor a classe geral de comportamentos autocontrolar em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. Em: Semana de Psicologia da UFSC, 2010, Florianópolis. Anais da Semana de Psicologia da UFSC, 2010.

      SARMENTO, F. ; SILVA, J. A. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; JOAQUIM, E. P. ; LINDNER, N. ; SILVA, C. E. ; KAWASAKI, H. N. ; BOTOME, S. P.. Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades-meio de um serviço de Psicologia. Em: Semana de Psicologia da UFSC 2010, 2010, Florianópolis. Anais da Semana de Psicologia da UFSC 2010, 2010.

      SARMENTO, F. ; SILVA, J. A. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; JOAQUIM, E. P. ; LINDNER, N. ; SILVA, C. E. ; KAWASAKI, H. N. ; BOTOME, S. P.. Estrutura de um Serviço de Psicologia e uma representação funcional dessa estrutura. Em: Semana de Psicologia da UFSC 2010, 2010, Florianópolis. Anais da Semana de Psicologia da UFSC 2010, 2010.

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Preferências de jovens relacionadas a obras literárias e características observadas por eles ao escolherem uma obra literária para ler. Em: Semana de Psicologia da UFSC, 2010. Anais da Semana de Psicologia da UFSC, 2010.

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler: resultados preliminares. Em: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.


    Apresentações de trabalho(41)


      BORDIGNON-LUIZ, F. Aluno ou parecerista de artigo científico? Desenvolvimento de análise crítica no início da graduação. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      BORDIGNON-LUIZ, F. Controle Aversivo: controvérsias conceituais e implicações para a atuação profissional. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      BORDIGNON-LUIZ, F.; SARTOR, M. S.. LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      BORDIGNON-LUIZ, F.; SARTOR, M. S.. Pensando cientificamente no curso de Psicologia: elaboração e condução de experimento em laboratório didático. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      HOFFMANN, G. L. ; PEREIRA, E. M. S. D. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Relação entre sinalização e tempo de pausas em tarefas de corrida. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      SOARES, B. S. ; THOME, T. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Programas comportamentais para manejar comportamentos-problema apresentados por alunos em ambiente escolar: uma revisão da literatura. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      ALMEIDA, N. F. S. ; SOUZA, A. S. ; PAULO, L. C. S. ; PEREIRA, E. M. S. D. ; PIMENTEL, G. D. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; SARTOR, M. S.. Contribuições do laboratório didático de análise experimental do comportamento na perspectiva de alunos egressos da disciplina: relato de experiência. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      BORDIGNON-LUIZ, F.; BOTOME, S. P.. Método para propor comportamentos-objetivo de disciplinas formais de ensino médio a partir de documentos oficiais. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      BORDIGNON-LUIZ, F. Análise do Comportamento e adolescentes em conflito com a lei. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      HOFFMANN, G. L. ; CARNEIRO, L. C. ; CAMARGO, A. V. S. ; STRAPASSON, B. A. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Caracterizar variáveis que afetam as pausas em tarefas de corrida. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso

      CAMARGO, A. V. S. ; NUNES, I. S. ; ALMEIDA, N. F. S. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Caracterização de variáveis que constituem o comportamento infracional de adolescentes em conflito com a lei. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso

      BORDIGNON-LUIZ, F. Possibilidades da atuação do analista do comportamento no sistema socioeducativo sobre o comportamento de adolescentes em conflito com a lei. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      BORDIGNON-LUIZ, F. Empoderamento feminino. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      SOUZA, M. D. O. ; COSTA, G. L. ; LUIZ, F. B. ; GUSSO, H. L.. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS DE ALUNOS DE PSICOLOGIA. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      DE LUCA, G. G. ; BARETTO, N. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; BOTOME, S. P. ; Kienen, N. ; GONCALVES, V. M.. Caracterização e desenvolvimento de comportamentos complexos com base na programação de ensino. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      PEREIRA, B. H. S. ; BORDIGNON-LUIZ, F. ; DE LUCA, G. G.. Classes de Comportamentos Constituintes da Classe Geral Mediação Judicial. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      ALMEIDA, D. S. ; RODRIGUES, G. M. ; BARBOSA, G. V. ; CAMPOS, R. S. ; GUSSO, H. L. ; BORDIGNON-LUIZ, F.. Promovendo mudanças estratégicas por meio da Análise de Sistemas Comportamentais. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; BOTOME, S. P.. Descobrir comportamentos importantes para propor como objetivos de aprendizagem em programas de condições de ensino: um exemplo no ensino de História. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

      BORDIGNON-LUIZ, F.; BOTOME, S. P.. Derivar comportamentos-objetivo de aprendizagem como etapa básica da programação de ensino. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

      BORDIGNON-LUIZ, F.; BORGES, V. T.. Pedidos de perdão judicial em Santa Catarina: um estudo de caso da penitenciária de Florianópolis na década de 1940. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      BORDIGNON-LUIZ, F.; BOTOME, S. P.. DESCOBRIR COMPORTAMENTOS IMPORTANTES PARA PROPOR COMO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE CONDIÇÕES PARAENSINO: UM EXEMPLO NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B. Classes de comportamentos-objetivo de aprendizagem de História derivadas a partir da contribuição da Análise do Comportamento. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Ensino em terapia para capacitar o cliente a escolher atividades sob controle de variáveis relevantes. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Procedimento para caracterizar comportamento-problema a partir da queixa de 'torturar-se psicologicamente' apresentada por cliente em atendimento clínico. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      BORDIGNON-LUIZ, F.; KUBO, O. M. ; BOTOME, S. P.. Caracterização de um método para identificar comportamentos a partir de observação indireta em documentos oficiais. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      LUIZ, F. B.; Mariana Heck SIlva ; Antonio Shiogueo Nakazima Junior. Na gaveta da escrivaninha: o universo particular do Dr Aderbal Ramos da Silva (Florianópolis- segunda metade do século XX). 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      BORDIGNON-LUIZ, F.; ROST, F. T. ; KUBO, O. M.. Relações entre os comportamentos 'ler obras literárias' dos filhos e 'incentivar leitura' apresentado pelos pais. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; BODENMULLER, L. S. ; LUCA, G. G. de. A proposição de objetivos de ensino como parte nuclear do repertório do professor de História. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Preferências de jovens relacionadas a obras literárias e características observadas por eles ao escolherem uma obra literária para ler. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Preferências de jovens relacionadas a obras literárias e características observadas por eles ao escolherem uma obra literária para ler. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      RUSSI, E. K ; SARMENTO, F. ; LUIZ, F. B. ; JOAQUIM, E. P. ; AMORIM, G. G. ; BOTOME, S. P.. Formulação de comportamentos-objetivo geral e intermediários de um centro de formação de condutores (auto-escola). 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      SOUZA, E. J. ; RUSSI, E. K ; LUIZ, F. B. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; MULLER, T. P. ; KUBO, O. M.. Decompor a classe geral de comportamentos autocontrolar em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      SOUZA, E. J. ; RUSSI, E. K ; LUIZ, F. B. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; MULLER, T. P. ; KUBO, O. M.. Decompor a classe geral de comportamentos autocontrolar em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      ROST, F. T. ; JOAQUIM, E. P. ; LUIZ, F. B. ; SILVA, C. E. ; PEDROSO, F. ; BOTOME, S. P.. Estrutura de um serviço de Psicologia e representação funcional dessa estrutura. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      SARMENTO, F. ; SILVA, J. A. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; JOAQUIM, E. P. ; LINDNER, N. ; SILVA, C. E. ; KAWASAKI, H. N. ; BOTOME, S. P.. Estrutura de um Serviço de Psicologia e uma representação funcional dessa estrutura. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      RUSSI, E. K ; LUIZ, F. B. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M. Programar condições para ocorrência de comportamentos de interesse. 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário

      LUIZ, F. B.; BODENMULLER, L. S. ; VIANA, B. S.. O conceito de trabalho no Brasil: Aspectos histórico-culturais que interferem na formação desse conceito. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      SARMENTO, F. ; SILVA, J. A. ; ROST, F. T. ; LORENZO, F. M ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; JOAQUIM, E. P. ; LINDNER, N. ; SILVA, C. E. ; KAWASAKI, H. N. ; BOTOME, S. P.. Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades-meio de um serviço de psicologia. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Comportamentos de incentivar leitura apresentados pelos pais e suas relações com o comportamento "ler obras literárias" dos filhos: resultados preliminares. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler: resultados preliminares. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação


Produção técnica


      Trabalhos técnicos(6)


        BORDIGNON-LUIZ, F. Membro(a) da comissão científica da I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis. 2018.

        BORDIGNON-LUIZ, F. Avaliadora de resumos enviados ao VIII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC 2017. 2017.

        BORDIGNON-LUIZ, F. Avaliadora de resumos do VII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2016.

        BORDIGNON-LUIZ, F. Integrante da Comissão Científica do III Encontro Sul-brasileiro de Análise do Comportamento. 2015.

        BORDIGNON-LUIZ, F. Integrante da comissão científica do I Encontro Brasileiro de Análise do Comportamento nas Organizações. 2015.

        LUIZ, F. B.; DE LUCA, G. G.. Revisora do livro 'Análise de cargo, recrutamento e seleção: manual prático para aumentar a eficácia na contratação de profissionais', de Hélder Lima Gusso. 2015.


      Demais tipos de produção técnica(12)


        BORDIGNON-LUIZ, F. Moderador do(a) Debatedores de painéis na I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis. 2018. Debatedora de painéis

        BORDIGNON-LUIZ, F. Adolescência e ato infracional: breve histórico e possibilidades de intervenção. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra

        BORDIGNON-LUIZ, F. Debatedora de painéis do III Encontro Sul-brasileiro de Análise do Comportamento. 2015. Debatedora de painéis

        BORDIGNON-LUIZ, F. Debatedora de painéis do I Encontro Brasileiro de Análise do Comportamento nas Organizações. 2015. Debatedora de painéis

        LUIZ, F. B.; DE LUCA, G. G. ; FONSECA, F. B.. Psicologia da Educação. 2013. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático

        LUIZ, F. B. Psicologia Organizacional. 2013. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático

        BORDIGNON-LUIZ, F. Semana de Iniciação Científica da Uniandrade. 2013. Comissão Científica

        LUIZ, F. B.; CARDOSO, B. B. A.. Avaliar comportamentos e apresentar feedback como meio de produzir benefícios em contexto organizacional. 0. mini curso ministrado

        LUIZ, F. B.; CARDOSO, B. B. A.. Desenvolvendo comportamentos significativos por meio de feedback. 0. mini curso ministrado

        LUIZ, F. B.; KUBO, O. M.. Características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler. 2010. Relatório de pesquisa

        LUIZ, F. B. Apresentando Feedback em contexto organizacional. 0. mini curso ministrado

        LUIZ, F. B. Coordenação de treinamentos. 2008. Coordenação de treinamentos


    Produção artística


      Orientações em andamento


          Iniciação científica(2)


            Nathalin Fernanda da Silva de Almeida. ESTUDO SOBRE TIMEOUT EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA REVISÃO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DO JABA E DO JEAB. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . Início: 2018.
            Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

            Eros Maurilio Silvio Doro Pereira. Controle aversivo em contingências de reforçamento positivo: autoimposição de time-out a partir de aumento gradativo do atraso de reforço. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
            Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.


        Supervisões e orientações concluídas


            Trabalho de conclusão de curso de graduação(18)


              Bruno Souza Soares e Thalita Vieira Thomé. Características de programas para manejar problemas de comportamentos de alunos em ambiente escolar: uma revisão sistemática. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Gabrielle Cristina Vaz Franchia e Paola Castro Assunção. CARACTERÍSTICAS DE COMPONENTES DA CLASSE GERAL DE COMPORTAMENTOS DENOMINADA ?VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA?. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Cibelle P. Fontes Perondi e Marcelyn G. de Souza Pereira. Caracterização da avaliação clínica analítico-comportamental de crianças com depressão. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              ERICK ILKIW LOPES, JOHANN SILVA CARVALHO e PAULO R. SIMÕES. Identificação, Decomposição e Análise de Componentes Intermediários da Execução do Processo de Análise de Cargo. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Mariane Bastos e Pricila Ribas. Características das intervenções psicológicas a adolescentes em conflito com a lei no cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Letícia Mardegan, Jessica Correa e Jessica Nunes. Cotas raciais no Brasil: uma revisão sistemática da literatura em Psicologia. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Flávia Palmieri, Jessica Souza e Márcia Cristina de Souza. Efeitos decorrentes da privacão de liberdade em adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a partir dos conceitos de E. Goffman. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Pamela F. Venancio, Jessica O. de Lima e Maridalva Sabotto. Diferença no período de latência para concluir uma tarefa de alto e baixo custo de resposta. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Marineide Santos Silva Loiola. Características de intervenções de psicólogos que atuam sobre a obesidade infantil apresentadas na literatura. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Bruno Henrique dos Santos Pereira. Classes de comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "mediação judicial". (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Cirlene Krauczuk, Elisane Borges e Geralda da Silva. Variáveis determinantes da decisão de adolescentes de submeter-se a cirurgia estética. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Evelyn Matos e Thaís Santos. Características de componentes da classe geral de comportamentos denominada antissocial. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Andréa Cristina Wantroba Semião. Características de componentes da classe de comportamentos denominada ?dependência de internet. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Kendra Maira Tsubota Ferri e Raonna Holanda Gastaldi. Medidas socioeducativas no Brasil: uma revisão da literatura na Psicologia. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Gabriela Laureano Costa e Mayrê Duran Otero de Souza. Critérios considerados por professores-supervisores na avaliação do desenvolvimento de comportamentos profissionais dos alunos no curso de graduação em Psicologia. (Graduação em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Graziele Folgiarini. Contribuições da Psicologia acerca do stress no trabalho. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Luciane Camargo Carvalho. O papel da família na prevenção do uso e abuso de drogas. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. 2015.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Carolline de França Alves Santos. Características de comportamentos que constituem a classe geral de comportamentos de 'distorção da imagem corporal'. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. 2014.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.


            Iniciação científica(3)


              Guilherme Hoffmann e Eros Maurílio de Oliveira Pereira. Variáveis que afetam pausas entre esquemas de reforçamento em tarefas de corrida. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2017.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Caroline Toledo e Quezia de Mattos. Classes de comportamentos de psicólogos que constituem intervenção em Ensino Superior. (Graduando em Psicologia) - Universidade Positivo, . 2016.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.

              Brunna Cândido dos Santos. Características de contingências de reforçamento que constituem o trabalho de operador de telemarketing. Iniciação Científica - Centro Universitário Campos de Andrade, . 2013.
              Orientador: Fernanda Bordignon Luiz.


          Projetos de pesquisa

            Total de projetos de pesquisa(3)


              2009-2011. Caracteristicas do comportamento ?ler obras literarias? de jovens e suas relacoes com o comportamento ?incentivar leitura? apresentado pelos pais
              Descrição: Este trabalho consiste em uma ampliação da pesquisa "Característica de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler" e tem como objetivo produzir conhecimento acerca de outra importante variável constituinte do comportamento ?ler? de jovens: a relação entre o comportamento ?incentivar leitura dos pais e o comportamento ?ler obras literárias de jovens?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda Bordignon Luiz - Integrante / Olga M. Kubo - Coordenador / Flávia Trento Rost - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
              Membro: Fernanda Bordignon Luiz.

              2009-2011. Caracteristicas dos comportamentos profissionais de psicologos que constituem a capacitacao para intervir em organizacao escolar
              Descrição: Qual a função de um psicólogo em ambiente escolar? Que tipos de atividades devem ser realizadas por esse tipo de profissional em escolas? E para intervir sobre o que? A capacitação profissional do psicólogo, seja ele atuando nos mais diversos campos de atuação, é um fenômeno que pode ser estudado para aumentar a probabilidade de que sejam capazes de atuar de maneira a produzir o máximo de benefícios em cada um desses campos. Este trabalho tem como objetivo caracterizar comportamentos que constituem a capacitação de psicólogos para intervir em organização escolar, por meio de observação do documento enviado pelo CFP ao Ministério do Trabalho como contribuição para integrar o catálogo brasileiro de ocupações.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda Bordignon Luiz - Integrante / Emanuelle P. Joaquim - Integrante / Olga M. Kubo - Coordenador / Mathias Marie C. de Lassus - Integrante.
              Membro: Fernanda Bordignon Luiz.

              2007-2010. Caracteristicas de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literaria para ler
              Descrição: Ler literatura de boa qualidade com alta frequência produz diversos tipos de decorrências para um leitor, tais como ampliação do vocabulário, mais acesso a informações de interesse, além de ser um meio para aprendizagens de diversos comportamentos requeridos em contextos educativos. O comportamento ?ler obras literárias?, por sua vez, pode ser desenvolvido em crianças e jovens principalmente, por meio de intervenções de educadores e familiares. Esta pesquisa tem como objetivo identificar características de livros obsevadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler, de modo a produzir conhecimento acerca de um conjunto de variáveis relevantes do comportamento de ler de jovens. A descoberta das características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler constitui potenciais estímulos controladores para orientar pais e educadores em geral na indicação e seleção de obras literárias para seus filhos e alunos e, dessa forma, aumentar a freqüência desse importante comportamento não só para a vida acadêmica, mas para qualquer atividade humana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda Bordignon Luiz - Integrante / Olga Mitsue Kubo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
              Membro: Fernanda Bordignon Luiz.


          Prêmios e títulos


            Participação em eventos

              Total de participação em eventos(35)


                I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis.Relação entre sinalização e tempo de pausas em tarefas de corrida. 2018. (Encontro).

                XXVII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL. LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO. 2018. (Congresso).

                SIMPÓSIO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS AO USO DE ANIMAIS NO ENSINO. 2016. (Simpósio).

                XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2016. (Congresso).

                I Encontro Brasileiro de Análise do Comportamento nas Organizações (OBM). 2015. (Encontro).

                III Encontro Sul Brasileiro de Análise do Comportamento. 2015. (Encontro).

                XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Caracterização e desenvolvimento de comportamentos complexos com base na programação de ensino. 2015. (Congresso).

                III Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento e II Encontontro Sul-brasileiro de Análise do Comportamento. Descobrir comportamentos importantes para propor como objetivos de aprendizagem em programas de condições de ensino: um exemplo no ensino de História. 2014. (Congresso).

                VI Jornada de Análise do Comportamento da UNEPS/Bauru. 2014. (Encontro).

                XXIII Encontro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Derivar comportamentos-objetivo de aprendizagem como etapa básica da programação de ensino. 2014. (Congresso).

                I Encontro Sul-brasileiro de Análise do Comportamento. 2013. (Congresso).

                I Jornada de Família e Desenvolvimento Humano. 2013. (Encontro).

                42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia da Federação Iberoamericana de Associações de Psicologia. Procedimento para caracterizar comportamento-problema a partir da queixa de "torturar-se psicologicamente" apresentada por cliente em atendimento clínico. 2012. (Congresso).

                III Jornada de Análise do Comportamento da USP. 2012. (Encontro).

                XXI Encontro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Ensino em terapia para capacitar o cliente a escolher atividades sob controle de variáveis relevantes. 2012. (Congresso).

                I Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. 2011. (Congresso).

                I Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural. 2011. (Encontro).

                IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. 2011. (Congresso).

                XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento. Relações entre os comportamentos "ler obras literárias" dos filhos e "incentivar leitura"apresentado pelos pais. 2011. (Congresso).

                II Encontro Catarinense de Análise do Comportamento. 2010. (Encontro).

                II Encontro Estadual dos Serviços de psicologia das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. 2010. (Encontro).

                XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Preferências de jovens relacionadas a obras literárias e características observadas por eles ao escolherem uma obra literária para ler. 2010. (Congresso).

                III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento.Comportamentos de incentivar leitura apresentadoes pelos pais e suas relações com o comportamento "ler obras literárias" dos filhos: resultados preliminares. 2009. (Encontro).

                XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Características de livros observadas por jovens ao escolherem uma obra literária para ler: resultados preliminares. 2009. (Congresso).

                II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento. 2008. (Encontro).

                XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. (Congresso).

                I Encontro Catarinense de Análise do Comportamento. 2007. (Encontro).

                XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2007. (Congresso).

                2º Encontro de Análise do Comportamento de Curitiba. 2006. (Encontro).

                I Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental e VI Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2006. (Congresso).

                II Encontro Regional da ABEP/SC: Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Encontro).

                II Semana de Integração CFH e Curso de Pedagogia/CED: Inclusão e Exclusão. 2006. (Encontro).

                V Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. 2006. (Congresso).

                IV Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos. 2005. (Congresso).

                V seminário do projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde. 2005. (Seminário).


            Organização de eventos

              Total de organização de eventos(4)


                BORDIGNON-LUIZ, F.; GRANDE, K. C.. Semana Acadêmica de Psicologia da Uniandrade. 2014. Outro

                LUIZ, F. B.. I Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão (monitoria). 2011. (Congresso).. . 0.

                BOTOME, S. P. ; KUBO, O. M. ; LAZZARI, C. L. ; SOUZA, E. J. ; LUIZ, F. B. ; LUCA, G. G. de ; GUSSO, H. L. ; VIECILI, J. ; KIENEN, N.. II Encontro Catarinense de Análise do Comportamento. 2010. Congresso

                BORDIGNON-LUIZ, M. T. ; FETT, R. ; GRIS, E. F. ; LUIZ, F. B.. III Simpósio em Ciência de Alimentos. 2005. Congresso


            Lista de colaborações

              Colaborações endôgenas(2)


                Fernanda Bordignon Luiz ⇔ Maísa Pereira Pannuti(2.0)

                  BORDIGNON-LUIZ, F. Avaliadora de resumos enviados ao VIII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC 2017. 2017.

                  BORDIGNON-LUIZ, F. Avaliadora de resumos do VII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo. 2016.


                Fernanda Bordignon Luiz ⇔ Mariana Salvadori Sartor(2.0)

                  BORDIGNON-LUIZ, F.; SARTOR, M. S.. LABORATÓRIO DIDÁTICO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO. Em: XXVII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2018, São Luís. Anais do XXVII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2018.

                  BORDIGNON-LUIZ, F.; SARTOR, M. S.. Pensando cientificamente no curso de Psicologia: elaboração e condução de experimento em laboratório didático. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação





            (*) Relatório criado com produções desde 1900 até 2019