Perguntas Frequentes

 

Abaixo, estão relacionadas as principais dúvidas sobre o processo de matrícula de um curso. Você também pode acessar o edital de matrícula, onde estão todas as informações sobre o processo de ingresso na Pós-Graduação.

Perguntas Frequentes

  1. . Onde obter informações sobre os cursos?

    Se quiser mais informações sobre o curso de Pós-Graduação de interesse, por favor, entre em contato com nossos canais:

    E-mail: informacoespos@up.edu.br

    WhatsApp: (41) 9 9981-0224

    Telefone: (41) 3068-7800

  2. . Qual a carga horária e a duração dos cursos?

    A carga horária mínima da Pós-Graduação é de 360 horas-aula. No entanto, pode variar de acordo com a modalidade e o curso. Para saber informações mais específicas sobre o assunto, é necessário consultar a página de cada curso.

  3. . Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?

    Sim. Todos os cursos seguem a Resolução n° 1 de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação. Os certificados da Universidade Positivo são reconhecidos nacionalmente, com credenciamento da Portaria MEC n° 171 de 31/01/2008.

  4. . Estou no último ano da Graduação. Posso iniciar a Pós?

    Não. É preciso comprovar a conclusão da Graduação, por meio de diploma ou declaração de conclusão, para se matricular na Pós-Graduação. Caso já tenha concluído a Graduação, mas ainda não tenha recebido o diploma, você poderá apresentar a declaração de conclusão, juntamente com o histórico escolar. No entanto, o diploma deverá ser entregue antes da conclusão do curso de Pós-Graduação.

  5. . Posso realizar transferência de curso?

    Sim, mas somente transferência interna, ou seja, realizar transferência entre os cursos de Pós-Graduação da Universidade Positivo. A solicitação deverá ser realizada na Central de Atendimento de sua unidade antes do início das aulas e será avaliada e deferida pelo coordenador do curso que deseja ingressar.

  6. . Meu curso de Graduação é compatível com o curso de Pós-Graduação escolhido?

    Depende. Muitos cursos de Pós-Graduação são específicos para determinadas formações. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio de nossos canais de comunicação.

    E-mail: informacoespos@up.edu.br

    WhatsApp: (41) 9 9981-0224

    Telefone: (41) 3068-7800

  7. . Cursos técnicos ou tecnólogos são aceitos como formação para cursar a Pós-Graduação?

    Cursos técnicos de nível pós-médio não são aceitos, mas os Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) sim. Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de Graduação Tecnológica que possuem todas as prerrogativas de um curso de formação superior. Por isso, seus concluintes podem fazer uma Pós-Graduação – tanto Especialização como Mestrado e Doutorado.

  8. . Qual a data de início dos cursos em 2019?

    As novas turmas de Pós-Graduação terão uma palestra inaugural dia 2 de abril. Na página de cada curso, você encontra informações sobre as datas de início das aulas. Porém, cada aluno receberá o cronograma inicial e o local para o qual deve dirigir-se na primeira aula após a confirmação do curso.

  9. . Existem descontos para a Pós-Graduação?

    Sim. Veja na Resolução de Política de Desconto da Universidade Positivo todos os descontos concedidos: up.edu.br/CmsPositivo/uploads/imagens/file/Port._n%C2%BA_783_-_26-11-18_-_Politica_e_Tabela_de_Descontos.pdf

  10. . Minha empresa tem convênio com a Universidade Positivo?

    Você pode consultar se sua empresa é conveniada ou associada à Universidade Positivo acessando up.edu.br/convenio-desconto ou por meio do e-mail posup@up.edu.br.

  11. . Quando vou pagar a primeira mensalidade?

    O pagamento da matrícula equivale à primeira mensalidade. A segunda parcela será no segundo mês de aula de seu curso.

  12. . Fiz a matrícula e quero desistir do curso. Tenho direito à restituição de valores investidos?

    Sim, conforme regras a seguir:

    – Se a solicitação de cancelamento acontecer até 7 dias antes do início das aulas, o aluno recebe restituição de 90% do valor pago até o momento;

    – Se a solicitação de cancelamento acontecer até 6 dias antes do início das aulas, não há direito a restituição;

    – Se a solicitação de cancelamento acontecer após o início das aulas, será aplicada ao aluno multa de 10% (dez por cento) do valor líquido restante da dívida do curso;

    – A solicitação deve ser feita formalmente na Central de Atendimento da Pós-Graduação de sua unidade ou via Portal do aluno.

  13. . Eu recebo o valor investido se o curso escolhido for cancelado pela Universidade Positivo?

    Sim. Haverá devolução integral do valor investido.