Museus, Galerias e Arquivos

Ideal para quem? 

Se você gosta de cultura, sobretudo artes plásticas, e trabalha ou deseja trabalhar nessa área, o curso de Museus, Galerias e Arquivo oferecido pela Universidade Positivo é ideal para você. Fazendo a especialização você está apto a exercer trabalhos em museus, galerias e arquivos com pleno domínio de todas as atividades envolvidas nestes equipamentos culturais. E também será capaz de criar e promover exposições, eventos e consultoria na área de patrimônio e acervos artísticos, históricos e culturais. Gostou do curso? Então olha só como está o mercado de trabalho para essa área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

O número de museus que são abertos todos os anos é realmente muito grande. Cada vez mais, o setor precisa de profissionais capacitados não apenas na interpretação do acervo mas, na gestão do equipamento cultural e seu relacionamento com o mercado. Este curso visa suprir esta lacuna dada a carência de cursos disponíveis. Esse é um mercado que abre ótimas oportunidades para profissionais bem qualificados. E com uma Pós UP no seu currículo, sua carreira vai decolar ainda mais. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Com essa especialização, você terá uma visão internacional, local e atual do setor de museus, galerias e arquivos.
  • Vai desenvolver habilidade para produção de trabalhos envolvendo criação de eventos expositivos e constituição de acervos e capacidade para propor projetos públicos e privados no campo do patrimônio e memória.
  • Irá desenvolver seu potencial criativo e gestor e ainda terá um ótimo network.
  • Poderá compreender e interagir com os processos de produção de atividades relacionadas à constituição, conservação, pesquisa e difusão de acervos.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Essa especialização está aberta para graduados em todas as áreas do conhecimento.
  • Pessoas interessadas em atuar em museus, galerias, arquivos, consultoria e projetos públicos, privados e independentes.

 

Por que escolher a UP? 

  • Na Universidade Positivo, o projeto final é de aplicação prática e realizado sob orientação de professores do curso.
  • Aqui o curso tem curta duração e é ministrado por profissionais atuantes no mercado.

 

Perguntas frequentes Saiba mais
Junior Gabardo 

Junior Gabardo 

Formado em administração de empresas pela UFPR. Mestre em Patrimônio e Sociedade pela UNIVILLE-Sc. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPr. Espec. em Gestão de Moda SENAI-Sc, em Gestão Cultural SENAC-Sp e em Gestão de Cultura pelo Ministério da Cultura. Diretor de Relações Institucionais do Museu de Arte Indígena. Professor de graduação em Design de Moda da UP e de pós-graduação em Moda. Idealizador da Semana de Moda de Curitiba–LABmoda. 

Henrique Cabral dos Santos

Produtor Cultural na área de artes e patrimônio histórico, artístico e cultural. Consultor na área de Design de Moda e Economia Criativa. Pesquisador na área de preservação de acervos de indumentárias. Atualmente coopera com o espaço Trabalho, mulher e memória.

Junior Gabardo  

Administrador de empresas pela UFPr. Mestre em Patrimônio e Sociedade Pela UNIVILLE-SC. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPr. Espec. em Gestão de Moda SENAI-SC, em Gestão Cultural SENAC-Sp e em Gestão de Cultura pelo Minc. Idealizador da Semana de Moda de Curitiba–LABmoda.  

Ana Silvia Mariano

Graduação em Desenho Industrial Programação Visual pela PUC – Pr, graduação em Artes Visuais com ênfase em Computação Gráfica pela Tuiuti (1997). Trabalha como professora de história da arte desde 2002. Pós-graduação em Fundamentos da Arte Educação e em Arte Moderna e Contemporânea.

Sandra Guedes

Graduada, mestre e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pós-doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa. Professora e pesquisadora da Univille. Dirigiu o Museu de Sambaqui e é Membro Icom.

Guilherme Zawa

Artista visual, fundador da Airez Galeria. Diretor do Circuito de Arte de Curitiba e coordenador do Clif. Editor da revista “Zaire”. Especialista em Gestão de Projetos pela FAE (2005). Membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Coordenador da Portfolio Escola de Fotografia.

Patrícia Areas

Graduada em Direito pela UEM, especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Cies, especialista em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC e mestre em Direito pela UFSC. É doutora em Direito pela UFSC e doutora em Direito na Universidad de Valencia.

Fátima de Carvalho

Graduada em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1984), Mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Gestão Ambiental. Possui experiência em seleção de Materiais Têxteis para vestuário.

Clique aqui para acessar o calendário do curso.

O cronograma de aulas pode sofrer alterações ao longo do curso. Caso tenhamos qualquer mudança de dia de aula, comunicaremos com antecedência o novo calendário.

Curso confirmado
1ª Edição
Veja o valor do curso
Duração 360 horas.
De 28 de agosto de 2020 a junho de 2021.
Período Aulas quinzenais. Sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Unidades
  • Curitiba – Santos Andrade
Programa do Curso

Obrigado por se cadastrar!

Museus, Galerias e arquivos

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Pós-Graduação

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.

Pós-Graduação