Museus, Galerias e Arquivos

Ideal para quem? 

Se você gosta de cultura, sobretudo artes plásticas, e trabalha ou deseja trabalhar nessa área, o curso de Museus, Galerias e Arquivo oferecido pela Universidade Positivo é ideal para você. Fazendo a especialização você está apto a exercer trabalhos em museus, galerias e arquivos com pleno domínio de todas as atividades envolvidas nestes equipamentos culturais. E também será capaz de criar e promover exposições, eventos e consultoria na área de patrimônio e acervos artísticos, históricos e culturais. Gostou do curso? Então olha só como está o mercado de trabalho para essa área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

O número de museus que são abertos todos os anos é realmente muito grande. Cada vez mais, o setor precisa de profissionais capacitados não apenas na interpretação do acervo mas, na gestão do equipamento cultural e seu relacionamento com o mercado. Este curso visa suprir esta lacuna dada a carência de cursos disponíveis. Esse é um mercado que abre ótimas oportunidades para profissionais bem qualificados. E com uma Pós UP no seu currículo, sua carreira vai decolar ainda mais. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Com essa especialização, você terá uma visão internacional, local e atual do setor de museus, galerias e arquivos.
  • Vai desenvolver habilidade para produção de trabalhos envolvendo criação de eventos expositivos e constituição de acervos e capacidade para propor projetos públicos e privados no campo do patrimônio e memória.
  • Irá desenvolver seu potencial criativo e gestor e ainda terá um ótimo network.
  • Poderá compreender e interagir com os processos de produção de atividades relacionadas à constituição, conservação, pesquisa e difusão de acervos.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Essa especialização está aberta para graduados em todas as áreas do conhecimento.
  • Pessoas interessadas em atuar em museus, galerias, arquivos, consultoria e projetos públicos, privados e independentes.

 

Por que escolher a UP? 

  • Na Universidade Positivo, o projeto final é de aplicação prática e realizado sob orientação de professores do curso.
  • Aqui o curso tem curta duração e é ministrado por profissionais atuantes no mercado.

 

Perguntas frequentes Saiba mais
Junior Gabardo 

Junior Gabardo 

Formado em administração de empresas pela UFPR. Mestre em Patrimônio e Sociedade pela UNIVILLE-Sc. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPr. Espec. em Gestão de Moda SENAI-Sc, em Gestão Cultural SENAC-Sp e em Gestão de Cultura pelo Ministério da Cultura. Diretor de Relações Institucionais do Museu de Arte Indígena. Professor de graduação em Design de Moda da UP e de pós-graduação em Moda. Idealizador da Semana de Moda de Curitiba–LABmoda. 

Henrique Cabral dos Santos

Produtor Cultural na área de artes e patrimônio histórico, artístico e cultural. Consultor na área de Design de Moda e Economia Criativa. Pesquisador na área de preservação de acervos de indumentárias. Atualmente coopera com o espaço Trabalho, mulher e memória.

Junior Gabardo  

Administrador de empresas pela UFPr. Mestre em Patrimônio e Sociedade Pela UNIVILLE-SC. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPr. Espec. em Gestão de Moda SENAI-SC, em Gestão Cultural SENAC-Sp e em Gestão de Cultura pelo Minc. Idealizador da Semana de Moda de Curitiba–LABmoda.  

Patrícia Areas

Graduada em Direito pela UEM, especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Cies, especialista em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC e mestre em Direito pela UFSC. É doutora em Direito pela UFSC e doutora em Direito na Universidad de Valencia.

Gustavo Nascimento Paes

Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa “Teoria e método da gestão patrimonial e dos processos museológicos”. Continuou estudos de Visita Teatralizada ampliando o diálogo museu / teatro. Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Karina Muniz Viana

Museóloga, COREM 4R 0292 II. Premio ANCIB 2017 de melhor dissertação de mestrado em Ciência da Informação e Museologia do Brasil. Mestre (2014-2016) e Doutoranda (2019) em Ciências em Museologia e Patrimônio -UNIRIO; Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná-EMBAP.

Angela Luciane Peyerl

Doutoranda e Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univers. da Região de Joinville. Espec. em História e Cidade: Patrimônio Ambiental e Cultural pela Univ. do Extremo Sul Catarinense. Bacharel em Museologia pelo Centro Univers. Barriga Verde.

Clique aqui para acessar o calendário do curso.

O cronograma de aulas pode sofrer alterações ao longo do curso. Caso tenhamos qualquer mudança de dia de aula, comunicaremos com antecedência o novo calendário.

Inscreva-se para saber o status do curso

Inscrições Fechadas!
Obrigado por se inscrever!
Logo que o curso estiver com as inscrições abertas nós te avisamos.
Veja o valor do curso
Duração 360 horas.
De 18 de setembro de 2020 a junho de 2021.
Período Aulas quinzenais. Sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Unidades
  • Curitiba – Santos Andrade
Programa do Curso

Obrigado por se cadastrar!

Museus, Galerias e arquivos

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Pós-Graduação

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.

Pós-Graduação