MBA em Governança Tributária

O MBA em Governança Tributária, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário em parceria com a Universidade Positivo, possui uma abrangência multidisciplinar e apresenta aspectos que contribuem para a compreensão das mais variadas questões empresariais, como sustentabilidade, lucros e muito mais.

Objetivo

O objetivo desse curso é formar um profissional preparado para o adequado e eficiente exercício da governança tributária, habilitando-o para traçar estratégicas de negócio responsáveis.

Público

Diante da atual crise econômico-financeira, a formação profissional deve ser integral, ou seja, calcada em todos os aspectos técnicos tributários. A ideia é apresentar conhecimentos atualizados e relevantes, para que o profissional possa gerir a questão tributária de forma integrada às estratégias da empresa.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

  • O curso apresenta casos práticos, reais e fictícios ligados à teoria.
  • O MBA em Governança Tributária aborda conhecimentos relacionados à Administração, Ciências Contábeis, Economia, Tecnologia da Informação e ao Direito.
  • Professores mestres e doutores.

Perguntas frequentes Saiba mais
Letícia Mary Fernandes do Amaral

Letícia Mary Fernandes do Amaral

COORDENADORA

Mestre em Direito Internacional e Europeu de Negócios pela Université de Sciences Sociales Toulouse I (França), com título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito Tributário pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, advogada nas áreas empresarial e tributária e consultora em direito tributário internacional, com experiência profissional na Gray s Inn Tax Chambers em Londres/UK, sócia da Amaral Yazbek Advogados (Curitiba/PR) e do IGTAX Instituto de Governança Tributária, vice-presidente do IBPT Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Professora e coordenadora de cursos de pós-graduação e extensão. Autora de livros, artigos e estudos jurídicos. Membro da IBA – International Bar Association.

Jorge Uberson Pereira

Jorge Uberson Pereira

COORDENADOR

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2002) e mestrado em Administração pela Universidade Positivo (2007). Atualmente trabalha na Universidade Positivo como coordenador adjunto dos cursos da área de negócio – EAD.

Marco Aurelio Pitta

Marco Aurelio Pitta

Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria Empresarial pela UEL. MBA em Gestão Empresarial pela Unifil. MBA em Gestão Tributária pela Live University. Mestrando em Administração pela Universidade Positivo.

Fabio Artigas Grillo

Possui mestrado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2001), onde igualmente cursou Doutorado (Direito do Estado, 2012), tendo defendido a tese "Transação e Justiça Tributária". Com especialização em Direito Internacional e comparado pela Southwestern Legal Foundation, Dallas, EUA (1998), assim como Política Econômica Internacional pela Facultad de Graduados, Universidad de Belgrano, Argentina (2000). Exerceu cargo de Professor concursado de Legislação Tributária para o Setor de Ciências Sociais da UFPR (2001-2007). Lecionou Direito Financeiro na Unicenp (2001-2003). Advogado militante na área do Direito Público, com experiência profissional no Direito Tributário e investimento estrangeiro, atua nos seguintes temas: Tributos na Constituição Federal de 1988, Código Tributário Nacional e Legislação Tributária em geral, processo administrativo fiscal, processo judicial tributário, Direito Tributário Internacional e do Comércio Exterior, Mercosul, GATT, incentivos tributários, regimes especiais tributários, Administração Tributária, Politica Tributária, elisão tributária, interpretação e aplicação das leis tributárias. Obteve o IX Prêmio de Finanças Públicas ESAF-Tesouro Nacional-CEPAL-FGV e Ministério das Relações Exteriores, categoria estudos do Mercosul (2004). Exerce, do mesmo modo, o cargo de Conselheiro Estadual da OAB/PR e de Vice-Presidente do Instituto de Direito Tributário do Paraná – IDTPR.

Melissa Folmann

Advogada, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário do IBDFAM, Adjunta da Diretora científica do IBDP ? Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Conselheira da OAB/PR, Membro do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná, Professora da ESMAFE/PR (Escola da Magistratura Federal do Paraná), da ESMAFE/RS (Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul) e da graduação e pós-graduação da PUCPR, Professora convidada do Conselho da Justiça Federal – CJF, do Instituto Latino-Americano de Direito Social – IDS e de outras entidades, Mestre em Direito pela PUCPR, Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora, Membro Honorário do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), Associada Benemérita do IBDP ? Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, autora de diversas obras e artigos, atuação como parecerista em diversos processos de repercussão junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.

Betina Treiger Grupenmacher

Advogada. Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Direito Tributário pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Visiting Scholar pela Universidade de Miami. Pós-graduada pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e pela Universidade Austral, na Argentina. Professora Associada dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito Tributário da Universidade Federal do Paraná. Autora das obras "Eficácia e aplicabilidade das limitações constitucionais ao poder de tributar" e "Tratados internacionais em matéria tributária e ordem interna". Coordenadora das obras "Cooperativas e Tributação" e "Direito Tributário e o Novo Código Civil" e "Tributação: Democracia e Liberdade".Co-auotora da obra: Novos Horizontes da Tributação. Um diálogo Luso-Brasileiro.

Cesar Augusto Guimaraes Pereira

É graduado em Direito pela UFPR (1992), Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP (1998) e Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP (2005). Foi visiting scholar na área de Arbitragem Internacional da Columbia University, sob a supervisão do Professor George Bermann (2013-2014). Foi visiting scholar na área de Compras Governamentais Internacionais da European University Institute (2016). Foi visiting scholar na área de Licitações Internacionais da University of Nottingham (2016). Publicou "Elisão Tributária e Função Administrativa" (Dialética, 2001) e "Usuários de Serviços Públicos" (Saraiva, 2ª ed., 2008), além de diversos estudos e artigos nas áreas de Direito Público, Direito Comercial e Arbitragem. Coordenou e foi um dos autores das obras coletivas "Arbitragem e Poder Público" (Saraiva, 2010), "Regime Diferenciado de Contratações – RDC" (Fórum, 3ª ed., 2014), "Infrastructure Law of Brazil" (Fórum, 3ª ed., 2012), "Direito Portuário Brasileiro.

Ilse Maria Beuren

Possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e graduação em Ciências Contábeis pela Univates (1980). Em abril de 2017 assumiu a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde abril de 2015 é professora titular na Universidade Federal de Santa Catarina. De agosto de 2012 até abril de 2015 atuou como professora titular na Universidade Federal do Paraná. Atuou como docente e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau no período de março de 2004 a agosto de 2012.

Vicente Pacheco

Possui graduação em Ciências Contábeis – Fac Católica de Adm e Economia – FAE (1981), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004). Atualmente é membro do conselho fiscal – Institutos LACTEC, Membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná e da Academia Brasileira de Ciências ContÁbeis, membro do conselho consultivo de apoio técnico do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, é professor Associado lII na Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação e nas pós-graduação. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Auditoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria das Demonstrações Contábeis, contabilidade, capital humano, clubes de futebol, capital intelectual, terceiro setor e contabilidade de recursos humanos. Atualmente exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da UFPR.

Luiz Rogerio Farias

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1979), graduação em Administração de Empresas pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa (1976), Pós-graduação em Finanças (1979) e Pós-graduação em Marketing (1980) pela FAE- Faculdade Católica de Administração e Economia. Mestrado em Engenharia de Produção, área de concentração Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor Adjunto no Setor Sociais Aplicadas/Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná em cursos de Graduação e Pós-graduação, e Coordenador de Curso de Especialização. Foi Suplente e Chefe de Departamento de Ciências Contábeis na UFPR no período de Julho/2016 a Julho/2018, além de professor na FAE – Faculdade de Administração e Economia pelo período de 10 anos em cursos de Graduação e Pós-graduação.Tem experiência profissional em Instituição Financeira de grande porte – Bamerindus/HSBC – durante 32,5 anos nas áreas de Finanças, Controladoria, e áreas de Negócios. Atuou, a partir de Maio/2012, como Diretor de Administração e Finanças e entre Julho/2015 a Fevereiro/2017 como Diretor Superintendente na FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência da Tecnologia e da Cultura, em Curitiba – Paraná.

Curso confirmado
Inscrições abertas
Duração 12 meses - 420h
Polos Positivo
Fale conosco 3004 5400 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 004 5400 (demais regiões) | 8h às 20h - dia útil Estamos no
Whatsapp
Disciplinas do curso

Obrigado por se cadastrar!
Faça o download

Download

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos de Pós-Graduação