Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica

Pós-Graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica

A escola precisa se transformar. E, para isso, precisa desenvolver nos professores a capacidade de pensar projetos de vida que valorizem as potencialidades dos estudantes. A ideia central dessa formação é ensinar a importância das habilidades e competências socioemocionais para as transformações na aprendizagem acadêmica e social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, do desempenho acadêmico dos alunos e das relações interpessoais na escola.

Objetivo

O objetivo geral dessa formação é possibilitar o acesso ao saber por meio de teorias, dinâmicas e recursos modernos, fornecendo os itens necessários para o desenvolvimento de ações e projetos inovadores no contexto escolar.

Público

O curso forma especialistas dentro dos mais altos padrões éticos e científicos e está aberto a graduados nas áreas de Ciências Humanas e Licenciaturas e, também, para professores atuantes na Educação Básica.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

  1. Durante o curso, os profissionais terão a oportunidade de desenvolver práticas pedagógicas intencionalmente planejadas para melhorar aprendizagem acadêmica e social.
  2. Aulas com professores mestres e doutores em suas áreas de formação.
  3. As disciplinas do curso apresentam roteiros de aprendizagem e vídeo-aulas contemplando multimídia, textos, imagens, diagramas, gráficos, vídeos, exercícios e demonstrações práticas.
  4. No decorrer de curso, os alunos serão expostos a estudos de casos.
  5. Os projetos do curso serão desenvolvidos por meio do conceito de Design Thinking, com desafios criativos que permitirão a reelaboração das práticas educativas.

 

 


Perguntas frequentes Saiba mais
Dra Andrea Regina Rosin Pinola

Dra Andrea Regina Rosin Pinola

Graduada em Psicologia pela Unesp e em Pedagogia pela USP. Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Doutora e pós-doutora pela USP. Supervisora do curso de Pedagogia da Univesp. Fundadora do Instituto Ser Educativo. Pesquisadora e palestrante.

Gelsenmeia Massuquette Romero de Souza

Gelsenmeia Massuquette Romero de Souza

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR. Especialista em Pedagogia Terapêutica pela UTP. Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Graduada em Pedagogia pela UFPR. A atuação como docente no Ensino Superior teve início no ano de 1995.

Dra Fabiana Maris Versuti

Pós-Doutora em Educação pela USP/FFCLRP, Doutora e Mestre em Educação para a Ciência pela UNESP/Bauru, Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNESP/Bauru. Docente do Departamento de Psicologia da USP/FFCLRP na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências. Membro do corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo – Polo de Ribeirão Preto. Vice-Coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções em Desenvolvimento Socioemocional e de Carreira. Reúne larga experiência em ambientes educacionais onde atuou na formação de docentes desde 2005. (Texto informado pelo autor)

Dra Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências UNESP Bauru (2009) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015)com bolsa sanduiche na University of Nevada, Reno. Atualmente é Professor Auxiliar I da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: treino de pais, habilidades sociais, problemas de comportamento, terapia analítico-comportamental e analise comportamental da cultura. (Texto informado pelo autor)

Ms. José Urbano Brochado Junior

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (1994), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP de Assis SP, Licenciatura, Bacharelado (2000) e Formação de Psicólogo (2001) Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2012). Atualmente é professor do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto nas modalidade Presencial e EaD em curso de graduação e pós graduação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, comportamento organizacional, sexualidade e gênero, arte educação e psicologia da aprendizagem. Atua no Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPP) e coordena o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Componente do Núcleo Docente Estruturante NDE dos cursos de Psicologia e de Pedagogia da mesma instituição. Professor e Colaborador do Instituto SEB e da Conexia em Ribeirão Preto/SP. (Texto informado pelo autor)

Dra Josiane Rosa Campos

Psicóloga clínica no INAC- Instituto de Análise do Comportamento, de Ribeirão Preto e uma das idealizadoras do Ser Educativo-Instituto de Habilidades Socioemocionais, onde trabalha como docente universitária e psicologia preventiva direcionada a mães, pais e cuidadores de crianças e adolescentes. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Tem experiência docente no ensino superior (graduação em Psicologia, pós graduação strictu e lato sensu). Os temas de pesquisa de interesse são: uso de substâncias, desempenho acadêmico, depressão e ansiedade materna, práticas educativas parentais, habilidades sociais, competência social, variáveis sociodemográficas, problemas de comportamentos internalizantes (depressão, ansiedade e retraimento) e externalizantes (quebra de regras, agressividade, desobediência) de adolescentes. (Texto informado pelo autor)

Dra Marta Marta Regina G. Correia

Formada em PSICOLOGIA (Licenciatura e Formação) e MESTRE em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru) pela UNESP/Bauru; DOUTORA em Ciências, área de concentração: Psicologia, do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal. Tem experiência na área de psicologia experimental, do desenvolvimento, escolar/educacional e estatística aplicada a psicologia. É professora no curso de Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE. Realizou pesquisa com bolsa de PÓS DOUTORADO pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), com estágio na Universidade do Porto (Portugal) subsidiada pela FAPESP – Processo 2014/01478-4. Investiga temas relacionados ao desenvolvimento infantil e relações estabelecidas no contexto escolar.Desde julho/2017 é bolsista de Pós-Doutorado com bolsa CNPq, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)

 

Curso confirmado
Inscrições abertas
Duração 12 meses - 420h
Polos Positivo
Fale conosco 3004 5400 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 004 5400 (demais regiões) | 8h às 20h - dia útil Estamos no
Whatsapp
Disciplinas do curso

Obrigado por se cadastrar!
Faça o download

Download

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos de Pós-Graduação