Governança e sustentabilidade sindical

 Ideal para quem? 

Esta pós-graduação oferecida pela Universidade Positivo é ideal para você que quer atuar no direito sindical, com ênfase em governança sindical e negociação coletiva do Trabalho, habilita você a trabalhar em Confederações, Federações e Sindicatos. Gostou? Acha que esse curso combina com você? Veja agora as perspectivas do mercado de trabalho nesta área.  

 

Como está o mercado de trabalho? 

A gente consegue perceber que as relações sindicais mudaram de forma significativa após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista. Com o fim da contribuição sindical compulsória, entidades e, consequentemente, profissionais da área tiveram que ser reinventar. Entender a entidade sindical como um negócio é imprescindível para ser sustentável e manter-se na defesa dos interesses do segmento que representa. Consegue se ver nesse mercado? Então leia abaixo mais algumas informações sobre o curso. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Elaborar plano de negócio.
  • Desenvolver planejamento estratégico.
  • Produzir novas formas de custeio e modelo sindical.
  • Negociador de CCT ou ACT.
  • Fornecer consultoria a entidades sindicais de qualquer grau.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Podem ingressar no curso graduados em direito, administração ou outro curso de graduação.
  • Profissionais que desejam atuar em entidades sindicais ou escritórios de advocacia especializados em direito sindical.

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo, este curso tem conteúdo altamente prático.
  • Aqui as aulas incluem visitas orientadas a entidades sindicais.
  • Na UP você terá visão ampla e diferenciada de formas de custeio sindical e plano de negócios exclusivamente para Sindicatos.
  • Neste curso, Advogados com OAB têm 10% de desconto e Associados à Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná têm 15%.
Perguntas frequentes Saiba mais
MARCELO IVAN MELEK

MARCELO IVAN MELEK

Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Educação. Pós-graduado em direito do trabalho e processo do trabalho. Bacharel em Administração de Empresas e em Direito. Advogado com experiência em gestão e direito sindical. Professor de direito do trabalho e processo do trabalho na Universidade Positivo. Professor do Curso de Alta Formação em direito do trabalho e processo do trabalho na Universidade di Sapienza Roma. 

Francisco Sobrinho

Vice-Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná. Presidente do Sindicato das Indústrias Química e Farmacêutica e do Sindicato dos Plásticos do Estado do Paraná. 

Luciana Piccinelli Gradowski       

Possui graduação em Direito pela PUCPR. Assessora e Consultora Empresarial em Relações Trabalhistas e Negociações Sindicais. Professora de Direito do Trabalho e Constitucional do Trabalho da FANEESP. Coordenadora do Comitê de Relações Sindicais do Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTr). Coordenadora da Pós-graduação em Direito Coletivo do Trabalho da Faculdade da Indústria IEL/PR. Membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba. Pós-graduada em Direito do Trabalho pela APEJ e em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito Curitiba. Pós-graduada em Docência e Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestra em Direito Empresarial e Cidadania (UniCuritiba).   

Lawrence Estivalet de Mello        

Professor do Escola de Direito da Universidade Positivo. Bacharel em Direito (UFPEL) e em Filosofia (UFPR). Mestre e Doutorando em Direito pelo PPGD/UFPR. Professor colaborador da pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário da ABDConst (Associação Brasileira de Direito Constitucional). Advogado. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Direito Cooperativo e Cidadania (PPGD/UFPR).      

Marcelo Ivan Melek        

Pós doutorando em Direito pela Universidade di Sapienza Roma. Doutor em Direito pela PPUCR. Mestrado em Educação pela UTP; Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho; Graduação em Direito e em Administração de Empresas. Advogado. Professor tempo integral da Universidade Positivo e membro do Núcleo Docente Estruturante, leciona as disciplinas de direito do trabalho, processual do trabalho e prática trabalhista. Professor orientador do Projeto Horizontes do TRT 9. P Avaliador do MEC/INEP. Coordenador do curso de direito da Faculdade Positivo Joinville.      

André Franco de Oliveira Passos               

Idealizador e fundador do Instituto Edésio Passos, sócio-fundador e coordenador geral do escritório Passos & Lunard Advogados Associados. Preside a Comissão de Direito Sindical da OAB/PR e é membro consultor da Comissão de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB. É diretor de Assuntos Legislativos da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas).

Marco Antônio Guimarães          

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1993) e mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é Procurador Jurídico do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná.  

Sandro Lunard Nicoladeli             

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor-adjunto nas disciplinas de Prática Jurídica Trabalhista e Direito Sindical na Universidade Federal do Paraná. Especialista em relações de trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha/Espanha. É presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR (2019) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (2017). 

Maxiliano Ribeiro             

Doutorando do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UP. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação – UFPR. MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFPR; Bacharel em Administração de Empresas. Coordenador do curso de Administração Presencial, EAD e Semipresencial). Coordenador dos cursos de extensão: Laboratório de Projetos e Businees Model Canvas 

André Gonçalves Zipperer           

Doutor em Direito pela PPUCPRT. Mestre em Direito Empresarial pelo UNICURITIBA. Advogado, sócio da Zipperer e Minardi Advogados Associados. Membro das Comissões de Inovação e Gestão, Direito Sindical e de Exame da Ordem e Estágio da OAB-PR e do Instituto dos Advogados do Paraná. Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná 

Luiz Eduardo Gunther    

Pós-Doutor em Direito pela PUC-PR. Doutor e Mestre em Direito pela UFPR. Graduado em Direito e em História pela UFPR. Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Conselho Editorial do Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Orientador do Grupo de Pesquisa que edita a Revista Eletrônica do TRT9. 

Alberto Emiliano de Oliveira Neto            

Procurador do Trabalho. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Doutorando em Direito do Trabalho pela UFPR. Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU. Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Ematra IX, PUC-PR, Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Universidade Positivo. Autor do livro Contribuições Sindicais, publicado pela LTr, bem como de diversos artigos e capítulos de livros. 

Thais Poliana de Andrade            

Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Advogada sócia do escritório Marins Bertoldi & Advogados Associados. Professora do curso de Direito da FAE.

Sandro Lunard Nicoladeli             

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor-adjunto nas disciplinas de Prática Jurídica Trabalhista e Direito Sindical na Universidade Federal do Paraná. Especialista em relações de trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha/Espanha. É presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR (2019) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (2017).

Alessandra Barichello Boskovic  

Doutora e Mestre em Direito pela PUCPR, com estágio de doutoramento (período sanduíche) na Fordham University School of Law. Advogada. Professora de Direito do Trabalho na Universidade Positivo. 

Curso confirmado
Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas.
De 6 de abril de 2020 a dezembro de 2020.
Dias e Horários Aulas semanais. Segundas e terças-feiras das 19h às 22h30.
Unidades
  • Curitiba – Santos Andrade
Investimento e Programa do Curso Clique e veja o investimento Matriz Curricular

Obrigado por se cadastrar!

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: