Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

A Terapia Intensiva apresenta-se como área de atuação de alta complexidade para o enfermeiro. Por ser um ambiente dinâmico, o trabalho da enfermagem processa-se de maneira específica, o que requer dos profissionais integrantes da equipe competências nas dimensões gerencial e assistencial, assim como de ensino e pesquisa. O curso tem como objetivo oferecer aos estudantes, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, instrumentos de trabalho do enfermeiro de terapia intensiva: planejamento, coordenação, supervisão, avaliação, gerenciamento de conflitos, negociação, liderança, entre outros.

Especialização tradicional

A modalidade confere habilidades técnicas específicas e é ideal para quem deseja aprofundar conhecimentos em seu campo de atuação ou direcionar a carreira de forma consistente. Cada curso tem estrutura curricular exclusiva alinhada às tendências do mercado e carga horária específica (com mínimo de 360 horas).

Diferenciais

  • Para a realização do curso conta-se com a parceria de hospitais de referência em atendimento ao paciente crítico.
  • Realização de estágios que proporcionam aos estudantes oportunidades de aprendizado em situações reais de trabalho.
  • A relação entre a teoria e a prática ocorrerá por meio do estágio supervisionado, no qual os especializados poderão implementar os conhecimentos discutidos em sala.

Mercado de trabalho

Toda unidade de terapia intensiva necessita de pelo menos um enfermeiro para cada cinco leitos. Por isso, a oferta de vagas para profissionais especializados na área é constante.


Perguntas frequentes Saiba mais
Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Especialista em urgência e emergência, mestre em bioética pela PUCPR, leciona a disciplina de Pronto Socorro na PUCPR. Coordenador da Residência em Enfermagem da UP/VITA. Coordenador dos estudos, desenvolvimentos e aplicações dos protocolos de Urgência e Emergência do MS.

Katia Renata Antunes Kochla

Possui Mestrado em Enfermagem pela UEM. Doutoranda em Enfermagem na UFPR. Atualmente é coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Positivo e enfermeira da Prefeitura Municipal de Araucária.

Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 370 horas
De 5 de abril de 2019 a setembro de 2020
Dias e Horários Sextas-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 22h, e sábado, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Mensalmente.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Matriz curricular

Obrigado por se cadastrar!
Faça o download da matriz curricular

Matriz Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Para ver a matriz curricular, por favor informe:

Investimento 20 parcelas de R$ 500

Faça sua matrícula até 01/03 e ganhe 10% de desconto na 1ª mensalidade.