Direito Constitucional Contemporâneo

Ideal para quem? 

O curso em Direito Constitucional é ideal para você que quer refletir criticamente sobre as disciplinas e temáticas que envolvem o Direito Constitucional, se qualificando para atuação profissional e, sobretudo, acadêmica. O curso proporciona suporte teórico e prático para atuação profissional voltada à questões constitucionais. O que achou? É um curso assim que você está procurando? Então, veja na sequência, como anda o mercado de trabalho. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

Se voltarmos nossos olhos para um passado não tão distante, vamos perceber que o constitucionalismo liberal tornou-se um modelo de governança que passou a orientar a ordem global com o fim da Guerra Fria, influenciando o conteúdo das decisões dos governos, parlamentos e tribunais. Assim, compreender e saber aplicar as ferramentas do Direito Constitucional se torna imprescindível para profissionais do Direito e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. É um ótimo momento para entrar nesse segmento. Ainda mais se você está motivado a se especializar na área. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Compreender os fenômenos que envolvem o constitucionalismo e a democracia.
  • Saber avaliar criticamente o cenário político e social atual, por meio análise da relação paradoxal existente entre o Constitucionalismo e a Democracia.
  • Saber aplicar as ferramentas do direito constitucional na prática jurídica.
  • Saber interpretar e aplicar a Constituição e o Direito Constitucional.
  • Conhecer as teorias contemporâneas sobre o Direito Constitucional.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Podem ingressar no curso bacharéis em direito ou qualquer área das ciências sociais aplicadas.
  • Bacharéis e profissionais  que buscam especializar-se em Direito Constitucional.

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo as disciplinas proporcionam, além de uma análise reflexiva do Direito Constitucional Contemporâneo, o aperfeiçoamento nas diferentes práticas constitucionais.
  • Aqui os professores são altamente reconhecidos no meio acadêmico e no mercado de trabalho.
  • Na UP você conclui as aulas presenciais em um ano.
  • Neste curso, Advogados com OAB têm 10% de desconto e Associados à Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná têm 15%.

 

Perguntas frequentes Saiba mais

Adriana Inomata

Professora de Direito Constitucional da Escola de Direito e dos Cursos de PósGraduação Lato Sensu da Universidade Positivo. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Escola de Direito da Universidade Positivo. Mestra em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL) e doutoranda em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do Centro de Estudos da Constituição (CCONS – UFPR) 

Karoline Alves

Mestranda em Direito pela UFPR. Especialista em Direito Constitucional e Democracia pela UP. Graduada em Direito pela UP. 

Violeta Sarti Caldeira      

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná, em 2017. Mestra em Ciências Sociais também pela PUC/SP, em 2009.   

Karoline Alves    

Mestranda em Direito do Estado pela UFPR. Especialista em Direito Constitucional e Democracia pela Universidade Positivo.    

Cibele Fernandes Dias     

Mestranda em Direito do Estado pela UFPR. Especialista em Direito Constitucional e Democracia pela Universidade Positivo. 

Jairo Néia Lima  

Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP). Pesquisador Visitante na Universidade de Glasgow (Escócia). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UENP. 

Vera Karam de Chueiri   

Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Filosofia pela New School for Social Research (2000) e doutorado em Filosofia pela New School for Social Research (2004). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2  

Estefânia Maria de Queiroz Barboza        

Mestre e Doutora pela PUCPR. Professora do Mestrado e Doutorado da UFPR e do Mestrado da Uninter. Co-Presidente da Associação Ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e de Direito Constitucional. Co-Presidente do Capítulo Brasil do ICON-S da International Society of Public Law.       

Thaís Amoroso Paschoal              

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com ênfase em Processo Civil. Professora de Direito Processual Civil na Universidade Positivo, em Curitiba/PR, integrante do Núcleo Docente Estruturante e Supervisora do Núcleo de Prática Jurídica dessa Instituição.  

Miguel Gualano de Godoy 

Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela UFPR. Pós-doutorando pela Faculdade de Direito da USP. 

Carlos Luiz Strapazzon    

Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RS. É professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Doutorado e Mestrado em Direitos Fundamentais) e da Universidade Positivo (UP), Curitiba, PR (Mestrado em Direito, Desenvolvimento e Tecnologia). 

Claudia Beeck Moreira de Souza               

Doutoranda e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Advogada na Gerência Jurídica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEPR.            

  

Alzira Ester Angeli            

Doutoranda e Mestre em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Atores, Instituições, Comportamento Político e Tecnologias Digitais (GEIST/UFPR). Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 1998.      

Francis Ricken    

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-graduado em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (2010). Graduado no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (2008). Professor da Universidade Positivo.

José Arthur Castilho de Macedo 

Professor de Direito Constitucional e de Teoria do Direito no curso de Direito do IFPR – Instituto Federal do Paraná, Campus – Palmas -PR. Doutor e Mestre pela UFPR 

Adriana Inomata              

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil. Doutoranda em Direito do Estado pela UFPR. Professora da Escola de Direito da Universidade Positivo 

Carlos Luiz Strapazzon    

Doutor em Direito, UFSC. Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RS (2012-2014) sob a supervisão do Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet. É professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e da Universidade Positivo (UP), Curitiba.

Thiago Assunção              

Doutor em Direito Internacional pela USP. Possui Mestrado em Educação para a Paz: Direitos Humanos, Cooperação Internacional e Políticas da União Europeia pela Universidade de Roma Tre (Itália). Professor da Escola de Direito da Universidade Positivo  

Rebeca Fernandes Dias   

Mestre e Doutora em Direito pela UFPR e pela Università degli Studi di Firenze (2015). Professora da  UniDBSCO de Curitiba. Professora Substituta de Teoria do Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).     

Paulo Ricardo Schier    

Mestre e Doutor pela UFPR. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Fundamentais e Democracia da UniBrasil. 

Curso confirmado
Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas.
De 6 de abril de 2020 a setembro de 2021.
Dias e Horários Aulas semanais. Segundas e terças-feiras das 19h às 22h30.
Unidades
  • Curitiba – Santos Andrade
Investimento e Programa do Curso Clique e veja o investimento Matriz Curricular

Obrigado por se cadastrar!

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: