Direito à Cidade e Gestão Urbana

O Curso de Especialização em Direito à Cidade e Gestão Urbana tem como objetivo dar suporte teórico e técnico à utilização de instrumentos de gestão municipal. Apresenta aspectos conceituais e metodológicos para elaboração, revisão e implementação de políticas públicas setoriais vinculadas ao direito à cidade e gestão urbana.

Especialização tradicional

São mais de 200 opções de cursos em diversas áreas. Os professores são referência no mercado e a UP conta com uma das melhores infraestruturas de ensino do país. Cada curso tem estrutura curricular exclusiva e carga horária específica (com mínimo de 360 horas).

Diferenciais

  • Este curso é uma parceria entre a Universidade Positivo e a Ambiens Sociedade Cooperativa, empresa reconhecida na área e que atua há 18 anos com planejamento urbano.
  • A maioria dos professores são ou foram sócios da Ambiens Cooperativa e estão diretamente ligados ao conhecimento universitário.
  • Professores unem a prática do trabalho com os conhecimentos acadêmicos.

Mercado de Trabalho

Por ser um curso interdisciplinar as áreas de atuação podem ser muito diversas. De forma geral, há a possibilidade de busca de trabalhos na administração pública ou em empresas que prestam serviços para a administração pública, em especial, ligadas à questão urbanística. O curso também possibilita trabalhos como pesquisadores e professores.


Perguntas frequentes Saiba mais

Stefania Poeta Pontes

Graduada em Ciências Sociais pela UFPR, especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo, e mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR. Desde 2010 é membro cooperada da Ambiens Sociedade Cooperativa atuando em diversos planos no âmbito do planejamento urbano.

Stefania Poeta Pontes

Graduada em Ciências Sociais pela UFPR, especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo, e mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UFPR. Desde 2010 é membro cooperada da Ambiens Sociedade Cooperativa atuando em diversos planos no âmbito do planejamento urbano.

Eduardo Faria Silva

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor doutor titular de Direito Constitucional da Universidade Positivo.

Bruno César Deschamps Meirinho

Advogado com Graduação pela UFPR, mestre em Geografia pela mesma Universidade na linha de pesquisa “Produção e Transformação do Espaço Urbano-Regional”.

Ramon José Gusso

Doutor e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. É bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFPR e sócio da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Mariana Galacini Bonadio

Mestre em Sustainable Territorial Development, pelo Consórcio internacional EM SteDe. Arquiteta e urbanista pela UFPR. Experiência em planejamento urbano e regional, metodologias colaborativas, facilitação de processos e tecnologia social.

Angela Seixas Pilotto

Doutoranda e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná.

Constança Lacerda Camargo

Arquiteta urbanista e especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR. É sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Rivail Vanin de Andrade

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP e mestre em Geografia pela UFPR. É arquiteto e urbanista pela PUCPR e professor de Arquitetura da Universidade Positivo.

Micheli Stumm

Economista, doutoranda em Ciência Política e mestre em Sociologia pela UFPR.

Luiz Calhau

Engenheiro civil pela UFPR, especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo e mestrando em Planejamento Urbano pela UFPR. Possui experiência em planejamento de mobilidade sustentável, engenharia de tráfego e transporte coletivo.

Mauricio Alexandre Maas

Mestre em Psicologia pela UFPR, psicólogo e arquiteto urbanista.

Maria Cristina Graf

Engenheira civil, especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR e sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Josias Rickli Neto

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, biólogo pela Unioeste e sócio da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Fernanda Serrato Podzwato

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, arquiteta urbanista pela UFPR e sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Laura Esmanhoto Bertol

Arquiteta e urbanista pela UFPR e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atualmente é arquiteta do Ministério Público do Paraná.

Fabio Domingos Batista

Mestre em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído pela UFSC, especialista em Estética e Filosofia das Artes pela UFPR e arquiteto urbanista.

Patricia Cartes Patricio

Doutora em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela UFPel, mestre em Biologia pela UFPR, bióloga e sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Constança Lacerda Camargo

Arquiteta urbanista, especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR e sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa.

Duração 380 horas
De 12 de abril de 2019 a novembro de 2020
Dias e Horários Sextas e sábados, manhã, tarde e noite, quinzenalmente
Unidades
  • Curitiba – Santos Andrade
Matriz curricular

Obrigado por se cadastrar!
Faça o download da matriz curricular

Para ver a matriz curricular, por favor informe:

Investimento 20 parcelas de R$ 650,00
Encontre outros cursos de Pós-Graduação