Compliance e Integridade Corporativa

Ideal para quem? 

A especialização Compliance e Integridade Corporativa Profissional é ideal para você que deseja atuar no mercado de trabalho em Compliance, quer seja na iniciativa privada ou público, com habilidades e conhecimento em tecnologia. Você vai se tornar um profissional com plenas capacidades de consultoria, prevenção, orientação e resolução de adversidades na implementação e administração de Programas de Compliance. Gostou? Acha que esse curso combina com você? Veja agora as perspectivas do mercado de trabalho nesta área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

A gente tem percebido que as organizações tomaram nova forma com o desenvolvimento tecnológico, inovando em diversos setores da atividade empresarial ou do setor público. Diante disso, surgiram novos riscos, novos perspectivas do Direito, novos regulamentos e novos desafios. O curso oferece ao profissional a imersão prática na governança corporativa e o acesso aos modelos de gestão empresarial. Consegue se ver nesse mercado? Então leia abaixo mais algumas informações sobre o curso. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Implementar programas de compliance e proteção de dados
  • Adquirir conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias para Compliance.
  • Dominar assuntos de integridade corporativa e prevenção de infrações.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Podem ingressar no curso profissionais de direito, administração, contabilidade e economia.

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo o curso tem origem de uma parceria firmada entre o Comitê Brasileiro de Compliance (CBC) e a Universidade Positivo, proporcionando ao aluno um amplo contato com diferentes setores e profissionais parceiros do CBC.
  • Aqui você terá acesso ao mais aprofundado conteúdo teórico e prático do Compliance.
  • Na UP acontecem relevantes discussões e abordagens práticas acerca da utilização da tecnologia como instrumento de Compliance.
  • Neste curso, Advogados com OAB têm 10% de desconto e Associados à Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná têm 15%.

 

Perguntas frequentes Saiba mais
Guilherme Oshima

Guilherme Oshima

Advogado. Presidente e membro fundador do Comitê Brasileiro de Compiance – CBC. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito Civil-Constitucional da UFPR (“Virada de Copérnico”). Bacharel em Direito pela Universidade Positivo (2017). Especialização em Arbitragem Comercial Internacional pela University of Miami School of Law (2015). 

Themis Ortega Sampaio

Themis Ortega Sampaio

Advogada. Graduada pela Universidade Positivo. Pós-graduada em Direito Contemporâneo pela FEMPAR. Pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Unicuritiba. Membro do Comitê Brasileiro de Compliance. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Membro do Compliance Women Committe. Membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Associação Brasileira de Direito. 

Guilherme Hideo Oshima      

Pós-graduado em Direito Imobiliário pela Universidade Positivo. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito Civil-Constitucional da UFPR (“Virada de Copérnico”). Bacharel em Direito pela Universidade Positivo (2017). Membro da equipe campeã da III Edição da Incubadora de Escritórios de Advocacia (2017). Concluiu o curso “Fundamentals of International Arbitration” na University of Miami School of Law (2015). Foi membro do Grupo de Estudos em Arbitragem e Contratos Internacionais da Universidade Positivo, oportunidade em que participou da VII Competencia Latinoamericana de Arbitraje em Lima, Peru (2014), 22nd Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot em Viena, Áustria (2015) e, como orador, da VI Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, em São Paulo (2015). Presidente e membro fundador do Comitê Brasileiro de Compiance – CBC. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Membro da Comissão de Compliance da OAB/PR (2017). Membro convidado do Grupo de Trabalho da Câmara de Inovação e Tecnologia do Instituto de Engenharia do Paraná.                

Cinthia Obladen de Almendra Freitas           

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1990) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). É Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1985-atual) para os cursos de Direito (Direito Eletrônico; Direito e Informática; Propriedade Intelectual; Perícias e Laudos Técnicos; Fraudes e Crimes por Computador) e Ciência da Computação (1985-2015). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Direito (PPGD) a partir de 2005. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Informática (PPGIa) da mesma instituição (2001-2015). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: a) Justiça, Democracia e Direitos Humanos e b) Direito do Consumo e Sociedade Tecnológica (PUCPR/CNPq). Tem experiência nas áreas de Informática e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito e Tecnologia, Direito e Internet, Direito Eletrônico, Direito Digital, Novas Tecnologias, Direito do Consumidor, Direito de Autor, Sociedades (Informação, Tecnológica, Consumo), Consumo e Meio Ambiente, Consumo Consciente e Sustentável, Contratos Eletrônicos. Tem experiência profissional nas áreas: Forense Computacional/Computação Forense, Documentoscopia e Grafoscopia. Registrou 4 patentes, publica artigos em âmbito nacional e internacional, orienta estudantes de graduação (TCC e PIBIC) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado).        

                        

Rodrigo da Silveira Marques Pereira

Advogado. Especialista em Direito de Empresas pela PUC-RJ. Pós-graduado em Cyber-Security pela PUC-PR. Pós-graduado em Direito Digital e Compliance pelo IBMEC. Bacharel em Ciência da Computação.    

Rafael Almeida Oliveira Reis

Advogado. Pós-graduado em Direito Empresarial na ISAE/FGV. Pós-graduando em Direito Digital e Compliance pelo IBMEC/Damásio.     

Mário Towes

Graduado em Análise de Sistemas com Pós-Graduação em Gestão Administrativa e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV. Fluente em inglês, espanhol, alemão e francês.     

Luiz Henrique Merlin

Bruno Milanez            

Graduado em direito pela UFPR (2003-2007). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/UFPR (2008-2009). Mestre em Direito Processual Penal pela UFPR (2010-2012). Doutor em Direito Processual Penal pelo PPGD-UFPR (2013-2017). Professor dos cursos de graduação em Direito Processual Penal da FACINTER e UNIBRASIL. Professor convidado em diversos cursos de especialização em direito penal e processual penal. Advogado Criminalista, sócio do Milanez & Foltran Advogados Associados.         

  

Anna Lamy

Advogada. Doutoranda em Direito Processual Penal pela UFPR. Mestre em Direito pela UFSC. 

Gustavo Scandelari    

Doutorando em Direito do Estado pela UFPR. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Pós-graduado em Direito Constitucional pelas Faculdades Integradas do Brasil. Especialista em Direito Penal e Criminologia pela UFPR.  Graduado em Direito pela UP.       

Paulo Busato   

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito penal econômico pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Doutor em Problemas Atuais do Direito Penal pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, Espanha. Estágio Pós-doutoral na Universidad de Valencia.       

Tracy Reinaldet          

Advogado. Doutor em Direito Penal pela Université Toulose 1 Capitole. Doutor em Direito Penal pela UFPR. Mestre em Direito Penal e Ciências Criminais pela Université Toulose 1 Capitole.  

  

Nicole Trauczynski

Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Penal Econômico e Empresarial pela Universidade de Castilla-LA Mancha. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela PUC-SP.          

Juliano Breda 

Advogado. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra. 

Alessandra Barichello Boskovic        

Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com estágio de doutoramento (período sanduíche) na Fordham University School of Law. Professora de Direito do Trabalho e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Escola de Direito da Universidade Positivo (UP). Coordenadora da especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Direito e Processo do Trabalho na mesma instituição. Professora convidada dos cursos de Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região (EMATRA-9), Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social, na Universidade de São Paulo (GETRAB-USP). Advogada. Membro das Comissões de Direito do Trabalho, de Direito Sindical e de Estágio e Exame de Ordem da OAB/PR.           

Melissa Adriana Gonçalves de Souza

Especialista em Compliance Empresarial pela FGV, Negociação pela FGV, Contract Administration pela Georgetown University. MBA em Gestão Estratégica pela FGV. LLM em Direito Empresarial pelo IBMEC. 

Camila Rodrigues Forigo        

Mestre em Direito, com ênfase em Direito Econômico e Desenvolvimento, pela PUC-PR. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal. 

Flávia Romaguera Mello

Advogada. Pós-graduada em Direito Contemporâneo pela UP e com MOBA em gestão estratégica de empresas pela FGV.            

Celeste Moro Lanzuolo           

Profissional com 16 anos de experiência nas atividades jurídicas, Compliance, marketing corporativo, implantação de projetos e produtos, contratos, desenvolvimento de políticas internas, gestão de pessoas e promoção de treinamentos. 

Fernando Henrique Zanoni    

Advogado de formação, executivo jurídico por experiência profissional, com histórico de 8 anos de atuação em empresas dos mais diversos portes e ramos de negócio, e consultor em Compliance, Integridade e Conformidade Corporativa por aptidão e paixão. Profissional certificado pela Compliance Certification Board como Compliance & Ethics Professional – International. Capacitação na avaliação de riscos corporativos e na revisão, análise e implementação de processos e controles internos, em especial no que concerne a setores altamente regulados. Sócio-Diretor da CódigoConduta.com. Membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e da Associação Brasileira de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance (ABRARC). Professor da Pós-Graduação em Compliance e Direito 4.0 da UNISOCIESC, em Curitiba/PR. Especialidades: Compliance; Conformidade; Integridade. 

Eduardo Lamy

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e pelo Instituto Max Planck de Luxemburgo (2015). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é Presidente da Comissão de Compliance da OAB/SC e Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual em Santa Catarina. É Professor Associado de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. É Advogado e Professor com experiência em Direito Público, Direito Imobiliário, Terrenos de Marinha, Estratégias Processuais, Compliance e Arbitragem. Pesquisador do CNPq – Líder do grupo ‘Processo e Jurisdição’ UFSC/CNPq. É membro da Associação Internacional de Compliance, da Associação Internacional de Direito Processual e do Instituto Ibero Americano de Direito Processual.        

Themis Ortega Sampaio

Advogada. Graduada pela Universidade Positivo. Pós-graduada em Direito Contemporâneo pela FEMPAR. Pós-graduada em Direito Civil e Direito Processual Civil pela UNICURITIBA. Membro do Comitê Brasileiro de Compliance. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Membro do CWC. Membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Associação Brasileira de Direito.             

Atílio Augusto Segantin Braga  

Graduado em Direito, pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1995); MBA Executivo em Administração de Empresas, Estratégia, Custos, Marketing, Macroeconomia, Finanças e Análise de Casos pela Coppead, Escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pelo IBPEX (2009); Pós-Graduado em Direito Material e Processual do Trabalho pela Escola Superior da Advocacia do Espírito Santo (2008). Professor convidado da FGV/RJ para ministrar Workshop sobre Sistema Financeiro da Habitação (2005). Foi instrutor de cursos de direito, na Universidade Corporativa do Grupo Bradesco, por mais de 12 anos. Professor no MBA em Gestão de Risco e Compliance da UniOpet nos módulos de: Governança Corporativa e Gestão Integrada de Riscos. Professor na Pós-Graduação em Direito Empresarial nos módulos de Direito Contratual e Responsabilidade Civil Empresarial na modalidade EAD. Professor Tutor na Banca Examinadora no MBA em Gestão de Risco e Compliance e Gestão de Negócios também da UniOpet. Professor do módulo de Governança Corporativa & Compliance no curso de Pós-Graduação Compliance e Direito 4.0 da Unisociesc e Professor de Ética Corporativa no curso de Pós-Graduação de Compliance e Governança Corporativa da UNIFTC Salvador BA. Como advogado atuou nas áreas de Recuperação de Crédito, Falência, Recuperação Judicial, Licitações e Responsabilidade Civil Empresarial. Em 1998 ingressou no departamento Jurídico do Banco Bradesco S.A., onde inicialmente atuou na defesa dos processos do Banco no Sistema Financeiro da Habitação e integrou o time de advogados responsável pelo acompanhamento das licitações do grupo. Em 1999 integrou o Comitê do Bug do Milênio que tinha por finalidade estabelecer estratégias e medidas a título de contingência na virada do ano 2000. Em outubro de 2000, atuou inicialmente na defesa dos processos envolvendo o SFH e posteriormente ações indenizatórias e ações coletivas, além de ter conduzido processos envolvendo matérias tributárias e criminais. No ano de 2004, assumiu a Coordenação da área cível no Rio de Janeiro, sendo responsável por uma equipe de 26 advogados; e em 2005, foi convidado para assumir o cargo de Gerente Regional no Espírito Santo. Desde então, exerceu o cargo de Gerente Jurídico responsável pelos Controles Internos, Compliance e Governança Corporativa nas extensões regionais em que atuou. Responsável ainda pelas auditorias nos fornecedores de serviços do Departamento Jurídico, na realização de auditorias nos processos judiciais sob o patrocínio de terceiros e na emissão de pareceres em casos de fraudes e em operações de crédito.    

Curso confirmado
Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas.
De 7 de abril de 2020 a outubro de 2021.
Dias e Horários Aulas semanais. Terças e quintas-feiras das 19h às 22h30.
Unidades
  • Curitiba – Santos Andrade
Investimento e Programa do Curso Clique e veja o investimento Matriz Curricular

Obrigado por se cadastrar!

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: