Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Ideal para quem? 

O curso é ideal para você, que deseja realizar e dominar as técnicas de cirurgia torácica por videolaparoscopia e realizar procedimentos de pequena, média e alta complexidade nesta área. Além disso, a pós-graduação é voltada ao profissional que quer desenvolver a responsabilidade no uso de novas tecnologias e ser reconhecido no mercado pelo desenvolvimento de habilidades específicas na área de cirurgia torácica. O que achou? É um curso assim que você está procurando? Então, veja na sequência, como anda o mercado de trabalho. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

Hoje em dia, a maioria dos pacientes estão procurando por procedimentos minimamente invasivos. As cirurgias laparoscópicas são consideradas a via de escolha para a maioria dos procedimentos cirúrgicos. Não é difícil entender a preferência dos pacientes por este tipo de procedimento: eles são menos invasivos, mais seguros e tem o pós-operatório mais rápido. Outro dado importante é que existem projetos governamentais para a implementação dessa técnica nos setores públicos da saúde. É um ótimo momento para entrar nesse segmento. Ainda mais se você está motivado a se especializar na área. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Você será capacitado para aplicar a cirurgia torácica pela técnica minimamente invasiva (CTMI).
  • Terá formação médica continuada, abordando os assuntos mais recentes na área de interesse.
  • Vai realizar treinamentos de noções básicas da técnica de cirurgia torácica minimamente invasiva em procedimentos mais complexos.
  • Você será bastante exposto à cirurgia torácica minimamente invasiva segura e de alto rigor técnico.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Para ingressar no curso, é necessário ser formado em Medicina e ter residência médica em cirurgia geral ou torácica com no mínimo dois anos de duração ou cinco anos de experiência nestas áreas.
  • Médicos-cirurgiões e residentes das áreas de cirurgia torácica e cirurgia geral.

Atividades

EAD: aulas teóricas gravadas e estudos orientados.

Presenciais: transmissão de cirurgias ao vivo com discussão de casos, aulas práticas em plataformas de treinamento e em modelos vivos e estágio observacional supervisionado.

 

Dinâmica dos módulos

1ª Semana – EAD
Aulão de preparação para o módulo
Segunda-feira: 20h às 22h

Estudo orientado
Terça-feira a Domingo: Dinâmica livre

2ª Semana – EAD

Aulas teóricas gravadas
Segunda-feira a Domingo: Dinâmica livre

3ª Semana – EAD e Presencial

Aulas teóricas gravadas
Segunda-feira a Quarta-feira: 20h – 22h

Discussão + Cirurgias ao vivo
Sexta-feira: 08h às 18h

Aulas práticas Hands on
Sábado: 08h às 16h

  • Porque aqui você terá orientação e aprendizado de cirurgia torácica minimamente invasiva com os melhores profissionais do mercado.
  • Saberá, antes de todos, as novas técnicas e avanços cirúrgicos no campo da cirurgia torácica.
  • Receberá a revisão de conceitos, técnicas tradicionais e as novas técnicas em cirurgia minimamente invasiva e robóticas na área de cirurgia torácica.
Perguntas frequentes Saiba mais
José Ribas Milanez de Campos 

José Ribas Milanez de Campos 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, recebeu o título de Doutor em Medicina (Cirurgia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Livre-Docente da Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico Assistente da Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da FMUSP. 

Marcelo Loureiro  

Marcelo Loureiro  

 Formado em medicina pela UFPR, residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Especialização em Cirurgia Laparoscópica na Universidade de Bordeaux, França. Mestrado pela FEMPAR, doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. Em 2015 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Montpellier na França. É professor do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo e coordena o curso de Pós-graduação de Cirurgia Minimamente Invasiva há 15 anos. 

Marcelo Loureiro

Formado em medicina pela UFPR, residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Especialização em Cirurgia Laparoscópica na Universidade de Bordeaux, França. Mestrado pela FEMPAR, doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. Em 2015 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Montpellier na França. É professor do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo e coordena o curso de Pós-graduação de Cirurgia Minimamente Invasiva há 15 anos. 

José Ribas Milanez

Formado em medicina pela UFPR. Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Gastroenterológica no HC. Mestre em Cirurgia pela UFPR. Especialista em Cirurgia Bariátrica pela SBCBM. Pós-Graduação em Endoscopia Terapêutica pelo Hospital Sírio Libanês. Chefe do Serviço de Endoscopia do Hospital INC.

Ricardo M. Terra

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999. Fez residência médica em cirurgia geral e em cirurgia torácica no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP no período de 2000 a 2003. Defendeu doutorado no programa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP em 2008 e concluiu mestrado na Universidade Harvard em 2012. Foi aprovado em Concurso de Livre-docência em Cirurgia Torácica na Faculdade de Medicina da USP em 2015. Foi contratado como médico assistente do Serviço de Cirurgia Torácica do Instituto do Coração (InCor/FMUSP) em 2006 e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) em 2009. Desde então coordena os Grupos de Cirurgia Torácica Oncológica e de Doenças Pleurais de ambas as instituições. Foi contratado como Professor Doutor de Cirurgia Torácica (MS-3) da Faculdade de Medicina USP em 2013 e atualmente ocupa o cargo de Professor Associado (MS-5). Tem ampla atividade associativa, tendo ocupado o cargo de Presidente do Departamento de Cirurgia Torácica da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (2012-2014) e, desde 2015, é Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica onde implantou o Banco de Dados Brasileiro e o curso unificado de treinamento de residentes em cirurgia minimamente invasiva, além de estabelecer diversas parcerias com sociedades internacionais. Suas áreas de atuação e pesquisa focam em oncologia torácica (em especial câncer de pulmão e derrame pleural neoplásico) e cirurgia minimamente invasiva (videotoracosocopia e cirugia robótica), tendo mais de 55 artigos publicados em periódicos indexados no Pubmed.

Juliano Mendes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela UFPR. Mestrado e Doutorado em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Membro Titular Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Secretário Geral da Sociedade Paranaense de Cirurgia Torácica (2013-2017).
Aperfeiçoamento em Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva pelo Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles-CA. Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Faculdades Pequeno Príncipe.
Médico do corpo clínico dos Hospitais Nossa Senhora das Graças, VITA Batel e Santa Cruz.
Tem atuação principalmente em Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva (VATS) para tratamento das mais variadas doenças, incluindo câncer de pulmão, doenças do mediastino, hiperidrose, deformidades torácicas, síndrome do desfiladeiro torácico (video) e pesquisa clínica.

Clique aqui para acessar o calendário do curso.

O cronograma de aulas pode sofrer alterações ao longo do curso. Caso tenhamos qualquer mudança de dia de aula, comunicaremos com antecedência o novo calendário.

Curso confirmado
1ª Edição
Veja o valor do curso
Duração 360 horas
De março de 2021 a novembro de 2021.

Período Aulas a distância no período de três semanas por módulo.
Aulas práticas mensais. Sexta-feira, 8h às 12h30 e 13h30 às 18h, e sábado 8h às 12h30 e 13h30 às 16h.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Programa do Curso

Obrigado por se cadastrar!

Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Pós-Graduação

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.

Pós-Graduação