Ciências da Investigação Forense

A investigação forense é uma atividade que atrai profissionais de diversos campos de formação e atuação. Pensando nisso, a Pós-Graduação oferece uma visão abrangente do assunto, apresentando uma estrutura curricular multi e interdisciplinar, focando em áreas como Biologia, Física, Matemática, Química, Direito e Segurança Pública.

As aulas terão enfoque teórico-prático e os professores complementarão a exposição de conteúdos com casos reais.

Especialização tradicional

A modalidade confere habilidades técnicas específicas e é ideal para quem deseja aprofundar conhecimentos em seu campo de atuação ou direcionar a carreira de forma consistente. Cada curso tem estrutura curricular exclusiva alinhada às tendências do mercado e carga horária específica (com mínimo de 360 horas).

Diferenciais

  • Aulas ministradas por especialistas, peritos criminais e peritos federais.
  • Único curso com equipamentos individuais, como lupas e microscópios.
  • As aulas são compostas por visitas técnicas.

Mercado de trabalho

O pós-graduado estará apto a se inserir no mercado como assistente técnico em sua área de formação, assim como na coleta de dados de diferentes tipos de vestígios e na realização de laudos técnicos. Além disso, o profissional terá base para participar de concursos públicos focados em investigação forense.


Perguntas frequentes Saiba mais

Karine Pinto e Vairo

Especialista em Entomologia Médica e Acarologia pela Fiocruz. Possui Mestrado e Doutorado em Entomologia com ênfase em Entomologia Forense.  Atuou junto ao Instituto de Criminalística do Paraná. Possui experiência em taxonomia, biologia e ecologia de dípteros muscóides no Brasil e no exterior.

Ana Aparecida Nogueira Meyer

Mestre em Biologia Celular pela UFPR. Atualmente é professora, nível adjunto, da Universidade Positivo, nas áreas de Biologia celular, Histologia e Embriologia. Atua principalmente nos temas que envolvem Histologia e histopatologia de organismos aquáticos e Ciclo reprodutivo de bivalves límnicos.

Karine Pinto e Vairo

Especialista em Entomologia Médica e Acarologia pela Fiocruz. Possui Mestrado e Doutorado em Entomologia pela UFPR com ênfase em Entomologia Forense. Atuou junto ao IC do Paraná e tem experiência em taxonomia, biologia e ecologia de dípteros muscóides tanto no Brasil como no exterior.

Alexandre Lara

Graduação em Engenharia Mecânica pela UTP e curso Técnico em Mecânica Industrial pela UTFPR. Atua como Perito Oficial e Perito Criminal para o Governo do Estado do Paraná. Experiência na área de Engenharia Mecânica e em Perícias de Acidentes de Trânsito.

Eduardo Rodrigues Cabrera

Pós-Graduado em Toxicologia pela UEL, Pós-Graduado em Criminalística e Perícia Criminal pela UNG. É mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR e Perito Oficial da Polícia Científica do Paraná e Perito Chefe da Seção de Toxicologia Forense da Polícia Científica do Paraná.

Inajar Antônio

Pós-graduação em Metodologia da Ciência pela Faculdades Integradas Espírita e Mestrado Profissional e Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. É Perito Criminal do IC do Estado do Paraná e atua como instrutor em cursos de curta e longa duração nas áreas de Balística Forense.

Luiza de Araujo Furiatti

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, especialista em Direito Ambiental pela Universidade Positivo e em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera. Atua como advogada e consultora na área ambiental e é membro da comissão de Direito Ambiental da OAB/PR.

Maria Fernanda da Cruz Caneparo

Bacharel em Biologia pela PUCPR. Mestre e doutora em Entomologia pela UFPR. Trabalha na área de Entomologia Forense. Possui experiência nas áreas de Etologia, Biologia, Ecologia e Morfologia de Coleoptera e Blattaria. Atuou junto à Polícia Científica do Paraná.

Marianna Maia Taulois do Rosário

Doutora e mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica pela UFPR. Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela PUCPR. Atua como Perito Oficial no cargo de Perito Criminal do Estado do Paraná, lotada no Laboratório de Genética Molecular Forense.

Carlos Aznar

Joice Malakosk

Possui Mestrado pela USP. Atualmente é perito oficial do Instituto de Criminalística do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes e Segurança do Trabalho, e Fonética Forense.

Anderson Moura

Especialista em Tecnologia da Informação. Major do Exército Brasileiro

Paulo Akira

Possui Graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia e especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo pela Universidade Petrobras. Atualmente é Perito Federal.

Romeu Cassiano Pucci da Silva

Possui Graduação em Odontologia pela PUCPR e Mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá. Atualmente é professor convidado da especialização em ortodontia na Uningá Porto Alegre.

Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas
De 27 de abril de 2019 a outubro de 2020
Dias e Horários Sábado e domingo, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Mensalmente.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Matriz curricular

Obrigado por se cadastrar!
Faça o download da matriz curricular

Matriz Ciencias da Investigacao Forense

Para ver a matriz curricular, por favor informe:

Investimento 20 parcelas de R$ 460

Faça sua matrícula até 01/03 e ganhe 10% de desconto na 1ª mensalidade.