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Orientações e Recomendações

Aulas durante a pandemia de COVID-19 Perguntas Frequentes – FAQ

Aos estudantes da Universidade Positivo,

Sabemos que o isolamento domiciliar tem sido um período de adaptação para acompanhar as aulas e atividades. Por isso, disponibilizamos as dúvidas mais frequentes que têm surgido neste momento.

Considerando o estágio da pandemia do coronavírus, a continuação do isolamento social e as orientações das autoridades públicas, fica prorrogada a suspensão das aulas e atividades presenciais da UP, até o dia 7 de junho (domingo), com retorno previsto para o dia 8 de junho (segunda-feira).

Antes do final desse período de suspensão, nova comunicação será feita, após ouvidas as autoridades sanitárias e consideradas as normas legais baixadas pelo poder público.

Como foi comunicado, as aulas dos dias 17 de março a 8 de maio estão sendo ministradas pelos professores a partir do uso do AVA. Dentro da pasta do 1º bimestre, você encontra uma pasta com a data para cada aula desse período.

Fique tranquilo e conte conosco! Se sua dúvida não está abaixo, envie um whats para nosso canal de atendimento (41 99981-0224) .

  1. . Quais são os canais de atendimento neste período?

    Nosso time de atendimento está a sua disposição pelo whatsapp (41) 99981-0224 e pelo e-mail atendimento@up.edu.br. Você continua com a possibilidade de solicitar diversos serviços pelo aluno on-line. O atendimento a essas solicitações está ocorrendo normalmente pelas equipes da UP. Estes canais valem tanto para dúvidas acadêmicas como financeiras.

    Caso precise fazer negociação de mensalidades em atraso, a UP preparou condições especiais para você. Entre em contato conosco nos seguintes canais:

    Fone: (41) 3211-7170; WhatsApp: (41) 99290-9810; E-mail: atendimento.positivo@jarezende.com.br.

    Você ainda pode dispor de seu coordenador para dúvidas acerca da gestão de seu curso. O e-mail de cada coordenador está na página de cada curso no site (aba “Coordenação” ao lado da aba “Sobre o curso”). Para as unidades fora de Curitiba consulte o canal de atendimento no EAD Informa > atendimento.

  2. . O aluno deve assistir à aula ao vivo ou pode assisti-la em outro momento?

    Alguns professores estão fazendo encontros síncronos com os alunos, ou seja, com todos conectados ao mesmo tempo. Entretanto, os vídeos gravados e todos os materiais necessários para aprendizagem estão sendo disponibilizados no AVA para que os estudantes tenham acesso a qualquer momento. Dê preferência para acompanhar as aulas em seus horários regulares. Nesses momentos o docente da disciplina está ali para tirar suas dúvidas, essa rotina ajudará você a se organizar, mas, se não for possível, você poderá acompanhar as aulas no horário que lhe for mais conveniente. Apenas lembre-se de verificar com atenção os prazos de entrega das atividades.

  3. . Os professores estarão on-line no horário que seria o horário da aula?

    Sim, cada professor divulgará, com antecedência, em qual período da aula o chat ou o fórum estará aberto. As aulas estão divididas em momentos de leitura, de vídeo, de atividades e de discussão. A sequência entre essas ações é estabelecida em função dos objetivos de cada aula. Cada professor também divulgará outros meios de comunicação que poderão ser usados pelos alunos que não tiverem acesso ao AVA no horário de aula.

  4. . Nosso curso passou a ser EAD? Haverá mudança de mensalidade?

    Não. Existem diferenças importantes entre EAD e o que está sendo realizando neste período. Durante a crise do novo coronavírus estamos operando no modo de isolamento social, atendendo a uma demanda das autoridades sanitárias e obedecendo às recomendações do Ministério da Educação. A UP optou por manter todas as turmas com o mesmo número de alunos. Também foram mantidos todos os professores que estão produzindo material específico para cada turma, realizando atividades e mantendo contato direto com os alunos na mesma periodicidade das aulas presenciais, incluindo momentos síncronos (com todos conectados ao mesmo tempo). A Universidade investiu em tecnologia para permitir que as atividades acadêmicas continuassem acontecendo com segurança e para que não houvesse perdas no aprendizado de seus estudantes. A metodologia utilizada é a mesma do curso presencial, com as adequações que se fizeram necessárias devido às peculiaridades do momento.

    Frisamos que as aulas presenciais foram substituídas por aulas em meios digitais e estão sendo realizadas no mesmo horário, com o mesmo conteúdo e com o mesmo professor, conforme Portarias MEC nº 343 e 345, para minimizar o impacto na duração do curso, sem qualquer corte de dia letivo ou perda de carga horária.

    Finalmente, é importante destacar e reconhecer a mobilização e o esforço extraordinários de todo o corpo docente nos trabalhos de adaptação em prol dos alunos e do devido aproveitamento acadêmico do período letivo. Nossos estudantes terão clareza de compreender que o esforço de repensar e produzir o conteúdo de cada aula para sua utilização em meios digitais é muito maior que sua realização no ambiente de seu domínio.

  5. . Como habilito para receber as notificações das aulas que são disponibilizadas?

    Este vídeo explica passo a passo: https://up.brightspacestreaming.com/1/Watch/3375.aspx

  6. . Haverá multa para atraso na entrega de livros na biblioteca?

    Todas as devoluções foram prorrogadas automaticamente para a data de retorno das atividades presenciais. Se precisar de algum auxílio da biblioteca, pode entrar em contato pelo e-mail biblioteca.central@up.edu.br.

  7. . Não tenho computador com acesso à internet. Como consigo acompanhar as atividades acadêmicas?

    O AVA pode ser acessado do celular. Instruções de como baixar o app encontram-se no vídeo: https://up.brightspacestreaming.com/1/Watch/3375.aspx

  8. . Se eu tiver problemas para acompanhar as aulas no turno que estou matriculado (a), posso pedir para trocar de turma?

    Sim. Você pode solicitar mudança de turno pelo Aluno On-line.

  9. . Quanto tempo as atividades remotas irão durar?

    A UP continuará obedecendo às recomendações das autoridades sanitárias. Durante esse período, continuaremos a trabalhar para minimizar os impactos dessa crise sobre o aprendizado de nossos alunos.

  10. . Como ocorrerá a reposição das aulas práticas?

    A coordenadoria do curso será responsável pela apresentação do plano de reposição das atividades práticas que, ao final do período de isolamento social, será apresentado aos alunos.

  11. . Como fica a orientação de meu TCC?

    Você deve entrar em contato com seu orientador para agendar os horários das orientações que, durante este período, serão realizadas remotamente.

  12. . Haverá atividades avaliativas nesse período?

    Quando previsto no calendário da disciplina, sim. O AVA contém ferramentas de questionário, fórum e entrega de atividades. O professor poderá utilizar essas ferramentas para realizar as avaliações de trabalhos previstos na disciplina.

  13. . Haverá reposição das aulas desse período?

    Sim, apenas para as atividades práticas que não puderem ser realizadas ao longo deste período de isolamento. As demais atividades estão sendo realizadas normalmente, com auxílio de recursos tecnológicos.

  14. . A Central de Carreiras continua com a divulgação de oportunidades e atendimentos nesse período?

    Sim, muitas empresas permanecem com o processo de recrutamento e seleção, mesmo que de forma virtual.

    Para acessar as vagas efetivas basta solicitar sua participação no grupo da Central de Carreiras no LinkedIn clicando aqui.

    E você consegue conferir as vagas de estágios através da Comunidade da Central de Carreiras no Ambiente Virtual de Aprendizados (AVA) que pode ser acessado pela internet ou pelo App Brightspace Pulse.

    Já os atendimentos de orientação profissional, serão realizados online, para agendar, basta enviar um e-mail para carreiras@up.edu.br, com seu nome completo, matrícula, e nos contando um pouco em que podemos te auxiliar (Currículo, Entrevista, Autoconhecimento, ou outros assuntos).

    Além disso, nossa página do Instagram @carreiras.up está repleta de informações importantes e conteúdos que te garantem uma boa preparação para o mercado de trabalho sem sair de casa!

  15. . Quais são os canais de atendimento da Central de Estágios nesse período?

    A equipe da Central de Estágios permanece à sua disposição pelo e-mail: estagios@up.edu.br, para qualquer dúvida.

    Você continua com os serviços de protocolos de documentos de estágios disponíveis no aluno on-line. A análise e assinatura eletrônica ocorre normalmente pela nossa equipe em até 5 dias úteis.

    Não sabe fazer o protocolo online?, você encontra todas as informações e o passo a passo, na nossa página: https://universidade.up.edu.br/institucional/central-de-carreiras

  16. . No caso de Estágio Obrigatório, se a empresa onde eu estou estagiando suspenda as atividades, como devo proceder com relação a data de início/término e carga horária?

    Cada curso irá proceder de uma maneira, o ideal é conversar diretamente com o seu professor orientador/tutor.

    A Central de Estágios seguirá o calendário informado por eles para a análise dos documentos.

  17. . Estagiário pode realizar home office?

    Diante da pandemia da Covid-19, todas as medidas para evitar contágio e propagação do vírus devem ser tomadas. Considerando esse fator e de acordo com a Lei do Estágio, “o ato educativo escolar supervisionado deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º desta Lei e por menção de aprovação final”, um responsável pelas tarefas do estagiário deverá estar sempre em contato por meio de ligações, vídeo ou outro canal de comunicação para tirar dúvidas, avaliar seu desenvolvimento e resultados. Lembrando que, a jornada não poderá ultrapassar a carga horária máxima de 6h diárias e 30 horas semanais e a empresa deverá controlar o horário do estagiário.

    O vale transporte não precisa ser pago, pois o auxílio para transporte é pelo deslocamento de casa para o estágio e vice e versa.

  18. . O SIAE está atendendo neste período?

    Sim. O SIAE está oferecendo atividades, como chats, discussões e conteúdos relacionados à saúde metal e aprendizagem em sua comunidade no AVA. Para os atendimentos individuais, o SIAE ampliou seus canais de comunicação com os alunos, além do seu WhatsApp pelo telefone (41) 99252-4596, há também telefones fixos operando por WhatsApp:

  19. . O SIAE está atendendo somente os alunos que já eram atendidos presencialmente pelo setor?

    Não. Todos os alunos da universidade podem participar das atividades na comunidade do AVA e entrar em contato com o SIAE.

Aos estudantes da Faculdade Positivo,

Sabemos que o isolamento domiciliar tem sido um período de adaptação para acompanhar as aulas e atividades. Por isso, disponibilizamos as dúvidas mais frequentes que têm surgido neste momento.

Considerando o estágio da pandemia do coronavírus, a continuação do isolamento social e as orientações das autoridades públicas, fica prorrogada a suspensão das aulas e atividades presenciais da FPL, até o dia 7 de junho (domingo), com retorno previsto para o dia 8 de junho (segunda-feira).

Antes do final desse período de suspensão, nova comunicação será feita, após ouvidas as autoridades sanitárias e consideradas as normas legais baixadas pelo poder público.

Como foi comunicado, as aulas dos dias 17 de março a 8 de maio estão sendo ministradas pelos professores a partir do uso do AVA. Dentro da pasta do 1º bimestre, você encontra uma pasta com a data para cada aula desse período.

Fique tranquilo e conte conosco! Se sua dúvida não está abaixo, envie um e-mail para nosso canal de atendimento (atendimento.londrina@up.edu.br).

  1. . Quais são os canais de atendimento neste período?

    Nosso time de atendimento está a sua disposição pelo whatsapp (41) 99981-0224 e pelo e-mail atendimento.londrina@up.edu.br. Você continua com a possibilidade de solicitar diversos serviços pelo aluno on-line. O atendimento a estas solicitações está ocorrendo normalmente pelas equipes da Faculdade. Estes canais valem tanto para dúvidas acadêmicas como financeiras.

    Caso você precise fazer negociação de mensalidades em atraso, a Faculdade preparou condições especiais para você, entre em contato conosco nos seguintes canais:

    Fone: 0800 025 3435 e cobrafix.pagfix.com

    Você ainda pode dispor de seu coordenador para dúvidas acerca da gestão de seu curso, o e-mail de cada coordenador está na página de cada curso no site (aba “Coordenação” ao lado da aba “Sobre o curso”).

  2. . O aluno deve assistir à aula ao vivo ou pode assisti-la em outro momento?

    Alguns professores estão fazendo encontros síncronos com os alunos, ou seja, com todos conectados ao mesmo tempo. Entretanto, os vídeos gravados e todos os materiais necessários para aprendizagem estão sendo disponibilizados no AVA para que os estudantes tenham acesso a qualquer momento. Dê preferência para acompanhar as aulas em seus horários regulares, nestes momentos o docente da disciplina está ali para tirar suas dúvidas, essa rotina ajudará você a se organizar, mas, se não for possível, você poderá acompanhar as aulas no horário que lhe for mais conveniente. Apenas lembre-se de verificar com atenção os prazos de entrega das atividades.

  3. . Os professores estarão on-line no horário que seria o horário da aula?

    Sim, cada professor irá divulgar, com antecedência, em qual período da aula o chat ou o fórum estará aberto. As aulas estão divididas em momentos de leitura, de vídeo, de atividades e de discussão. A sequência entre essas ações é estabelecida em função dos objetivos de cada aula. Cada professor também divulgará outros meios de comunicação que poderão ser usados pelos alunos que não tiverem acesso ao AVA no horário de aula.

  4. . Nosso curso passou a ser EAD? Haverá mudança de mensalidade?

    Não. Existem diferenças importantes entre EAD e o que está sendo realizando neste período. Durante a crise do novo coronavírus estamos operando no modo de isolamento social, atendendo a uma demanda das autoridades sanitárias e obedecendo às recomendações do Ministério da Educação. A Faculdade optou por manter todas as turmas com o mesmo número de alunos. Também foram mantidos todos os professores que estão produzindo material específico para cada turma, realizando atividades e mantendo contato direto com os alunos na mesma periodicidade das aulas presenciais, incluindo momentos síncronos (com todos conectados ao mesmo tempo). A Faculdade investiu em tecnologia para permitir que as atividades acadêmicas continuassem acontecendo com segurança e para que não houvesse perdas no aprendizado de seus estudantes. A metodologia utilizada é a mesma do curso presencial, com as adequações que se fizeram necessárias devido às peculiaridades do momento.

    Frisamos que as aulas presenciais foram substituídas por aulas em meios digitais e estão sendo realizadas no mesmo horário, com o mesmo conteúdo e com o mesmo professor, conforme Portarias MEC nº 343 e 345, para minimizar o impacto na duração do curso, sem qualquer corte de dia letivo ou perda de carga horária.

    Finalmente, é importante destacar e reconhecer a mobilização e o esforço extraordinários de todo o corpo docente nos trabalhos de adaptação em prol dos alunos e do devido aproveitamento acadêmico do período letivo. Nossos estudantes terão clareza de compreender que o esforço de repensar e produzir o conteúdo de cada aula para sua utilização em meios digitais é muito maior que sua realização no ambiente de seu domínio.

  5. . Como habilito para receber as notificações das aulas que são disponibilizadas?

    Este vídeo explica passo a passo: https://up.brightspacestreaming.com/1/Watch/3375.aspx

  6. . Haverá multa para atraso na entrega de livros na biblioteca?

    Todas as devoluções foram prorrogadas automaticamente para a data de retorno das atividades presenciais. Se precisar de algum auxílio da biblioteca, pode entrar em contato pelo e-mail biblioteca.central@up.edu.br.

  7. . Não tenho computador com acesso à internet. Como consigo acompanhar as atividades acadêmicas?

    O AVA pode ser acessado do celular. Instruções de como baixar o app encontram-se no vídeo: https://up.brightspacestreaming.com/1/Watch/3375.aspx

  8. . Se eu tiver problemas para acompanhar as aulas no turno que estou matriculado (a), posso pedir para trocar de turma?

    Sim. Você pode solicitar mudança de turno pelo aluno on-line.

  9. . Quanto tempo as atividades remotas irão durar?

    A Faculdade continuará obedecendo às recomendações das autoridades sanitárias. Durante este período, continuaremos a trabalhar para minimizar os impactos desta crise sobre o aprendizado de nossos alunos.

  10. . Como ocorrerá a reposição das aulas práticas?

    A coordenadoria do curso será responsável pela apresentação do plano de reposição das atividades práticas que, ao final do período de isolamento social, será apresentado aos alunos.

  11. . Como fica a orientação de meu TCC?

    Você deve entrar em contato com seu orientador para agendar os horários das orientações que, durante este período, serão realizadas remotamente.

  12. . Haverá atividades avaliativas neste período?

    Quando previsto no calendário da disciplina, sim. O AVA contém ferramentas de questionário, fórum e entrega de atividades. O professor poderá utilizar essas ferramentas para realizar as avaliações de trabalhos previstos na disciplina.

  13. . Haverá reposição das aulas deste período?

    Sim, apenas para as atividades práticas que não puderem ser realizadas ao longo deste período de isolamento. As demais atividades estão sendo realizadas normalmente, com auxílio de recursos tecnológicos.

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