Projetos do curso de Jornalismo da UP chegam à mídia e Câmara Municipal de Curitiba

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo sempre incentivou e proporcionou aos alunos um grande número de atividades práticas, que os aproximam da realidade da profissão escolhida desde o início da formação universitária.

Nos meses que antecederam as eleições municipais 2020, as alunas Débora Reusing e Juliana Bueno, com o apoio da professora Katia Brembatti, da disciplina de Redação Jornalística, deram vida a mais uma etapa do projeto que é realizado juntamente com os veículos de comunicação parceiros da Universidade Positivo.

Nessa etapa, a estudante Juliana escreveu sobre as particularidades dos planos de governo dos candidatos à prefeitura de Curitiba, enquanto Débora falou sobre o afastamento dos eleitores das urnas. As matérias foram publicadas pelo Bem Paraná – informativo de Curitiba e do estado do Paraná –, nos dias 9 e 11 de novembro, respectivamente.

Para conferir o resultado, basta clicar sobre o título do conteúdo!

Conheça as particularidades dos planos de governo dos candidatos à prefeitura de Curitiba

Taxa de abstenção pode chegar a 25%, estima especialista; TRE aposta em ausência menor

De acordo com as estudantes, a participação em um projeto como esse permite a compreensão e fundamentação dos aprendizados que são obtidos em sala de aula de forma prática. “O projeto nos motiva. É muito legal poder enxergar o meu trabalho em um veículo de comunicação tão expressivo da cidade. É o início de um sonho”, comentou Débora.

“A ideia de escrever sobre os candidatos surgiu da intenção de aproveitar a atividade da disciplina para conhecer melhor as propostas e votar de forma consciente.  Como escrever sobre todos os itens dos dezesseis planos de governo resultaria em um texto muito longo, decidi abordar apenas os pontos que me chamaram mais a atenção. Com meu texto publicado em um jornal, sinto que estou na direção certa!”, completou Juliana.

No período de campanha, a docente Katia Brembatti também orientou a realização de um segundo trabalho, o site Como os vereadores votam, desenvolvido a partir de um compilado de dados da Câmara Municipal de Curitiba e, também, noticiado pelo Bem Paraná.

Construído pelas alunas Anna Buzzi e Jenifer Ribeiro, com o apoio de uma desenvolvedora, essa plataforma mostra os projetos aprovados e rejeitados pelo plenário, além do posicionamento de cada vereador nas causas em questão.

A ideia para esse projeto surgiu a partir do interesse de uma das alunas de conciliar seus interesses pessoais pela política com o que vem sendo aprendido nas aulas de Jornalismo de Dados. “Com a realização dessa atividade, foi possível desenvolver algo para a Câmara Municipal de Curitiba e, de certa forma, contribuir para a sociedade, com informações mais transparentes sobre as eleições que correm no plenário”, contou Jenifer.

Eu nunca fui muito ligada à política, mas entendo que na área de Jornalismo, terei sempre um contato com o todo. Esse projeto foi justamente isso, uma aproximação com a realidade da profissão. O resultado do trabalho foi incrível e os aprendizados também. Organização e conciliação de atividades. Estas foram algumas das habilidades que pudemos desenvolver ao longo do projeto”, completou Anna.

O conteúdo do site chamou a atenção da própria Câmara que, por meio da coordenação de comunicação, procurou pela UP, porque quer implantar o sistema. O projeto também recebeu elogios em comunidades de dados do Brasil, pela forma como foi executado, por ser um importante serviço para o eleitor e por ser um convite para colaborar com o Radar Parlamentar.

Para a professora orientadora, esse projeto foi uma ótima oportunidade de colocar em prática o que foi ensinado em sala e de comparar, na vida real, com o que está sendo feito por profissionais que já estão no mercado de trabalho. “Quando uma produção acadêmica é publicada em um veículo de imprensa, fica evidente que o patamar de aprendizado esperado foi alcançado. Ver a alegria das alunas que tiveram seus textos publicados dá uma satisfação enorme”, finalizou Katia.