Jornalismo da UP lança site com reportagem multiplataforma em parceria com Universidade de Portugal

O projeto Além-Mar surgiu da intenção de promover a troca de conhecimentos entre estudantes de Jornalismo de dois países unidos pela mesma língua e história: Brasil e Portugal.

A partir do trágico incêndio do Museu Nacional do Rio, em 2 de setembro de 2018, surgiu a união da Universidade Positivo com a Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Com o projeto “Além-Mar: Cultura, Educação, Arte e Sociedade, discutidos por países ligados historicamente”, as instituições discutiram o impacto Cultural e Histórico dos museus na sociedade.

A intenção desse projeto é compreender como brasileiros e portugueses percebem o impacto da cultura e da história na construção da sociedade a partir dos museus. Os 11 alunos envolvidos fizeram pesquisas sobre o tema, realizaram entrevistas, gravaram imagens e sons, fotografaram personagens e lugares no sul do Brasil e no norte de Portugal, entre os meses de março e setembro de 2019.

O site, que foi lançado no dia 18 de maio (Dia do Museu), é o resultado desse trabalho jornalístico feito a várias mãos e sob a orientação de Sandra Nodari, docente na Universidade Positivo, e de Ana Gabriela Nogueira, responsável pelo Laboratório de Imprensa Rádio Hipermedia da Universidade Fernando Pessoa.

Mas, o projeto não para por aí, confira o vídeo!