Aluna da Escola Politécnica conquista prêmio em Hackathon da Nasa

O Space Apps é um hackathon internacional que ocorre em diversas cidades ao redor do mundo. Neste ano, o Nasa International Space Apps Covid-19 Challenge propôs 12 desafios relacionados à Covid-19, com questões sobre meio ambiente, arte e cultura, alimentação e soluções para compreender o impacto da pandemia e do isolamento social. Os times precisaram criar e desenvolver um protótipo da solução para um dos 12 problemas propostos.

Entre os participantes estava Iasmim Mariana Costa Galterdo, aluna do 1º ano do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Positivo. Ela fez parte da equipe Megazord, que contou com a participação de 5 outros alunos de diferentes estados e cursos. “Assim que você se inscreve você é encaminhado para um grupo. Nele, você se apresenta e escolhe os membros de sua equipe e seu tema. Eu não conhecia ninguém que estava lá”, contou Mariana.

Os participantes tiveram 48h para desenvolver o projeto e criar um protótipo. A equipe Megazord criou uma solução tecnológica para redução de lixo e distribuição de água potável, o CashBack Water. “Foi a junção de várias ideias. Tentamos juntar os problemas sustentáveis que a sociedade tem, como falta de água e alta produção de lixo, e pensar em soluções para eles”, contou.

Com o projeto, a equipe venceu a categoria ‘Uma Nova Perspectiva’. “Eu não consigo acreditar até agora que nós ganhamos (risos). Foi a melhor sensação que eu já senti na vida! Foi na véspera do meu aniversário, então era o melhor presente que eu poderia ter ganho”, conclui a estudante.

Clique aqui e conheça mais sobre essa iniciativa!