8 conteúdos para você acompanhar e se manter informado

Vários cursos da Universidade Positivo acharam maneiras de deixar o público informado sobre diferentes assuntos. Aqui, temos dicas que vão desde autocuidado e jogos até reportagens diárias. Acredite, tem conteúdo para todos os gostos.

Confira os 8 projetos que estão no ar!

1. Bem-estar e autocuidado em casa

Mesmo em casa, você deve tirar um tempinho para o autocuidado. Por isso, o curso de Estética e Cosmética da Universidade Positivo está focado na publicação de conteúdos sobre o tema no Instagram.

Além da parte estética, os vídeos produzidos por alunos e professores auxiliam de maneira complementar em questões emocionais, como ansiedade e estresse.

Os temas abordados são:

• Fotoproteção (Como proteger a pele dos efeitos da luz);
  • Aromaterapia (Equilíbrio físico e mental);
  • Spa das mãos (Cuidados das mãos pelo uso do álcool 70%);
  • Alimentos imunoestimuladores com benefícios estéticos;
  • Dicas de automaquiagem (Bem-estar e melhora da autoestima);
  • Automassagem (Ombros, pescoço e face);
  • Cuidados com a pele do rosto.

2. Biologia: ciência e diversão

A página e o canal do YouTube “Biologia: Ciência e Diversão” foram criados pelo curso de Biologia da Universidade Positivo. Neles, são apresentados vídeos de curta duração e atividades sobre temas relativos a Ciências Biológicas, tudo produzido por alunos e professores do curso.

A página apresenta curiosidades sobre o mundo da Biologia, além de atividades que permitem o aprendizado por meio de jogos de caça-palavras, palavras cruzadas, entre outros.

Tudo para os pequenos aprenderem brincando!

3. Como pensar o home office

Pensando no bem-estar de quem trabalha em casa, o curso de Design de Interiores, junto ao curso de Fisioterapia, irá lançar no Instagram quatro vídeos sobre ergonomia nos espaços residenciais.

Além disso, o curso de Design de Interiores, junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo, fechou parceria com a empresa Herman Miller. Durante quatro semanas, serão publicados vídeos no IGTV sobre design de interiores, arquitetura, ergonomia e conforto, design de produto e psicologia.

4. Dicas de Pedagogia

O curso de Pedagogia da Universidade Positivo está divulgando diferentes conteúdos nas redes sociais. Um deles é o projeto “Vamos falar de infância e práticas de afeto?”, da professora Elisângela Martins, sobre atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças durante o isolamento social.

Outro tema abordado é a organização dos estudos nesse período. Para isso, são publicadas dicas semanais da professora Priscila Chupil. São oito encontros sobre a temática, que envolve organização de tempo e estudos.

Além disso, organizado pela professora Fabrícia Gomes, o curso está focado, também, em divulgar espaços por meio de um tour virtual, tendo por objetivo a ampliação cultural e momentos de lazer sem sair de casa.

Para finalizar, ainda dentro do mundo da arte, semanalmente, no Facebook e Instagram, são publicadas duas ações:

5. Dicas para não enlouquecer

O site “Dicas para não enlouquecer”, que foi uma iniciativa das alunas de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Ciências Biológicas e de uma professora do curso, tem como objetivo compilar atividades para fazer durante o isolamento.

O site inclui links de museus, exercícios físicos, cursos etc. A preocupação da equipe é com a saúde mental, principalmente dos jovens e das crianças. As sugestões são atualizadas semanalmente.

6. Descomplica Ciência

O objetivo principal do projeto é atuar em duas linhas diferentes: informação e entretenimento, por meio de vídeos publicados no YouTube.

Além de entrevistas superinteressantes, o canal traz vídeos que desmentem fake news, explicando para a população a importância da leitura correta de dados obtidos por meio de pesquisas científicas (envolvendo Matemática, Física e Química). Mostrando assim, como a ciência pode ser utilizada no cotidiano de forma descomplicada.

7. Jogos digitais cooperativos

Para você que ama games, também temos opções. O curso de Jogos Digitais da Universidade Positivo está realizando jogos digitais cooperativos entre professores e alunos, com transmissão ao vivo pelo YouTube (sextas-feiras, às 15h).

O objetivo do projeto é entreter e aproximar professores , alunos e comunidade, mostrando a importância do lazer entre amigos, principalmente durante a quarentena. Durante a live, rolam conversas e descrições de algumas características dos jogos, tudo sob o ponto de vista do conteúdo trabalhado em sala de aula.

8. Por dentro das notícias

A fim de levar informação a todos, o curso de Jornalismo da Universidade Positivo está a todo vapor, produzindo conteúdos diários sobre o novo coronavírus.

Você pode acompanhar as reportagens no site da Rede Teia. As notícias mostram como a pandemia afeta a economia, a arte, o entretenimento e a rotina das pessoas que estão na linha de frente, nos hospitais e comércios.

Os alunos também estão produzindo videoreportagens especiais sobre o tema, além do noticiário diário, o UP Notícias, que traz entrevistas e informações para a comunidade.