Mestrado em Odontologia

A Universidade Positivo oferece dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia: o Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, que iniciou suas atividades em 2008 e recebeu nota 5 da Capes no triênio 2013-2016, em uma avaliação cuja escala vai de 1 a 5; e o Programa de Doutorado em Odontologia, acadêmico, aprovado pela Capes em 2013 e que demonstra a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo.

O Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo, afinado com as influências externas e com a qualidade, é pautado pela associação entre habilidades e competências profissionais e pelo conceito de saúde no contexto social. Dessa forma, o curso visa a desenvolver projetos que propõem a implementação de mudanças estruturais profundas nas ações da área, por meio da compatibilização da pesquisa e da transmissão do saber com as demandas sociais. Essa concepção de ensino, que aponta para a priorização do desenvolvimento da sociedade, apoiado na tecnologia e nas relações entre os homens para o processo educativo, consiste no conceito de qualidade do curso.

Nessa perspectiva, o programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da UP prioriza a integração entre as áreas de conhecimento e contempla a formação de profissionais com sensibilidade social consolidada em uma prática clínica integrada e na pesquisa de impacto para transformações sociais no país. De acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Odontologia (DCN), o perfil a ser alcançado na formação do cirurgião-dentista é o de um profissional com competência técnica, profundo conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde e competência humanística e ética a ponto de ser agente integrante e transformador da realidade.

Portanto, o principal objetivo do curso é capacitar profissionais com qualificação para a prática clínica e para a pesquisa, estruturando-se nas novas tendências da profissão. Além disso, o egresso do Mestrado é um profissional generalista com alta competência técnica, científica e crítica, voltado para o processo multidisciplinar. E, aos que desejam a complementação dessa formação para a prática da docência, o curso oferta disciplinas optativas de Metodologia do Ensino Superior e Estágio Docente.

Assim, se o aluno optar por tal complementação, além de profissional com qualificação diferenciada para a prática clínica e a pesquisa, terá a oportunidade de se capacitar na docência adquirindo o perfil do professor requerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Odontologia, que recomenda a formação do clínico generalista resolutivo e com forte tendência à prevenção e diagnóstico precoce das doenças bucais.

 

Público-alvo

O programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo é voltado para cirurgiões-dentistas, sendo ou não especialistas em qualquer área.

 

Total de créditos para a titulação

75 créditos (1125h)

 

Vagas

20

 

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo estão bem fundamentadas e implantadas já há muitos anos na Graduação em Odontologia. Essas linhas são desenvolvidas em dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) e Programas de Iniciação Científica (PICs). Abaixo, as linhas de pesquisa:

  1. Avaliação clínica e laboratorial de materiais odontológicos e biomateriais
    Estudo das propriedades físico-químicas e mecânicas dos materiais utilizados na Odontologia integrada e avaliação da aplicação, composição e técnicas no reparo tecidual e ósseo utilizando os biomateriais.
  2. Diagnóstico e terapêutica clínica
    Estudo de diferentes recursos de diagnóstico e condutas terapêuticas na pesquisa em Odontologia integrada.
  3. Práticas epidemiológicas e preventivas em saúde bucal
    Estudo das distribuições dos principais problemas que afetam o sistema estomatognático, índices e indicadores de saúde e ou doença bucal dando ênfase às práticas preventivas e promocionais utilizadas na prevenção e controle das patologias e manutenção da saúde.

 

Regulamentos e Colegiado

  • Clique aqui e acesse a Resolução nº 580 de 21/02/2020, que estabelece normas para as atividades acadêmicas no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica, nível Mestrado Profissional, da Universidade Positivo (UP).
  • Clique aqui e acesse a Portaria nº 968 de 21/02/2020, que nomeia os membros do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo (UP).

Simule seu financiamento Clique aqui

Dissertações de Mestrado

Clique aqui para ver.

Inscrições e Resultados

Mestrado – Inscrições para turma de 2020 – Clique aqui para ver
Mestrado – Resultado – Clique aqui para ver

 

Edital do Processo Seletivo

Edital nº 1.089 de 28/04/2020 – UP/CPS – Mestrado Profissional em Odontologia – Ingresso no 2° Semestre de 2020

 

Outros links

Portaria nº 893 de 19/08/2019 – Nomeia Comissão de Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Positivo (UP).

Clique aqui para ver – Referencias para o edital do processo seletivo do mestrado e doutorado em odontologia clínica

 

 

Veja o valor do curso
Inscrições

de 15/05/2020 a 07/08/2020

Duração até 24 meses.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Calendário acadêmico, Disciplinas e Grade Horária

Obrigado por se cadastrar!

Disciplinas

OBS.: Para obter informações dos programas de mestrado e doutorado que não são mais ofertados, por favor, entre em contato com a coordenação de curso.

Para conhecer, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos de Mestrado e Doutorado