Mestrado em Administração

As Pós-Graduações Stricto Sensu compreendem programas de Mestrado e Doutorado. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo iniciaram em 2005 e 2008, respectivamente, e são recomendados pela CAPES – Ministério da Educação. Desde então, o PPGA busca desenvolver uma trajetória de desenvolvimento, pesquisa e formação nas seguintes linhas de pesquisa: Organização e Mudança; e Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Seus egressos são profissionais que atuam em empresas de diferentes setores econômicos.

Contudo, dos mais de 70 doutores e mais de 250 mestres titulados até o final de 2019, a maioria tem atuado na docência em Instituições de Educação Superior (IES) públicas e privadas, bem como em organizações de diferentes naturezas. O PPGA da Universidade Positivo apresentou, desde o início, gradual desenvolvimento de suas atividades, visando à expansão e consolidação da pesquisa na área de Administração. Foi assim que se observou um significativo crescimento no número de alunos de Mestrado ao longo dos anos, além do início do Doutorado em 2008 e dos estudos de Pós-Doutorado a partir de 2014. Também deve-se notar a preocupação com expansão do PPGA pelo estabelecimento de convênios com instituições nacionais e internacionais de ensino por meio de redes de pesquisa.

O PPGA tem uma ampla experiência de atuação em rede, articulada com instituições no país e no exterior, com especial atenção às parcerias com instituições de ensino estabelecidas no estado do Paraná. A Universidade Positivo também possui convênios internacionais firmados na Escola de Negócios, são eles: University of Plymount, Institut Superiéur de Gestión e Technion (Israel Institute of Technology).

 

Área de Concentração

Organizações, Gestão e Sociedade

 

Coordenação

O Mestrado em Administração, com área de concentração em Organizações, Empreendedorismo e Internacionalização, responde às necessidades das sociedades paranaense e brasileira no que concerne a profissionais acadêmicos e de nível gerencial, que sejam capazes de pensar e empreender ações inovadoras e assertivas nos âmbitos regional, nacional e internacional.

O desenvolvimento de competências analíticas e da capacidade de pesquisa em termos de empreendedorismo, inovação, mudança e internacionalização com forte suporte nos campos dos estudos organizacionais e da estratégia em organizações, entendidos como campos que devem ser estreitamente articulados, constitui necessidade tanto no mundo acadêmico como no mundo empresarial.

 

Objetivos

  • Desenvolver estudos aprofundados no campo da Administração, no que concerne à área de concentração em Organizações, Empreendedorismo e Internacionalização.
  • Criar competências acadêmicas nos campos do empreendedorismo e da internacionalização, bem como da mudança e da inovação em organizações, mediante a formação de docentes qualificados para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Formar pesquisadores capazes de contribuições acadêmicas relevantes pela aplicação conjunta e integrada de conhecimentos nos campos do empreendedorismo, da internacionalização, da mudança e da inovação em organizações.
  • Formar profissionais de alto nível para o exercício da gestão empresarial com ênfase em empreendedorismo, internacionalização, mudança e inovação em organizações.
  • Produzir e disseminar conhecimentos sobre empreendedorismo, internacionalização, mudança e inovação em organizações, com base na estreita articulação entre os campos dos estudos organizacionais e da estratégia em organizações, em veículos reconhecidos para publicação científica na área de Administração.

 

Público-alvo

O Mestrado em Administração da Universidade Positivo é voltado para profissionais e educadores com nível superior, administradores ou não, e interessados em aprofundar a tecnologia e realizar pesquisas na área de Gestão.

 

Áreas, linhas de pesquisa e projetos

A área de concentração do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo é em Organizações, Gestão e Sociedade. As linhas de pesquisa são descritas como:

  1. Organização e Mudança
    Essa linha de pesquisa analisa a atuação intra e interorganizacional da gestão, considerando suas implicações subjetivas, regulatórias, tecnológicas e econômicas. Investiga as relações entre as organizações, o estado e a sociedade, assim como os fundamentos teóricos e epistemológicos dos estudos organizacionais. Toma como objeto organizações públicas, privadas e a sociedade civil organizada. Contempla a interface entre os níveis macro, meso e micro na análise dos fenômenos organizacionais.
  2. Estratégia, Inovação e Empreendedorismo
    Essa linha de pesquisa trata de temas da estratégia processual e competitiva das empresas e outras formas de organização. Entre as abordagens, destacam-se a análise dos contextos, dos processos, das governanças, das estruturas e das práticas. Além disso, essa linha de pesquisa identifica e analisa oportunidades, motivadores e barreiras empresariais e de internacionalização nas perspectivas sociais, econômicas e financeiras, em seus diferentes níveis. Sob o ponto de vista da Inovação e do Empreendedorismo, essa linha de pesquisa estuda as estratégias e as ações empreendedoras de inovação em empresas, produtos e processos, considerando as relações com as seguintes diretrizes: sustentabilidade, ecoinovação, cultura organizacional, transferência de tecnologia, inovações abertas e organizações ambidestras.

Simule seu financiamento Clique aqui
  • Doutora
  • Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração
  • Professora
  • Doutor
  • Coordenador Adjunto do Mestrado e Doutorado em Administração
  • Professor
  • Tutor EAD
  • Doutor
  • Coordenador Adjunto do Mestrado e Doutorado em Administração
  • Coordenador de Administração EAD
  • Coordenador de Administração Presencial – Ecoville
  • Professor
  • Tutor EAD

Dissertações de Mestrado

2020 – 2019 – 2018 – 2017 – 2016 – 2015 – 2014 – 2013 – 2012 – 2011 – 2010 – 2009 – 2008 – 2007 – 2006

 

Agenda de Defesa de Dissertações e Teses – 2020

Em breve novas datas de defesas.

Processo Seletivo 2020 – Encerrado

Doutorado – Resultado Final – Clique aqui para ver o resultado final
Mestrado – Resultado Final – Clique aqui para ver o resultado final

 

Processo Seletivo 2019 – Encerrado

Pós-Doutorado – PNPD/CAPES – Clique aqui para ver lista final dos aprovados
Mestrado e Doutorado – Clique aqui para ver lista final dos aprovados

Inscreva-se para saber o status do curso

Inscrições Fechadas!
Obrigado por se inscrever!
Logo que o curso estiver com as inscrições abertas nós te avisamos.
Veja o valor do curso
Inscrições

em breve novas informações

Período Aulas distribuídas ao longo da semana, conforme grade horária.
Duração 2 anos
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Calendário acadêmico, Disciplinas e Grade Horária

Obrigado por se cadastrar!

Calendário de Aulas de 2020

Matriz do PPGA

OBS.: Para obter informações dos programas de mestrado e doutorado que não são mais ofertados, por favor, entre em contato com a coordenação de curso.

Para conhecer, por favor, informe seu:

Fale conosco

(41) 3526-5095

(41) 3317-3279

ppga@up.edu.br
(41) 3317-3000 Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Mestrado e Doutorado