CPA – Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Positivo é responsável por conduzir avaliações sobre a instituição, em um processo conhecido como autoavaliação institucional.

O objetivo é gerar informações que permitam a identificação de oportunidades de melhoria e contribuir para o planejamento estratégico.

As pesquisas são aplicadas periodicamente e avaliam o desempenho docente, a qualidade dos cursos, dos serviços e da infraestrutura, entre outros.

Clique aqui para acessar o resumo de atribuições da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Positivo.

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Política de Avaliação Institucional

Resolução nº 356 de 15/05/2018 – CAS – Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo.

A CPA é composta por representantes dos docentes, representante do corpo técnico-administrativo, representantes discentes e da sociedade civil organizada.
Atualmente, são integrantes da CPA:

 

Membros nomeados(Portaria nº 987 de 08/04/2020)

Membros do corpo docente da UP

  1. Edson Ronaldo Guarido Filho
  2. Isabelle Christine Moletta
  3. Leide Albergoni do Nascimento Bilinski – Coordenadora da CPA
  4. Olívia Alves Gomes Pessoa
  5. Rodolfo Marques Sastre
  6. Solena Ziemer Kusma Fidalski
  7. Taís Canova

 

Membros do corpo técnico-administrativo da UP

  1. Aline Scaliante Coelho Baggetti
  2. Bruna Maria Stival Neves
  3. Danielly Kraveck Doi
  4. Rafael Ferreira dos Santos
  5. Willian Carneiro de Oliveira

 

Membros do corpo discente da UP

  1. Caio Vinícius da Silva, aluno do curso de Graduação em Jornalismo
  2. Julia Schemberger Acras, aluna do curso de Graduação em Medicina
  3. Otávio Paiva Bassete, aluno do curso de Graduação em Medicina Veterinária
  4. Vitória Gonçales Neves, aluna do curso de Graduação em Direito
  5. Walter França dos Santos, aluno do curso Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Negócios Digitais

 

Representantes da sociedade civil organizada

  1. Adriano Augusto Krzyuy
  2. João Barreto Lopes
  3. Marcos Bittencourt Fowler
  4. Patrícia Rossafa Branco
  5. Paulo José da Silva

Avaliações com alunos de Graduação

APA – Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante: É uma pesquisa sobre os aspectos culturais, econômicos e sociais dos alunos, cujos dados permitem que os gestores conheçam melhor o universo dos estudantes matriculados em cada curso, suas preferências e seus hábitos. Todos os alunos são convidados a preencher esse questionário durante os dois primeiros meses de seu curso.

ADOC – Avaliação da Docência: Os alunos respondem a quatro perguntas que dizem respeito ao desempenho do professor em sala de aula. Todos os alunos matriculados em disciplinas regulares são convidados a participar.

AEO – Avaliação da Educação On-line: Os alunos respondem a diversas questões sobre os aspectos das disciplinas mediadas por tecnologia, como tempo das atividades, qualidade dos conteúdos apresentados e relacionamento com o professor-tutor. Todos os alunos matriculados nessas disciplinas específicas são convidados a participar.

AINFRA – Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público: Os alunos respondem a diversas questões relativas a quatro âmbitos: atendimento prestado pelos diversos setores; qualidade da infraestrutura disponibilizada; qualidade dos produtos e serviços ofertados; e limpeza e manutenção das instalações. Todos os alunos são convidados a responder a pesquisa, uma vez por ano, durante todo o tempo em que estiverem matriculados.

ACG – Avaliação de Curso de Graduação: Todos os alunos do curso respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global.

 

 

Avaliações com alunos de Pós-Graduação

APA – Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante: É uma pesquisa sobre os aspectos culturais, econômicos e sociais dos alunos, cujos dados permitem que os gestores conheçam melhor o universo dos estudantes matriculados em cada curso, suas preferências e seus hábitos. Todos os alunos são convidados a preencher esse questionário durante os dois primeiros meses de seu curso.

ADOC – Avaliação da Docência: Os alunos respondem a cinco perguntas que dizem respeito ao desempenho do professor em sala de aula. Todos os alunos matriculados em disciplinas regulares são convidados a participar.

AEO – Avaliação da Educação On-line: Os alunos matriculados nos cursos de Pós-Graduação a distância (EAD) respondem a diversas questões sobre os aspectos das disciplinas mediadas por tecnologia, como tempo das atividades, qualidade dos conteúdos apresentados e relacionamento com o professor-tutor. Todos os alunos matriculados nessas disciplinas específicas são convidados a participar.

AINFRA – Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público: Os alunos respondem a diversas questões relativas a quatro âmbitos: atendimento prestado pelos diversos setores; qualidade da infraestrutura disponibilizada; qualidade dos produtos e serviços ofertados; e limpeza e manutenção das instalações. Todos os alunos são convidados a responder à pesquisa, uma vez por ano, durante todo o tempo em que estiverem matriculados.

ACE – Avaliação de Curso de Especialização: Os alunos concluintes dos cursos de Especialização respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global.

ACDM – Avaliação de Curso de Doutorado e Mestrado: Os alunos concluintes dos cursos de Doutorado e Mestrado respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global.

 

 

Avaliações com coordenadores e professores

ADP – Avaliação de Desempenho do Professor: Respondida pelos coordenadores de curso, avalia o desempenho geral dos professores.

APP – Avaliação da Produção do Professor: Uma equipe técnica da UP avalia a produção científica e técnica dos professores e coordenadores.

AAD – Autoavaliação Docente: Professores refletem sobre seu desempenho em sala de aula.

APD – Aperfeiçoamento Docente: Uma equipe técnica do Centro de Formação Docente avalia a iniciativa do professor em melhorar seu desempenho em sala de aula por meio de cursos e oficinas.

Resultados das avaliações internas

2020:

  • Avaliação de ensino remoto em período de distanciamento social, aplicada em abril de 2020 – Clique aqui para conferir
  • Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante – APA – Clique aqui para conferir
  • Avaliação da Semana de Recepção ao Ingressante – ASRI – Clique aqui para conferir

2019: Clique aqui para conferir os resultados resumidos.

2018: Clique aqui para conferir os resultados.

 

Resultados das avaliações externas

Clique aqui para conferir os resultados das avaliações externas realizadas.

 

Relatórios de Autoavaliação Institucional

  • Relatório Triênio 2015/2017 – Clique aqui para conferir o Relatório de Autoavaliação Institucional 2015/2017.
  • 1º Relatório Parcial do Triênio 2018/2020 (2018) – Clique aqui para conferir o primeiro Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2018/2020.
  • 2º Relatório Parcial do Triênio 2018/2020 (2019) – Clique aqui para conferir o segundo Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2018/2020.

Melhorias nas Unidades

  • Melhoria da iluminação externa do campus, com substituição de lâmpadas normais por LED.
  • Revitalização do Hall do Bloco Bege a partir de projeto acadêmico dos alunos de Arquitetura, com instalação de puffs e torres de tomada.
  • Melhorias em bancadas dos Laboratórios do Bloco Azul e Marrom.
  • Padronização nos móveis dos blocos do Bosque.
  • Instalação de tomadas para uso dos alunos nas salas dos blocos do Bosque.
  • Reforma das Salas do Laboratório de Anatomia.
  • Implantação da clínica de Análises Clínicas.
  • Implantação da clínica de Veterinária.
  • Implantação do Espaço Novo Aluno, com o objetivo de reduzir a fila na Central de Atendimento para alunos já matriculados.
  • Instalação de ar condicionado nas clínicas e laboratórios do Bloco Marrom.
  • Instalação e plataforma de acessibilidade no Centro Esportivo e adequações do piso e sinalização tátil.
  • Revitalização do Laboratório 21 do Polo EAD do Bloco Bege.
  • Adaptação de espaço para obter 2 salas de aula com capacidade de 105 lugares no Bloco Amarelo, com isolamento acústico, sistema de som, projetor, ar condicionado e mobiliário diferenciado.
  • Troca das telhas entrada dos blocos didáticos e complexos.
  • Alteração do atendimento presencial da Central de Estágios para o Bloco Azul, unificado à Central de Atendimento.
  • Implantação de uma sala de atendimento para orientação profissional de alunos e egressos na Central de Carreiras, com capacidade para 5 pessoas.
  • Implementação do projeto retrofit – captura de energia solar para alimentar as áreas de Almoxarifado e Refeitório da Instituição.
  • Revitalização das colunas e estrutura em todo eixo central.
  • Melhorias no sistema de áudio e vídeo nos auditórios.
  • Personalização dos halls dos blocos didáticos.
  • Expansão e melhorias nos estacionamentos do bloco das Engenharias.
  • Melhorias no centro de Línguas e na Central de carreiras para melhor atender os alunos.
  • Investimento na ampliação e cobertura Rede wi-fi.
  • Capacitação sobre a importância do bom atendimento.
  • Mudança no layout da Central de Atendimento.
  • Instalação de protetor de parede na altura das carteiras.
  • Isolamento acústico para o laboratório de provas EAD.
  • Substituição de carteiras e cadeiras danificadas.
  • Mudança no layout do Laboratório de Informática 403.
  • Aquisição de 3 laboratórios móveis.
  • Aquisição de 20 novos Chromebook para empréstimo da Biblioteca.
  • Melhoria do sistema de áudio das salas de aula.
  • Instalação de interruptor sala 207.
  • Troca das placas de sinalização das escadas de incêndio.
  • Implantação de um deck junto à sala dos professores como espaço de convivência.
  • Implantação de ginástica laboral para colaboradores.
  • Plantão do SIAE na unidade.
  • Plantão da Central de Carreiras na unidade.
  • Reuniões com líderes de turma da unidade para discutir resultados da AINFRA.
  • Instalação de ventilação nas portas dos banheiros.
  • Substituição de detectores de fumaça.
  • Aprimorar a gestão dos elevadores com uso de ferramentas automáticas.
  • Melhoria e ampliação de equipamentos de informática e wi-fi.
  • 2.ª fase de adequação do atendimento.
  • Aprimorar o controle de acesso a unidade.
  • Instalação de ar condicionado na Central de Atendimento.
  • Toldo para bicicletário da unidade.
  • Aumento no quadro da zeladoria para melhor limpeza da unidade.
  • Aquisição de serra industrial para oficina de Design.
  • Implantação de um espaço de convivência para alunos contendo um microondas e um sofá.
  • Instalação de televisão na recepção com informações sobre ensalamento.
  • Instalação do armário de brigada de incêndio na recepção da unidade.
  • Troca de todo o sistema de alarme de incêndio da unidade por equipamentos mais modernos.
  • Substituição de lâmpadas antigas por led nos corredores e salas de aula.
  • Instalação de fita antiderrapante em todas as escadas da unidade.
  • Implantação de moderna sinalização interna, junto com nova comunicação visual nos setores, salas de aula e laboratórios.
  • Revitalização da fachada com nova iluminação e pintura.
  • Construção de novas salas de aulas e laboratórios no 5º andar do bloco B.
  • Construção de nova oficina de design no espaço da atual garagem.
  • Revitalização das áreas verdes da unidade.
  • Revitalização do pátio externo – jardim de inverno, ao lado da capela Santa Maria – com instalação de mesas e área de convivência.
    blocos.
  • Instalação de odorizadores para todos os banheiros da unidade.
  • Aquisição e instalação de mais pontos de câmeras de vigilância com o objetivo de aumentar a segurança na unidade.
  • Instalação de sistema de senhas e painel eletrônico na central de atendimento.

Cursos presenciais

Administração

  • Novas contratações.
  • Orientações em encontros docentes.
  • Revisão da composição do corpo docente.
  • Reestruturação do Projeto Pedagógico de Curso.
  • Fortalecimento da comunicação via Fórum de Líderes da BS e via redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram).
  • Reestruturação do TCC.
  • Reestruturação da agenda de eventos do Curso.
  • Implantação de nova régua de comunicação.
  • Ajustes nos prazos de agendamentos de avaliações.
  • Possibilidade de realizar agendamento de avaliações em outro polo e modificar o agendamento até 48h do término do prazo.
  • Implementação de melhorias nos encontros virtuais.
  • Desenvolvimento do corpo de tutoria através dos resultados da CPA.

 

Ciências Contábeis

  • Mapeamento das práticas docentes do curso, com feedback para melhorar a aprendizagem.
  • Alteração de docentes entre disciplinas, para focar em suas especialidades.
  • Revisão da composição do corpo docente.

 

Ciências Econômicas

  • Corpo docente 100% mestres e doutores.
  • Acompanhamento das avaliações com o corpo docente e discente.
  • Laboratórios de estatística e econometria na Unidade Osório.

 

Comércio Exterior

  • Revisão da composição do corpo docente.
  • Orientações em encontros docentes para melhorar as práticas nas salas de aula.
  • Reestruturação do Projeto Pedagógico de Curso.
  • Fortalecimento da comunicação via Fórum de Líderes da BS e via redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram).
  • Reestruturação do TCC.
  • Reestruturação da agenda de eventos do Curso.

 

CST em Marketing

  • Orientação aos professores com objetivo de alinhar as melhores práticas desenvolvidas e bem avaliadas.

Ciências Biológicas

  • Orientações aos professores para melhoria de práticas na sala de aula.
  • Reunião com alunos e professores para discussão dos pontos a serem melhorados.

 

Educação Física

  • Instalação do elevador de acessibilidade no Centro Esportivo.
  • Revisão do sistema de avaliação.
  • Orientações aos docentes para revisão das práticas em sala de aula.
  • Revisão das práticas de estágio.

 

Matemática

  • Qualificação das atividades acadêmicas.
  • Revisão e reestruturação da matriz do curso.
  • Parceria com outros cursos da universidade.
  • Atendimento individualizado ao estudante.
  • Projeto na área de Matemática em parceria com o SIAE para todos os cursos da instituição.

 

Pedagogia

  • Realização do Fórum de Gestão Compartilhada com alunos e professores para divulgação dos resultados das avaliações institucionais e acesso aos resultados On-line.
  • Semana Acadêmica EAD/UP.
  • Orientação e acompanhamento dos professores a partir das ADOCs.
  • Projetos interdisciplinares.
  • Projeto PIPA em parceria com o curso de Psicologia.
  • Simulado do Enade.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Conversas e ajuste com os professores, estímulo à qualificação profissional.
  • Orientações a professores e tutores.
  • Alteração do layout de laboratório de informática.

 

Engenharia da Computação

  • Ampliação dos laboratórios de informática 201, 202 e 204 do Bloco Vermelho.
  • Discussão e orientação aos docentes quanto às práticas nas salas de aula.

 

Sistemas de Informação

  • Conversas e ajustes com professores a partir da análise de resultados da ADOC.
  • Alteração do layout no laboratório 403 da unidade Osório.

Biomedicina

  • Implantado o laboratório escola de análises clínicas e previsão de implantação da clínica escola de Biomedicina Estética.
  • Contratação de preceptores de estágio.
  • Análise de aderência dos professores, relação interpessoal e didática para adequação do corpo docente.
  • Revisão de materiais e banco de questões das disciplinas do semipresencial.
  • Contratação de professores e professores-tutores.

 

Ciências Biológicas

  • Orientações aos professores para melhoria de práticas na sala de aula.
  • Reunião com alunos e professores para discussão dos pontos a serem melhorados.

 

Estética e Cosmética

  • Parabenização dos professores com bons resultados.
  • Conversa com professores com desempenho abaixo do esperado para traçar melhorias em relação aos pontos negativos.
  • Aumento de visitas técnicas nas empresas parceiras.

 

Educação Física

  • Instalação do elevador de acessibilidade no Centro Esportivo.
  • Revisão do sistema de avaliação.
  • Orientações aos docentes para revisão das práticas em sala de aula.
  • Revisão das práticas de estágio.

 

Enfermagem

  • Conversa com os responsáveis pela estrutura com melhorias nas salas.
  • Conversa com os docentes para melhorias nas questões pedagógicas.
  • Busca de parcerias internacionais para intercâmbio e pesquisa.

 

Fisioterapia

  • Construção da nova clínica de Fisioterapia da UP.
  • Aquisição de equipamentos para os laboratórios e Clínica de Fisioterapia.
  • Revisão da composição do corpo docente.
  • Inovações metodológicas pelos professores do curso.
  • Capacitação docente para utilização do centro de simulação.

 

Medicina

  • Montagem de 2 salas ARENAS para aulas teóricas com 100 alunos.

 

Medicina Veterinária

  • Orientação a professores para participação no coaching docente.
  • Melhoria da infraestrutura para atender os alunos.
  • Pedidos de novos materiais para implantar todas as aulas.
  • Oferta de nivelamento de matemática para superar dificuldade de alguns alunos.

 

Nutrição

  • Alteração do sistema de avaliação final dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina semipresencial, em decorrência de reclamações frequentes dos alunos quanto a abordagem do professor em aula presencial e conteúdo disponível no e-book.
  • Melhorias na Clínica de Nutrição, como aquisição de equipamentos e softwares utilizados nos atendimentos.
  • Orientações e aperfeiçoamento constante do corpo docente.

 

Odontologia

  • Reforma dos laboratórios e duas clínicas odontológicas.
  • Reforma da Clínica 3 da Odontologia.
  • Implementação de radiologia digital no Curso de Odontologia.

 

Psicologia

  • Ações de acompanhamento dos Docentes visando melhoria e desenvolvimento das práticas pedagógicas.

 

Radiologia

  • Melhorias em relação as metodologias de ensino.
  • Aperfeiçoamento da planilha repassada aos discentes de acompanhamento do desempenho individual nas competências das disciplinas.
  • Aumento de aulas práticas em laboratórios.
  • Aprimoramento das atividades avaliativas.

Direito

  • Orientação aos professores que apresentaram alguma inconsistência nas avaliações.
  • A coordenação de curso procurou suporte de pedagogos para orientar os professores quanto à didática e novas metodologias de ensino.

Design

  • Orientação aos professores para revisão das práticas em sala de aula.

 

Jornalismo

  • Conversas com professores que resultaram em melhor diálogo com as turmas.
  • Melhoria dos computadores e softwares.

 

Publicidade e Propaganda

  • Planejamento de nova estrutura física para a Santos Andrade.
  • Revisão da composição do corpo docente.
  • Ajuste na Instrução Normativa do TCC.
  • Discussão de novo projeto para a Practice.
  • Planejamento de atividades extraclasse para os alunos.

Arquitetura e Urbanismo

  • Reuniões com docentes para ajustar as práticas de sala de aula para aplicação de metodologia adequada aos novos ambientes abertos.
  • Orientações individuais com os professores de disciplinas críticas.
  • Reuniões com professores de mesmas disciplinas ou áreas específicas para potencializar sinergia da área.
  • Revisão das instalações e manutenção dos novos ateliês.
  • Revisão da acústica dos espaços e manutenção do mobiliário.

 

Engenharia Civil

  • Retorno formal dos professores com visão deles sobre a avaliação e com plano de ação.
  • Instalação de novos computadores nos laboratórios.
  • Melhoria do sinal wifi.

 

Engenharia da Computação

  • Ampliação dos laboratórios de informática 201, 202 e 204 do Bloco Vermelho.
  • Discussão e orientação aos docentes quanto às práticas nas salas de aula.

 

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

  • Esforço para ampliar o processo de conscientização dos alunos em relação à importância do ADOC, através de conversas com os professores em sala de aula no período em que o ADOC estiver disponível para preenchimento.
  • Realização de pesquisa com egressos para mapear o campo de atuação dos profissionais formados pelo curso no mercado de trabalho.
  • Ampliação de atividades práticas nas disciplinas para potencializar a articulação do conhecimento teórico com prático.
  • Aumento da oferta de monitorias nos anos iniciais do curso.
  • Seleção de instituições estrangeiras conveniadas com a UP para ampliar possibilidades de intercâmbio no curso.

 

Engenharia de Energia

  • Ampliação dos laboratórios de informática 201, 202 e 204 do Bloco Vermelho.

 

Engenharia de Produção

  • Painel de divulgação de vagas de estágios e emprego efetivo.
  • Revisão dos equipamentos dos laboratórios de CAD/CAM.

 

Engenharia Elétrica

  • Ampliação dos laboratórios de informática 201, 202 e 204 do Bloco Vermelho.

 

Pilotagem Profissional de Aeronaves

  • Aquisição de novas máquinas e controles de voo.
  • Orientações individuais aos docentes para aprimorar o desempenho em sala de aula.

Educação à Distância

  • Graduação EADClique aqui e verifique as melhorias implementadas e o calendário de avaliações.
  • Graduação SemipresencialClique aqui e verifique as melhorias implementadas e o calendário de avaliações.
  • Pós-Graduação EADClique aqui e verifique as ações realizadas.

Onde nos encontrar

Local

Câmpus Sede – Ecoville:
Reitoria, 1º Andar, Sala 121.