Novo curso

Teologia

Veja o valor do curso

Este curso é perfeito para você?

Faça o teste vocacional e descubra!

Iniciar teste

Sobre o curso

Reconhecendo a importância da formação intelectual e humanística, base para a reflexão sobre a sociedade em que se vive hoje, o curso de Teologia da Universidade Positivo atende  um público que não se encaixava nas tradicionais universidades confessionais, mas que desejava conhecer mais a cultura cristã ocidental, sua fé e religiosidade. Nesse sentido, o curso de Teologia Cristã, não confessional, busca atender essa crescente demanda da sociedade. A oferta do curso na modalidade de Ensino à Distância atende um público diversificado, como religiosos e leigos, das mais variadas confissões cristãs, ou também estudiosos de outras religiões ou sem religião que, não tendo em sua região a possibilidade de frequentar um curso de Teologia presencial, pode optar pelo EAD para conhecer melhor os fundamentos da fé cristã.

 

Mercado de trabalho

Pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, dentro da categoria de ministros de culto, missionários e profissionais assemelhados, o teólogo é o profissional que se dedica a realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos, apto a dirigir e administrar comunidades, formando pessoas segundo preceitos religiosos de suas tradições. Ou seja, no ministério religioso, o teólogo pode atuar em igrejas, capelania hospitalar, empresarial, escolar, penal, militar, em plataformas marítimas e outras organizações (ONGs) ou corporações. Se você se interessar mais pela pesquisa história, das tradições, textos e dogmas religiosos, verá que é uma área importante de produção de conteúdo para os mercados editorial e jornalístico, o que pode ampliar as fronteiras de sua capacidade de atuação. Tem-se percebido uma tendência a se reconhecer na pessoa do teólogo um importante formador de opinião pública, e é bem possível que, após formado, você seja convidado a participar de debates em programas de televisão ou a atuar como consultor no mundo empresarial, político, das artes e comissões de bioética. Também poderá ser lembrado em Conselhos de Ética Pública e Conselhos de Mediação de Conflitos, em razão de sua capacidade de interlocução entre os setores da sociedade.

 

Diferenciais

O Bacharelado em Teologia EAD da Universidade Positivo inclui em seu portfólio um curso para leigos que não se encaixava nas tradicionais universidades confessionais, mas que desejava conhecer mais sobre a cultura cristã e outras tradições religiosas inclusas em sua matriz curricular, refletindo a fé, a religiosidade e as peculiaridades de cada confissão religiosa que se relaciona com os “cristianismos” numa sociedade global. O curso de Teologia cristã, não confessional, busca assim atender essa crescente demanda da sociedade.

Perguntas frequentes Saiba mais

O candidato que ingressar no segundo semestre de 2020 em cursos da UP, por meio de transferência externa ou aproveitamento de diploma:

  • Curso de Graduação a distância (EAD e SEMI): ficará isento de pagar a 1ª mensalidade e terá 20% (vinte por cento) de desconto nas demais mensalidades do curso. Para mais informações sobre a aplicação do desconto, por favor, consulte a Portaria nº 1054 de 14/05/2020.

Para mais informações sobre a transferência, entre em contato pelos telefones (41) 3068-7800 ou pelo e-mail queroseraluno@up.edu.br.

Cronograma

Inscrição e entrega de documentos

de 06/08/2020 à 09/10/2020.

Divulgação dos resultados

Prazo de 5 dias após a envio de todos os documentos, por parte do aluno.

Matrícula

até 15/10/2020.

Início das aulas

05/10/2020.

Documentos

Após a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos da instituição de origem:

  1. No caso de transferência:
    1. Declaração de matrícula.
    2. Histórico escolar da Graduação.
    3. Histórico escolar do Ensino Médio.
    4. Sistema de avaliação.
    5. Ato oficial de reconhecimento ou autorização do curso.
    6. Declaração de regularidade da situação do Enade.
    7. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    8. Cópia da carteira de identidade (RG).
    9. Cópia do CPF
    10. Conteúdo programático das disciplinas já cursadas (Obrigatório para solicitação de equivalência de disciplinas. Caso o aluno não queira dispensas não é necessária sua apresentação).
  2. No caso de aproveitamento de curso superior:
    1. Diploma de curso superior.
    2. Histórico escolar do curso superior.
    3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    4. Cópia da carteira de identidade (RG).
    5. Cópia do CPF

Após a realização da matrícula, o aluno que tiver interesse em solicitar dispensa de disciplina deverá formalizar o pedido por meio de protocolo específico, ao qual deve ser anexado o conteúdo programático das disciplinas cursadas na Graduação prévia.

A documentação indicada no artigo anterior deve ser digitalizada, preferencialmente no formato PDF, e anexada de forma completa na área do candidato, para análise de viabilidade do ingresso.

A UP pode solicitar novo envio de documentos, caso os encaminhados anteriormente apresentem falhas ou ausência de informações.

Edital

Edital nº 1.122 de 07/08/2020 – UP – Ingresso por aproveitamento de curso superior ou transferência para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia a distância (EAD) – Formato de oferta à distância – 4ª Entrada de 2020

Veja o valor do curso
Duração 3 anos
Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Graduação

Descubra o match perfeito para sua carreira

Dúvidas sobre qual será sua profissão? Saia da indecisão!
Participe do nosso teste vocacional e descubra para qual curso você deveria prestar vestibular.

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve, nós entraremos em contato.

Graduação