Proteção-Desemprego

O QUE É O PROTEÇÃO DESEMPREGO? 

O programa prevê o adiamento de até 6 mensalidades consecutivas, para pagamento ao fim do curso, caso o aluno perca o emprego durante seu semestre letivo.

 

QUEM PODE SE INSCREVER? 

Podem participar do programa Proteção Desemprego os alunos regularmente matriculados nos cursos de Graduação presencial, semipresencial ou a distância, exceto Engenharias, Medicina, Odontologia e Pilotagem Profissional de Aeronaves.

 

COMO POSSO ME CANDIDATAR? 

O aluno deverá protocolar o requerimento do benefício no prazo máximo de 30 dias contados a partir do último dia do aviso prévio trabalhado ou da projeção do aviso prévio indenizado, na Central de Atendimento da unidade em que estuda, acompanhado dos documentos exigidos pelo programa.

 

Para ler o regulamento completo, clique aqui.

Perguntas Frequentes

  1. . O que é Proteção Desemprego?

    O programa Proteção Desemprego prevê o adiamento de até 6 mensalidades consecutivas, para pagamento ao fim do curso, em caso de desemprego.

  2. . Como solicitar?

    O aluno deverá protocolar o requerimento do benefício, no prazo máximo de 30 dias contados a partir do último dia do aviso prévio trabalhado ou da projeção do aviso prévio indenizado, na Central de Atendimento da unidade em que estuda, acompanhado dos seguintes documentos:

    • Documento original do contrato de prestação de serviço com a UP.
    • Declaração de que se encontra desempregado e preenche as condições.
    • Apresentação e cópia da CTPS das páginas de identificação do portador, último contrato de trabalho e a seguinte em branco.
    • Termo de rescisão do contrato de trabalho com carimbo de homologação.
    • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência.
    • Carteira de estudante com identificação do número de matricula.
    • Quaisquer outros documentos necessários à comprovação das informações prestadas pelo aluno.
  3. . Como será pago o valor prorrogado?

    A primeira parcela do benefício vencerá no mês subsequente ao mês de conclusão do curso e as demais mensal e sucessivamente, independentemente da existência de outros débitos no ato da conclusão do curso.

    O valor de cada parcela a ser paga em decorrência da prorrogação das datas de pagamento será atualizada monetariamente pelo IPCA ou por outro índice que venha a substituí-lo em caso de sua extinção, acrescidos de juros de 1% ao mês, desde a data do vencimento originalmente contratado até a data do seu efetivo pagamento.

  4. . Quem pode solicitar?

    Podem participar do programa Proteção Desemprego os alunos regularmente matriculados nos cursos de Graduação presencial, semipresencial ou a distância, exceto Engenharias, Medicina, Odontologia e Pilotagem Profissional de Aeronaves.

  5. . Alunos de todos os cursos podem solicitar o benefício?

    Não. Matriculados nos cursos de Medicina, Odontologia, Arquitetura, Engenharia e Pilotagem Profissional de Aeronaves não podem participar do programa.

  6. . Quando eu começo a pagar o benefício?

    Os vencimentos das parcelas suspensas ficarão automaticamente prorrogados para pagamento no mês subsequente ao da conclusão do curso, em parcelas mensais e consecutivas.

  7. . Preciso fazer a manutenção do benefício?

    Sim. Para manter o benefício, o aluno deverá, obrigatoriamente:

    • Apresentar, a cada 30 dias, sua CTPS original na Central de Atendimento de sua unidade.
    • Manter frequência e aproveitamento de, no mínimo, 75% das aulas durante o período de concessão do benefício.
  8. . Posso perder o benefício?

    Sim. Caso o aluno retornar ao mercado de trabalho para qualquer atividade remunerada ou perder a condição de aluno regularmente matriculado, entre outras situações.

  9. . Caso eu prefira cancelar o serviço, recebo reembolso das parcelas já pagas?

    Não. As mensalidades quitadas durante o período de desemprego não serão utilizadas como crédito junto à UP.

  10. . Onde posso ver mais informações?