SICOOB

O QUE É?

Um programa de parcelamento das mensalidades que visa apoiar estudantes a pagarem seus cursos, financiando 50% do valor de suas mensalidades, postergando o pagamento do saldo financiado para o futuro.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

  • Pagamento de apenas metade das mensalidades durante o curso;
  • O reajuste se dará pelo IPCA ou índice similar;
  • As parcelas não se acumulam;
  • Análise de crédito rápida.

 

QUEM PODE SE INSCREVER?

  • Alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação Presencial da UP;
  • Alunos que não estejam utilizando outra forma de financiamento, bolsa, desconto ou benefício financeiro;
  • Alunos que possuam avalista/fiador com renda igual ou superior a duas vezes o valor da mensalidade, não podendo ser o responsável financeiro.

 

COMO POSSO CONTRATAR?

Para se candidatar, você deverá protocolar o requerimento de inscrição por meio de seu Aluno On-line, anexando a ficha de inscrição junto a todos os documentos solicitados em um único arquivo em formato PDF. Após análise e eventual aprovação, será necessário protocolar seu contrato de maneira online para posterior regularização financeira dentro de nossos sistemas.

Clique aqui e acesse a ficha de inscrição.

Para mais informações, entre em contato: financiamento@sicoobsul.com.br | (41) 3317-3000.

Perguntas Frequentes

  1. . Quem pode ser o fiador?

    O fiador precisa ter renda mínima que suporte o dobro do valor da mensalidade. Por exemplo, se a mensalidade for de R$ 1.000, o fiador deverá ter renda de no mínimo R$ 2.000.

    Pode ser pai, mãe, avós ou alguém próximo do aluno, mas não pode ser seu responsável financeiro.

  2. . Como é feita a renovação do financiamento?

    O aluno que deseja realizar a renovação do financiamento deve formalizar essa intenção por meio de protocolo na Central de Atendimento antes da realização de sua rematrícula e entregar 3 vias do termo aditivo assinadas, respeitado o prazo de 15 dias do setor de financiamento para análise do protocolo. Sendo deferida a renovação antes do período de rematrícula, no momento da rematrícula do aluno já será gerado boleto no valor de 50% da mensalidade.

    Caso o aluno deixe para protocolar o pedido de renovação do Sicoob após a rematrícula, ele pagará o valor cheio da mensalidade, até o deferimento da renovação. Ressalta-se que a renovação é concedida sem efeito retroativo.

  3. . Qual a diferença entre renovação e prorrogação do contrato?

    A prorrogação é a extensão do prazo de pagamento do mês e ano das parcelas contratadas, pelo prazo máximo de 12 meses.

    A renovação é a continuação do contrato, condicionada à nova avaliação da documentação do aluno e seu grupo familiar.

  4. . É possível fazer a suspensão temporária do financiamento?

    Não. Na hipótese de transferência para outra instituição de ensino, trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula ou qualquer outra forma de perda do vínculo do aluno com a Universidade Positivo, as datas de pagamento das parcelas do financiamento serão antecipadas, vencendo-se a primeira delas no último dia útil do mês subsequente ao que ocorrer quaisquer das situações mencionadas.

  5. . O financiamento pode ser cancelado pela instituição?

    Sim. Constituem causas legítimas para o cancelamento:

    I – Apresentação de documentos inidôneos ou falsidade de qualquer declaração.

    II – Transferência para outra instituição.

    III – Trancamento ou cancelamento de matrícula.

    V – Qualquer outra forma de perda do vínculo do aluno com a Universidade Positivo.

    VI – O contratante deixar de apresentar ou substituir fiadores, sempre que solicitado pela Universidade Positivo.

    Com o cancelamento, torna-se imediatamente exigível o pagamento, a partir do mês seguinte à exclusão do aluno do programa Sicoob.

  6. . Já tenho bolsa ou desconto, posso solicitar o financiamento SICOOB para arcar com o saldo restante das minhas mensalidades?

    Não. O Sicoob não é cumulativo com outros benefícios. Portanto, o aluno que tiver o financiamento não pode ser aluno Prouni ou estar utilizando qualquer outra forma de financiamento (Fies, Pravaler etc.), bolsa, desconto ou outro benefício financeiro.

  7. . Há possibilidade de inclusão de mais de um avalista?

    A inclusão de mais de um avalista só é possível para o curso de Medicina, que permite até três.

  8. . Se o avalista atender aos pré-requisitos, é garantido que eu vá conseguir o financiamento?

    Não. Os pré-requisitos atendidos pelo avalista garantem, apenas, a análise do processo. Em caso de falta de documentação ou solicitação de documentação complementar, entraremos em contato pelo e-mail identificado na ficha cadastral.

  9. . Se o contrato não for entregue dentro do prazo estipulado, o que acontece?

    Os contratos emitidos possuem prazos para serem entregues na universidade. Se esse prazo não for cumprido, seu contrato perderá a validade e o processo de contratação será automaticamente suspenso.

  10. . O aluno poderá solicitar majoração ou diminuição do valor de créditos do contrato?

    Não. Posterior à assinatura do contrato, não é possível alteração de valor. Caso o aluno necessite, deverá entrar em contato com o setor Financeiro da universidade.

  11. . Quando deverá ser feito o aditamento?

    Deverá ser feito semestralmente. A universidade entrará em contato quando for necessário realizá-lo.