SIAE – Serviço de Informação e Apoio ao Estudante

O SIAE (Serviço de Informação e Apoio ao Estudante) é um setor da Universidade Positivo responsável por desenvolver projetos e políticas de apoio ao aluno, criando estratégias para melhorar sua experiência acadêmica por meio de ações diversificadas e que viabilizem o acolhimento, a inclusão, a acessibilidade e o suporte psicossocial.

Equipe

O SIAE é composto por uma equipe multidisciplinar formada pelos seguintes profissionais: professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e assistentes sociais.

Formas de atendimento

O SIAE atua em quatro grandes áreas:

1. Aprendizagem
    Atendimento voltado a alunos com necessidades relacionadas a dificuldades de aprendizagem e/ou organização dos estudos.
  2. Convivência
    Tem como propósito integrar os alunos e proporcionar um ambiente mais agradável e que estimule a convivência entre as pessoas.
  3. Inclusão
    Dedica-se a viabilizar o acesso a dispositivos institucionais de inclusão para pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades.
  4. Suporte emocional
    Atendimento individual, pontual e sob demanda, para alunos que passam por alguma situação de instabilidade emocional, além de ações voltadas à promoção da saúde mental universitária.

São objetivos do SIAE:

• Auxiliar no enfrentamento de possíveis dificuldades e estratégias para melhora do desempenho acadêmico do aluno.
  • Proporcionar atendimento individual, pontual e sob demanda para o enfrentamento de situações emocionais.
  • Realizar orientações para que os alunos aprendam a lidar com as dificuldades de aprendizagem, de relacionamento, de ambientação, entre outras questões que podem surgir durante o período acadêmico.
  • Atuar diretamente com os alunos de inclusão, realizando uma rede de apoio e promovendo a acessibilidade de todos.
  • Promover atividades e oficinas em grupos com temas diversificados nas quatro grandes áreas de atuação (Aprendizagem, Convivência, Inclusão e Suporte Emocional).
  • Trabalhar em conjunto com os professores e coordenadores de curso sempre que necessário.
  • Apoiar no encaminhamento dos alunos a diferentes serviços, dentro ou fora da universidade.
  • Propagar informações, práticas e estratégias que fomentam a melhor experiência acadêmica.

Quando procurar?

Se você é aluno e está com dificuldade na organização dos estudos, nas rotinas e atividades acadêmicas ou apresenta questões emocionais que influenciam no caminhar acadêmico, então poderá procurar pelo SIAE.

Se você percebe algum colega com essas dificuldades, fale sobre o SIAE para ele(a) e oriente a buscar a equipe do setor para auxiliar.

Se você é professor e percebeu que algum aluno está passando por dificuldade ou se você tem um estudante com deficiência e quer apoio, pode contatar o SIAE.

Como entrar em contato?

O SIAE está localizado fisicamente:

• Térreo do Bloco Amarelo do câmpus Sede – Ecoville.
  • Térreo da Unidade Santos Andrade.
  • Térreo da Unidade Osório.

Os serviços de apoio são válidos para todas as unidades da Universidade Positivo!

De qualquer lugar você pode nos contatar através dos canais:

O SIAE está também no universo online, através da comunidade SIAE no AVA. Ampliando assim o seu alcance para todos os alunos da Universidade Positivo. Acesse o link aqui e participe! São atividades frequentes de compartilhamentos e aprendizagens.

Conte com a gente! Você não está sozinh@!

Resolução nº 560 de 22/04/2020 – CAS – Regulamenta o funcionamento do Serviço de Informação e Apoio ao Estudante (SIAE) da Universidade Positivo (UP).

Sobre o SIAE

Nossa equipe – SIAE

Cartilha: Caminhos para a vida – Guia de prevenção ao suicídio

Clique para acessar

Cartilha: Saúde mental em tempos de isolamento

Marca Páginas: Dia Internacional da Mulher

Clique para acessar

Uma vida que vale a pena ser vivida: como fazer a diferença e ajudar pessoas

Guia Hora de Incluir

Dislexia e Outros Transtornos de Aprendizagem

Onde nos encontrar

Os serviços de apoio são válidos para todos os alunos das unidades da Universidade Positivo!

Câmpus Sede – Ecoville:
Bloco Amarelo, Térreo.

Santos Andrade:
Térreo.

Unidade Osório:
Térreo.

Faculdade Positivo Londrina:
Térreo

Período letivo
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Período de férias acadêmicas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.